Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Mioma uterino, você sabia que há possiblidade de tratar sem retirar o útero?

O Cirurgião Vascular Josualdo Euzébio da Silva, explica que os miomas uterinos podem causar dor, perda de sangue aumentada no período menstrual, e podem causar compressão da bexiga podendo levar a perda espontânea de urina, dor durante relações sexuais, prisão de ventre, dificuldade de engravidar ou manter gestaçoes.

A ginecologia é a especialidade médica que melhor irá te orientar sobre o melhor tratamento dependendo de alguns fatores.

Miomas são tumores benignos geralmente dependentes de estrogênio , e até 50 % das mulheres tem ou terão miomas em algum período de suas vidas.

Dr. Josualdo Euzébio cita as opções de tratamento: admnistraçao de hormônios, cirurgia aberta convencional com retirada do útero ou dos miomas, cirurgias laparoscópicas ou por técnicas minimamente invasivas endovasculares com a embolização das artérias uterinas e redução dos miomas.

A embolização de artérias uterinas para tratamento do mioma é realizada ha 30 anos e visa interromper o fluxo sanguíneo arterial, causando a degeneração do mioma.

A técnica consiste em um pequeno furo na virilha ou no braço, por onde sao inseridos os cateteres, ate a artéria nutridora do mioma, sendo injetado micropartículas que ocasionarao a oclusao arterial e interrompendo o fluxo de sangue para o mioma, com redução do mioma.

A embolização de artérias uterinas é um procedimento minimamente invasiso com alta precoce e retorno as suas atividades.

Dr. Josualdo Euzebio é muito enfático em afirmar que a indicação do tratamento e modalidade do tratamento do mioma é realizado pelo ginecologista, e no caso de embolização apos o procedimento você continuará tratando com seu ginecologista.

 


Dr. Josualdo Euzebio da Silva é Cirurgiao Vascular e Endovascular em Belo Horizonte

CRM MG 26.128

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados