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quinta-feira, 3 de junho de 2021

Estudo revela mudança de hábitos de sono entre adolescentes durante a pandemia de Covid-19

Impacto na qualidade de vida entre estudantes do ensino médio mostra aumento da ansiedade e atraso no ciclo do sono de até 1,5 horas entre os jovens 



Um estudo sobre os hábitos e mudanças no sono dos adolescentes durante a pandemia de Covid-19 pode ajudar a entender os impactos na saúde física e emocional dos jovens durante período de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19.

Adolescentes têm maior necessidade de sono em comparação à idade adulta, além da ocorrência de um atraso natural do horário de início do sono. Durante a pandemia, os adolescentes puderam flexibilizar a programação de aulas e adaptar a grade às preferências de sono. Além disso, em algumas instituições as aulas online começam mais tarde do que as aulas presenciais habituais, além de não haver o tempo gasto no deslocamento para a escola. Tudo isso poderia ter um impacto benéfico na aprendizagem. No entanto, a pressão do confinamento, o medo do contágio e a ausência de contato presencial com amigos e parentes impactaram significativamente os adolescentes.

Preocupações como essas, somadas às mudanças no sistema das aulas e à maior exposição às telas de smartphones e notebooks acabaram por motivar uma mudança nos horários de sono sem, com isso, melhorar a qualidade dele. “Nossa hipótese era de que a pandemia de Covid-19 tivesse induzido um turno noturno do ritmo diário entre os adolescentes e que isso afetou negativamente a qualidade do sono – e de vida – de estudantes do ensino médio, o que se mostrou verdadeiro. A duração e a qualidade do sono melhoraram apenas entre os alunos que já tinham menor duração do sono antes da pandemia”, ressalta Pedro Genta, pneumologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e um dos autores da pesquisa.

Os 94 alunos participantes do estudo foram questionados sobre horários habituais de dormir e acordar e responderam a questionários como o Pittsburg Sleep Quality Questionnaire (PSQI), à Escala de Sonolência de Epworth (ESS), ao Morning-Eveningness Questionnaire (MEQ) e ao World Health Organization Quality of Life Questionnarie (WHOQOL) antes e durante a pandemia. Após a comparação das duas fases do estudo, foi revelado que os alunos atrasaram em 1,5 hora os horários de dormir e em até 2 horas para acordar, em média. Houve também a alteração do cronotipo, ou seja, a predisposição natural de cada pessoa de sentir energia ou cansaço de acordo com o período do dia, que migrou para o anoitecer durante a pandemia.

A piora dos domínios físico e psicológico do WHOQOL e a melhora do domínio ambiental evidenciam as experiências conflitantes que os alunos do ensino médio estão enfrentando durante a pandemia, o que é preocupante, mas compreensível. “Durante o sono o sistema nervoso prepara o cérebro e o corpo para o dia seguinte, consolidando o que foi aprendido ao longo do dia. Esses dados poderão ajudar a entender melhor os impactos físicos e psicológicos nos jovens e, com isso, buscar soluções para ajudá-los a passar por esse momento”, conclui Genta.





BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo


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