alphaspirit/Deposit Photos |
Essa mudança pode acontecer por diferentes motivos,
sendo recomendado contar com a expertise de profissionais capacitados. Afinal,
mesmo em uma atualização, é necessário que a sua essência não se perca. E para
saber quando atualizar a marca da empresa, o diretor da Sollide Logo (sollidelogo.com.br), Dênis
Costa, aponta as principais as razões:
- Reformulação e mudanças na
empresa
- Modernização do negócio
- Crescimento da empresa
- Ampliação da área de atuação
- Reputação negativa
- Aquisição por outra empresa
Reformulação e mudanças na empresa
A marca pode ser atualizada quando a empresa passa
por reformulações ou mudanças. Pode ser devido a um novo posicionamento de
negócio dentro do seu segmento de mercado ou por uma mudança de comportamento
dos seus clientes. A modificação pode estar relacionada ainda à necessidade de
se adaptar às novas demandas do público-alvo em potencial. O mesmo acontece se
a diretoria for renovada e se o produto ou serviço oferecido for reformulado.
A questão é que as mudanças dentro de um
empreendimento com o passar dos anos são bastante comuns. Aliás, em certos
momentos, são obrigatórias se a empresa deseja se manter no seu ramo de
atuação. Por isso, nada mais normal do que atualizar o logotipo para refletir mudanças
importantes na empresa.
Modernização do negócio
Outra razão para atualizar a marca da empresa é
quando ela estiver passando por um processo de modernização. Pode ser relativo
ao uso de novas tecnologias ou à adoção de novos processos de produção, já que
empresas que apostam na inovação têm chances maiores de manter a
competitividade no mercado, é importante modernizá-la quando houver
necessidade. E o mesmo acontece com a marca empresarial.
Mas é preciso ter cuidado para que ela continue
sendo reconhecida pelo público. Dessa forma, a atualização não deve passar por
uma mudança drástica da identidade visual, já que a sua essência deve
permanecer.
Crescimento da empresa
Esta é mais uma ocasião que pode valer a pena
investir em logotipo atualizado. Afinal, os marcos importantes devem ser
registrados e uma atualização da marca é o jeito certo de fazer isso.
O crescimento do empreendimento pode se dar devido
ao desenvolvimento de novas linhas de produtos ou pela aquisição de novas
unidades de negócios. A pequena ou média empresa pode até mesmo se mudar para
um espaço mais amplo. Em geral, esse crescimento é acompanhado por outras
novidades e seu novo logotipo deve refletir essas conquistas.
Ampliação da área de atuação
A ampliação da área de atuação de uma empresa,
quando ela começa a atender novos mercados, se instalando em outras cidades,
estados ou mesmo fora do país é um momento de extrema importância.
Além de se tratar do crescimento da empresa,
envolve a conquista de novos públicos. E para que a identidade visual esteja em
sintonia com essas mudanças uma atualização pode ser necessária. Afinal, o
público da empresa passa a ser mais amplo, englobando outras culturas e
hábitos. Assim, o logotipo deve refletir essa atuação do mercado com cara nova.
Reputação negativa
Nenhuma empresa deseja ter uma reputação negativa,
mas por uma série de razões é possível que isso acometa pequenos e médios
negócios. Nesse caso, uma solução para minimizar e até mesmo eliminar os
efeitos colaterais é mudar o logotipo. Claro que é fundamental que os motivos
que levaram à empresa a ganhar a má fama devem ser resolvidos. Até porque
somente alterar a sua identidade visual não é o suficiente.
Por outro lado, mesmo resolvendo o problema, manter
a marca pode dificultar ao público a percepção de que os problemas foram
sanados. Então, aliar as boas práticas a uma atualização de marca pode ser o
melhor para renovar o seu negócio.
Aquisição por outra empresa
Quando uma empresa é comprada por outra ou há uma
fusão entre empresas, pode também ser a hora certa de atualizar a identidade
visual do negócio. Compras e fusões podem refletir muito ou pouco nas operações
em si. De todo o modo, é uma forma transparente de mostrar para o público as
mudanças pelas quais o negócio está passando. Pequenas e médias empresas são
muito mais bem vistas quando se comunicam abertamente com seus clientes.
E uma logomarca
atualizada tem o poder de transmitir essa e muitas outras informações de
maneira adequada para o público consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário