Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de março de 2021

Os 7 pecados capitais da produtividade

Muitos empresários e executivos têm grande dificuldade em gerir seu tempo, se perdem nas prioridades e simplesmente são engolidos pelas demandas do dia. Existe uma razão pela qual todos deveriam levar essa situação muito a sério: o tempo é o nosso recurso mais precioso. Tempo significa dinheiro e vida, tempo desperdiçado é vida que vai pelo ralo.

Gerir bem o tempo, ou seja, ser altamente produtivo significa mais resultados profissionais e muito mais qualidade de vida. Pensando nisso, convido você a ler com muita atenção os 7 pecados capitais que as pessoas cometem com seu próprio tempo.


#1 Menosprezar o valor do tempo

Se alguém pedisse a você para doar seu carro, casa ou algum bem significativo, tenho certeza de que negaria. No entanto, muitos desperdiçam, de bom grado, algo mais precioso: seu tempo.

Sêneca, filósofo, escritor e intelectual do Império Romano, afirmou:  “Desperdiça teu tempo de forma plena e abundante, doando a qualquer pessoa”


#2 Não ter objetivos e metas claras

Produtividade não é sobre correr rápido em círculos, é sobre se mover intensamente, no seu ritmo,  aonde você realmente deveria chegar.


#3 Não priorizar atividades

Sempre que alguém me fala que o dia está corrido, ou que não tem tempo, penso intimamente: na verdade, faltam prioridades. Sempre haverá tempo para fazer o que realmente importa

Ainda sobre Sêneca:  “A vida é longa o bastante e nos foi concedida generosamente para a execução de ações das mais importantes, caso toda ela seja bem aplicada”


#4 Não planejar seu dia, todos os dias

O que é mais importante: planejamento ou execução? Começar seu dia com um simples e impactante planejamento pode salvar horas de execução.


#5 Ser multitarefas a todo momento

Concentração de esforços e energia é a palavra da vez, algo cada vez mais desafiador na era das mídias sociais. Melhor fazer uma atividade de altíssimo resultado do que dezenas de pontos sem importância.


#6 Guardar atividades na cabeça

Novamente, vivemos na era das distrações, é muito fácil se perder no meio a tanta informação. Tenha suas prioridades muito clara e descritas no papel.


#7 Distrair-se e permitir interrupções desnecessárias

Estudos mostram que cerca de 41% do tempo produtivo é desperdiçado exatamente com distrações e interrupções sem sentido, não preciso falar mais nada, não é verdade? Pare por um momento e reflita sobre a sua produtividade.

Qual desses erros mais chamou a sua atenção e merece ser cuidado de forma imediata?

Pequenos passos e mudanças graduais de hábitos de trabalho podem trazer impactos significativos em seus resultados.

Agora que você já tem conhecimento sobre alguns dos principais erros sobre produtividade, torço para que você tome medidas significativas e passe a cuidar muito bem do recurso mais importante que você tem à disposição: o tempo.

“Diz-se que a vida é breve e a arte é longa. Bem, está errado. Não dispomos de pouco tempo” – Sêneca

 


Valdez Monterazo - associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. Saiba mais em: https://valdezmonterazo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados