Com a questão da Pandemia, tivemos que nos
reorganizar para atender nossa demanda de trabalho. O que não estávamos
preparados, era em como lidar com a comunicação a distância, em como manter
nossa rotina interna dos escritórios, com tantos assuntos abordados
diariamente.divulgação
A solução foi fazer reuniões online e discutir
estes assuntos. A questão é que somos emocionais, precisamos falar e explicar a
linha de raciocínio, uma ideia, um projeto, detalhes de condução junto ao
cliente, enfim... todos os assuntos estão sendo abordados em reuniões online,
que por muitas vezes são desnecessárias para muitos dos participantes.
Por muitas vezes, o funcionário ou colaborador tem
que participar de reuniões, conferências em horários simultâneos. E como fazer
com esta situação?
Na maioria das vezes o profissional participa dos
compromissos de forma irregular, ou seja, um pedaço em cada compromisso, para
não demonstrar ausência ou falta de interesse.
Mas na prática, isto causa estresse no
profissional, ele não compreendeu o que foi apresentado, depois ele é cobrado
por algo que desconhece e se frusta por não poder atender de forma consistente
as suas obrigações.
Neste caso, o ideal é que o gerente ou gestor
organize os assuntos, verifique se realmente é necessário, uma reunião para
discutir a pauta e quem de fato deve participar.
O momento agora permite que possamos otimizar o
tempo dos profissionais envolvidos e dar autonomia para que eles apresentem
soluções para uma situação, exercitando o lado criativo de cada colaborador.
Com isto, a empresa tem a possibilidade de descobrir novos talentos e inserir
esta descoberta no crescimento da empresa.
Valorizar o tempo, definir se os assuntos serão por
reuniões virtuais, comunicação e discussão por e-mail é o mais correto a ser
feito.
Muitas vezes a comunicação por e-mail otimiza o
tempo de fazer a reunião online para um assunto que não seja tão relevante.
Devemos focar em ajudar todos os envolvidos a
oferecerem o melhor para a empresa, fazendo uma organização com os líderes dos
setores e apresentando novos formatos de discussão nos assuntos importantes
dentro da empresa.
Descobrindo um jeito novo de se comunicar, que
funcione, para todos os envolvidos dentro da empresa, é a melhor solução. Pois,
teremos alguns meses ainda incertos dos procedimentos sociais e corporativos.
Sendo toda ideia e solução muito bem vinda nestes dias atuais.
O importante é não utilizar muito tempo útil em
reuniões que não são produtivas e direcionar as comunicações das decisões e
novidades através de canal específico por e-mail.
Vale a pena estudar suas necessidades e otimizar o
tempo de seus colaboradores objetivando o crescimento da empresa e a produtividade
de cada um e quem sabe apenas um email resolve?.
Pense nisto!
Conceiyção
Montserrat - CEO da Montserrat Consultoria, empresa
especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.
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