Tcharla Bragantin,
coordenadora e professora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e
Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e FASS, orienta como
organizar as atividades do trabalho em casa
Com a continuidade da pandemia, permanece para
muitas pessoas a concentração dentro de casa de diversas atividades diárias. E
o desafio está em organizar as demandas de trabalho, estudos e cuidados com a
casa, filhos e pessoais em um mesmo ambiente.
Para a professora Tcharla Bragantin, coordenadora e
professora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e
Faculdade São Sebastião (FASS), o tempo pode parecer insuficiente para muitas
pessoas e, por essa razão, vem a sensação de sobrecarga e falta de foco nas
prioridades. “Por vezes nos sentimos frustrados por não conseguir fazer tudo ou
ainda começar a executar diversas tarefas e não conseguir finalizá-las. Nesse
sentido, aplicar a Gestão do Tempo nos ajuda não só a organizar nossa rotina
como até mesmo diminuirmos ou eliminarmos essa sensação” aponta.
Segundo a especialista, a gestão do tempo é o
processo de organizar e planejar como dividir o período entre as diversas
tarefas e atividades do dia a dia, ou seja, definir quanto tempo dedicar-se a
execução de um determinado serviço, estabelecendo prioridades. E, no momento
atual, pode ser praticada em casa.
Com a pandemia, muitas empresas adotaram o home office,
e os colaboradores passaram a exercer suas atividades de forma remota,
dividindo a concentração do trabalho com a rotina doméstica, muitas vezes
frequente em um mesmo ambiente.
“Apesar dos benefícios como economia de tempo no
deslocamento de casa para o trabalho, conforto e flexibilidade, esse formato
também traz alguns aspectos que se não forem bem administrados podem gerar
transtornos, peso e estresse, devido ao acúmulo responsabilidades corporativas
com domésticas”, explica a professora.
E embora seja mais comum a adoção da gestão do
tempo no trabalho, ela pode ser aplicada em todas as áreas, permitindo assim
criar uma rotina planejada. A gestão do tempo permite manter o foco em uma
única tarefa e, assim, executá-la de forma mais eficiente.
Por esse motivo, a professora traz as principais
dicas para organizar a vida, ter uma gestão de tempo efetiva e,
consequentemente, aumentar o rendimento da sua rotina. Confira:
- Planejamento das atividades.
Primeiro
passo é o planejamento das atividades do dia, semana ou mês. E organizar
estabelecendo prioridades;
- Prazos para execução. Também é extremamente
importante definir um período para cada atividade e disciplina para
executar conforme o planejado;
- Criar uma agenda e
cronograma. Existem diversos aplicativos que podem ajudar nessa organização,
inclusive com lembretes de horário e tarefas a serem realizadas;
- Delegar tarefas. Ninguém consegue dar conta
de tudo sozinho, peça ajuda aos familiares com as questões domésticas e
distribua as atividades corporativas com os colegas de trabalho. Faça
pausas programadas para descansar e recuperar à disposição;
- Não procrastine. Cuidado com as distrações
como televisão, redes sociais e pausas não programadas.
Centro Universitário Módulo
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