No Brasil, setor apresentou declínio de 16% em comparação a 2019, com destaque para canal HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafeterias), que recuou 22%
As vendas de FMCG (bens de consumo
massivo) para consumo em casa atingiram 10% globalmente em 2020; no entanto,
nos setores de snacks
e bebidas não alcoólicas dentro (In
Home) e fora do lar (Out
Of Home – OOH) o cenário foi diferente, aponta novo estudo da
Kantar, líder global em dados, insights
e consultoria. Em comparação com 2019, as vendas OOH diminuíram em oito dos
nove mercados analisados, com exceção da Indonésia, em uma queda da ordem de
US$ 22 bilhões (-26%), enquanto as internas aumentaram U$ 8 bilhões (+8%). E em
seis deles - Espanha, Grã-Bretanha, China, Tailândia, França e Brasil – também
foi registrada uma queda nas vendas combinadas de dentro e fora de casa.
No Brasil, o gasto Fora do Lar caiu
16% em comparação a 2019, enquanto o Dentro do Lar teve desempenho 12% maior do
que em 2019.
No final de 2020, nos países incluídos
na análise, as vendas de bebidas OOH caíram mais de 30%, enquanto as vendas em
casa aumentaram apenas 6%, o que significa que as vendas totais caíram 14%. Os
lanches consumidos fora do lar também sofreram declínio nas vendas OOH (18%),
mas aumentaram as vendas internas (8%). A categoria de bebidas foi a mais
atingida durante o primeiro período de bloqueio (segundo trimestre de 2020) e,
embora nenhum dos setores tenha se recuperado totalmente no último ano, o
desempenho foi melhor para snacks
no terceiro trimestre. Ao mesmo tempo, as vendas internas aceleraram para um
crescimento de dois dígitos tanto no segundo quanto no quarto trimestre.
Algumas categorias específicas dentro
de bebidas - refrigerantes e cafés - que tinham a maior dependência de OOH,
sofreram o declínio mais significativo do consumo dentro e fora do lar, de -16%
e -22%, respectivamente. No extremo oposto, dentro de snacks, temos chocolate e snacks salgados, as duas
categorias com a menor dependência de OOH para as vendas gerais, e ambas
mantendo um crescimento de 4% e 5%, respectivamente.
Juntamente com a dependência das
vendas OOH, mesmo que todas as ocasiões OOH mudem para bebidas In Home, a categoria bebida
sempre sofrerá mais, uma vez que o custo médio da bebida é € 1,20 fora do lar
versus € 0,20 dentro do lar, o que significa que um cliente precisa desfrutar
uma bebida seis vezes em casa para contribuir com o mesmo valor que pagaria
fora de casa.
Vendas de hotéis, restaurantes e
cafeterias caem US$ 15 bilhões
Quando consideramos as vendas OOH,
temos quatro canais distintos: dois dos quais são OOH puro - HoReCa (Hotéis,
Restaurantes e Cafeterias) e Impulso
(quiosques, lojas de doces, postos de gasolina, carro móvel, food truck,
vendedores ambulantes e máquinas de venda automática) e dois que reproduzem In-and-Out - Canal
moderno (hipermercados, supermercados, lojas de conveniência e self-service) e
Canal Tradicional (Lojas de comida tradicional, não self-service).
60% dos gastos OOH vêm dos canais OOH
puros (41% para HoReCa e 19% para Impulso), e esses dois foram os mais
atingidos pela pandemia, devido às restrições de bloqueio entre os países ao
longo de 2020. As vendas caíram 36 % em HoReCa e 24% em Impulso, significando
que sua decadência foi responsável por 85% da perda de US$ 22 bilhões em vendas
OOH, sendo que HoReCa contribuiu com a maior parte disso.
O impacto e o declínio de HoReCa
significam que o canal perdeu participação em quase todos os lugares e caiu
para 41% em 2020, ante 48% em 2019.
O canal Impulso é o mais importante
para Brasil e registrou um declínio de 17% em valor, enquanto HoReCa teve queda
de 22%, Canal Moderno de 6% e Tradicional de 12%, também em comparação a 2019.
Os dados acima são baseados na análise
do ano completo de 2020 em comparação a 2019, usando os painéis de compra fora
de casa em nove mercados: Brasil, China, França, Grã-Bretanha, Indonésia,
México, Portugal, Espanha e Tailândia. Esses painéis fornecem uma amostra contínua
global e com a mais recente tecnologia disponível, em que a Kantar registra
cada lanche, bebida e refeição comprada para consumo fora de casa, seja em
movimento, no local de compra, no local de trabalho ou em outro lugar. Abrange
dois setores de Snacks
(chocolate, biscoitos, bolos, salgadinhos e sorvetes) e Bebidas Não Alcoólicas
(café, refrigerantes, sucos e água engarrafada).
A Kantar também cobriu quatro canais
distintos: HoReCa (pubs, bares, restaurantes - QSR e FSR, cadeias e
independentes - cafeterias, padarias e lanchonetes), Impulso (quiosques, lojas
de doces, postos de gasolina, carro móvel, food truck, vendedores ambulantes e
máquinas de venda automática), Canal Moderno (Hipermercados, supermercados,
lojas de conveniência e self-service) e Canal Tradicional (lojas de comida
tradicional e não self-service).
Kantar
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