Com a digitalização do mercado imobiliário, muita coisa mudou nos últimos anos. A internet passou a ser o principal meio para anunciar um imóvel e conquistar vendas. A comunicação entre os corretores, donos de imóveis e clientes se reestruturou e exigiu novas habilidades. Até mesmo a pandemia de Covid-19 intensificou esse processo.
Com
isso, é preciso atenção a alguns detalhes na hora de anunciar
sua casa ou apartamento na internet, que vão desde
quantificar o valor do imóvel até fazer a sua descrição e ilustrar com fotos. Para quem
está querendo anunciar um imóvel, a Arbo Imóveis
lista 7 dicas. Confira:
É realmente uma boa hora para vender um imóvel?
Objetivamente, a resposta para essa pergunta com certeza é sim! Pode não parecer,
mas o mercado imobiliário teve uma alta histórica desde o início da pandemia.
Isso porque as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, e por isso,
investiram mais em conforto e em ambientes adequados. De acordo com o
estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do terceiro trimestre de 2020,
realizado pelo Senai Nacional (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e
pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), com o auxílio da
Brain Inteligência Estratégica, foram quase 129 mil novos apartamentos vendidos
no Brasil até o fim de setembro de 2020.
Por onde começar?
Segundo dados do Google, 60% do tempo em que uma pessoa gasta para
comprar um imóvel se passa na internet, desde a pesquisa até o fechamento do
negócio. Por
isso é tão importante expor seu imóvel na rede por meio de anúncios.
Estabeleça um preço
Antes de tudo, atribua um valor ao imóvel. Pense na localização,
na infraestrutura e no valor do IPTU. Se for apartamento ou estiver em um condomínio, atente-se à taxa condominial. Todos esses fatores podem
influenciar no valor que deseja para negociar o seu imóvel. Tenha em mente que, na hora
de uma negociação, os possíveis compradores ou locatários podem sugerir um
preço mais baixo. Por isso, pense sempre nessa possibilidade e defina o máximo
de dinheiro que você está disposto a baixar no valor do imóvel.
Pesquise plataformas
Uma das alternativas para anunciar um imóvel é fazer isso de forma
individual. Existem várias plataformas que oferecem esse tipo de serviço,
tanto pagas como gratuitas. Você só deve prestar muita atenção se o site é
confiável e seguro. Sempre verifique se os imóveis anunciados na
plataforma escolhida estão com a documentação regularizada e se não existem
publicações duplicadas para dar a falsa ideia de grande volume no espaço.
Também é importante ficar atento às regras de cada plataforma, pois elas ajudam
o comprador a ter mais confiança e aumentam a credibilidade do
serviço. Uma das plataformas disponíveis no mercado é a Arbo Imóveis, que oferece processo digital facilitado, anúncio em todas as mídias,
fechamento em até 48 horas e cadastro gratuito.
As fotografias são elementos centrais de um anúncio de imóvel. É
fundamental mostrar fotos em seu anúncio para que um possível comprador ou
locatário tenha uma noção mínima de como é a estrutura e de como está o estado
dele. Um anúncio sem imagens faz com que as pessoas não tenham ideia de como é o imóvel
e afasta a possibilidade de negócio. É muito comum encontrar fotos de
imóveis em baixa qualidade, tremidas, em um ângulo inadequado ou até mesmo
embaçadas. Para valorizar seu imóvel, faça imagens de todos os cômodos, sempre com a melhor qualidade
possível, para que chamem a atenção de interessados.
Descrição do imóvel no anúncio
Assim como boas fotografias, para chamar a atenção de possíveis
compradores ou locatários, o anúncio deve ter uma boa descrição. Mas aqui não
estamos falando apenas de uma descrição minuciosa de cada cômodo. É preciso ter
criatividade. Além de dados como metragem, quantidade de quartos,
banheiros e as principais características do imóvel, use a criatividade para
gerar algum tipo de conexão com quem está lendo. Conte uma história sobre
como foi morar naquela casa, os momentos que passou em cada cômodo e como
aquele ambiente tem um valor sentimental para você. Também fale sobre a
localização, quais são as principais opções de lazer, saúde ou comércio na
região, como é a vizinhança e o que o bairro tem a oferecer. Lembre-se de reforçar
a situação do imóvel, sempre apresentando registro e escritura. Deixe
explícitos os valores de IPTU e condomínio, todos atualizados corretamente.
Atendimento ao cliente
Se estiver anunciando um imóvel de forma independente na
internet, é muito bom prezar por um bom atendimento, respondendo a todos os
questionamentos da pessoa interessada. Programe bons horários para agendar
visitas e nunca marque com mais de um interessado no mesmo horário. Mantenha a
casa bem arrumada durante a visitação, pois isso pode contribuir para que
possíveis compradores ou locatários se interessem pelo imóvel.
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