O trade marketing é uma estratégia que tem como principal objetivo explorar as melhores formas de expor produtos nos canais de venda, sejam eles virtuais ou físicos. A ideia é potencializar negócios, aumentar o reconhecimento da marca e facilitar a jornada de compra do consumidor.
Com uma concorrência cada vez mais
acirrada, é mais do que fundamental ter uma boa estratégia para oferecer sempre
a melhor experiência possível ao cliente e, com isso, obter melhores resultados
de venda e lucratividade. Pensando nisso, a Gofind,
primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil, lista quatro dicas para
quem deseja aplicar o trade marketing na sua empresa.
Sampling
As ações de sampling nada mais são do que as já famosas
amostras grátis. Essa é uma estratégia clássica e muito utilizada, e que ainda
gera resultados excelentes. Funciona tanto nas lojas físicas, quando a amostra
grátis fica disponível para para quem quiser testar, quanto no online, quando
são oferecidas aos clientes, no momento de finalizar a compra. Depois de
utilizar e avaliar a amostra, as chances de uma recompra são grandes, o que
garante maior aceitação do público, principalmente em lançamentos.
Merchandising
O merchandising serve, principalmente, para captar a atenção
do consumidor. No ponto de venda físico, é possível utilizar banners e
displays, por exemplo. Já no digital, o trabalho fica por conta dos anúncios e
estímulos visuais.
Promotores
Os promotores são as pessoas que promovem a verdadeira
experiência de compra ao consumidor, oferecendo suporte, tirando dúvidas e
impulsionando a compra. Exatamente por estarem nesta etapa final, no momento
que o cliente já está interessado em fechar negócio, são essenciais e, quando
bem capacitados e treinados, contribuem muito para o crescimento da
empresa.
Mensure os resultados
Seja no físico ou online, mensurar o desempenho e resultados
é muito importante. Veja como as mudanças do trade marketing refletiram
diretamente no seu negócio, em questões como volume de vendas, receita,
rentabilidade, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário