Com
mais de um ano de pandemia, empresas se digitalizaram e continuam com
dificuldades de manter suas atividades. Para ajudar micro e pequenos
empreendedores, que estão carregando o peso enorme de se manterem firmes em um
momento tão delicado como o que estamos vivendo, a Razonet Contabilidade
Digital lista algumas ações que vão ajudar a passar por essa fase turbulenta da
economia no cenário mundial.
“De
acordo com o Relatório CoinBusiness, no ranking de 190 países que avaliam o
ambiente de negócios versus PIB per capita, o Brasil encontra-se na posição
124. Temos muito caminho pela frente. Inúmeros empreendedores se prejudicaram e
tiveram que fechar as portas. Atualmente, com o alcance da internet, os
pequenos empreendedores têm a oportunidade de escalar seu negócio e crescer em
ritmo acelerado, batendo de frente, muitas vezes, com os peixes grandes. É o
que chamamos de “guerra assimétrica nos negócios”. Você pode ser de uma cidade
pequena do interior e vender para um país inteiro através do e-commerce. Redes
sociais, marketplaces e as lives exclusivas para vendas estão em alta. Existe
um vasto mercado nacional (e internacional) e a tecnologia nos proporciona
ofertar sem sair de casa”, explica Odivan Cargnin, sócio-fundador da Razonet.
“Nós
brincamos que a criatividade do brasileiro precisa ser estudada e, de fato, o
potencial das pessoas é surpreendente; precisamos conhecer suas capacidades,
produtos e serviços e as oportunidades são elas mesmas quem criam”, complementa
Luana Menegat.
São
10 dicas para alavancar o negócio, levando em consideração às restrições
sociais e a nova realidade da economia:
1. fazer
uso das ferramentas tecnológicas disponíveis,
2. estudar
as melhores parcerias,
3. errar
o quanto antes, porque o erro é inevitável. O empreendedor precisa ter em mente
que o movimento trará clareza e que, quanto antes errar, antes ele conserta e
antes ele acerta,
4. ter
a mente aberta a novas oportunidades e ter humildade para mudar ideias e
projetos ao longo do caminho se for necessário,
5. olhar
o macro, sempre visando o comércio nacional, mesmo que você seja de uma cidade
pequena. Saia da sua bolha usando as infinitas possibilidades que a internet
proporciona,
6. Abrir
o leque para expandir os serviços. Adotamos isso na Razonet e somos o exemplo
vivo de que tomando decisões corretas, o crescimento é iminente.
7. Pequenos
empresários apontam dificuldades de comunicação com o cliente, de inserção no
digital e de serviços digitais, medo da mudança. E esse medo acaba matando aos
poucos os pequenos negócios. Se não houver adaptação e evolução, esse
empreendedor será engolido pela avalanche de pessoas que aproveitam
oportunidades.
8. A
receita precisa ser maior que a despesa.
9. Para
conseguir créditos em instituições financeiras é necessário conectar as
pessoas. Para quem precisa de recurso financeiro, pode tentar seguir linhas
específicas de startup e/ou buscar sócios investidores.
10. Competição
de mercado - a informalidade é uma realidade, prejudica muita gente. Pequenos
empreendedores precisam achar maneiras de serem eficientes com o mínimo custo
possível. Quem pensa em ter vida longa no empreendedorismo não pode nem cogitar
ser informal. Não existe sucesso de médio a longo prazo na informalidade.
E
como a “contabilidade digital” pode ajudar nesse processo? “Por causa da
tecnologia, nosso atendimento é ágil, assertivo, feito por pessoas reais que
conseguem atender às demandas com eficiência. Os empreendedores que estão no
campo de batalha, muitas vezes têm dúvidas pontuais que só quem está em ação
tem. Eles nos mandam e nós respondemos, poupando tempo e dinheiro de quem está
na luta para fazer seu negócio dar certo”, destaca Luana Menegat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário