Even Given
bloqueia o trânsito no canal egípcio desde terça
O navio Even Given, encalhado desde terça-feira
(23) no Canal de Suez (Egito) está causando um efeito dominó na logística
internacional. A operação de normalização é complexa e pode levar semanas. Suez
é a rota marítima mais importante no comércio entre Ásia, Oriente Médio e
Europa: 80% das importações e exportações do continente passam por lá. “Sem
dúvidas, a região mais afetada pelo bloqueio do canal é a Europa. Porém, isso
gera um efeito dominó em toda a cadeia logística mundial, incluindo o Brasil.
Com o acidente, as demais embarcações têm duas opções: esperar na crescente
fila ou adicionar 15 dias na viagem contornando a África”, afirma Antônio
Bonassa, professor de Logística na ESPM SP.
Para Bonassa, um dos maiores problemas será a
liberação de todos os navios de forma simultânea, após a resolução do problema:
“Quando as embarcações são todas liberadas ao mesmo tempo, também chegam aos
seus portos de destino em tempo muito próximo umas das outras. A cadência nas
partidas e nas chegadas é muito importante para a logística. Desta forma,
certamente ocorrerão grandes filas para o descarregamento das mercadorias de
todos os setores que realizam comércio internacional”, diz.
Outro problema logístico grave apontado por Bonassa
é a escassez de navios causada pelo encalhamento: “Esse atraso no desembarque
das mercadorias também irá causar um atraso nos embarques posteriores,
provocando escassez de navios e contêineres. Isso afeta muito o transporte de
commodities, setor no qual o Brasil é exportador. Já estamos sentindo esses
efeitos na cotação dos produtos no mercado, como observado no caso do
petróleo”, afirma.
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