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quarta-feira, 6 de maio de 2020

LinkedIn apresenta dicas para atuação de times de vendas no cenário atual


 Sugestões vão desde como dar suporte aos clientes, melhorar a presença nos canais digitais e potencializar o uso de as tecnologias de apoio às vendas. 

O trabalho remoto e as transformações no mundo dos negócios exigem que as equipes de vendas se adaptem rapidamente. Para mostrar como o time pode trabalhar em um contexto de mudança, apoiar seus clientes, e utilizar ao máximo o potencial dos canais digitais e das tecnologias de vendas, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, preparou algumas dicas.

Lembre-se de que a segurança do time é o que realmente importa: ofereça o que for necessário para manter o time e clientes protegidos. A ideia é que tudo possa ser feito de maneira virtual: priorize conversas por videoconferência utilizando ferramentas como o Microsoft Teams, Zoom e BlueJeans. Até mesmo para assinar contratos é possível evitar encontros físicos com ferramentas plataformas como o DocuSign, por exemplo.

Também é preciso ter cuidado com a saúde mental, por isso faça contato regularmente para saber como as pessoas da sua equipe estão lidando com o isolamento, solidão, convívio com crianças e idosos.


Procure, de maneira constante, alinhar-se com seu time: reuniões por videoconferência devem ser a sua principal aliada para manter toda a equipe alinhada e motivada. Além disso, marque conversas regulares a equipe e reveze entre encontros em grupo e papos individuais; converse pelo menos uma vez por dia sobre metas, preocupações e dúvidas; encontre tempo para, pelo menos, enviar uma mensagem rápida para comemorar conquistas; e sendo chefe ou não busque maneiras criativas de manter a equipe motivada e engajada, como desafios virtuais divertidos, um quiz ou reunião temática.


Inspire-se na liderança inovadora para passar por períodos turbulentos: quando tudo é incerto, as pessoas podem precisar, mais do que nunca, de uma liderança inovadora. Utilize esse momento para se inspirar em modelos de gestão que podem navegar neste período de transformação, mesmo que você não tenha um cargo de liderança na equipe.


Mantenha-se bem informado e nutra os seus clientes com cont
eúdo: é importante estar por dentro do que acontece com sua carteira de clientes para compartilhar conhecimento e oferecer serviços de maneira relevante, sem ser invasivo. Segundo um estudo do LinkedIn , 74% dos compradores escolhem a empresa que foi a primeira a agregar valor durante o processo de decisão de compra.

Seja o suporte que seu cliente precisa: fique atento aos posicionamentos de empresas parceiras nas redes sociais e na mídia, além das publicações e postagens de clientes no LinkedIn. Estes podem ser bons termômetros do seu entorno.
Além disso, esteja disponível para tirar dúvidas; troque ideias, compartilhe aprendizados, supere desafios juntos; entenda qual é o melhor horário do dia para entrar em contato com cada cliente.
Para quem está enfrentando um período de estagnação, ainda que os clientes não estejam prontos para fazer negócios agora, se você se destacar como um conselheiro e "braço direito", com certeza vai ser lembrado quando a tormenta passar.

Aumente e otimize a sua presença digital: em tempos de trabalho remoto, vai existir uma luta pelo espaço em redes sociais – e os profissionais terão que ser criativos na hora de vender.  Nas reuniões com o time de vendas, discuta como é possível utilizar algumas ferramentas para manter os leads aquecidos. Mostre-se ativo no LinkedIn, interagindo o participando em discussões produtivas sobre o mercado de trabalho, escreva um artigo sobre como está sendo sua experiência de trabalho remoto,
compartilhe conteúdos relevantes e utilize o LinkedIn Stories para divulgar conteúdos mais rápidos

Seja objetivo em reuniões e apresentações: ache o tom certo para a comunicação: ela é o seu carro-chefe no trabalho remoto. Adapte o discurso para um mercado de trabalho focado em apresentações e conversas virtuais. É importante ser prático e diminuir o tempo das apresentações. Também faça um esforço para conversar com seus clientes por videoconferência, em vez de e-mail ou telefone, alimentando a empatia. Use ferramentas para fazer o acompanhamento de quem abriu e visualizou suas apresentações, assim você estará mais informado sobre os próximos passos com cada cliente.

Use a tecnologia de vendas a seu favor: que tal aproveitar este momento para incorporar tecnologias que aumentam a produtividade do time de vendas? Continue gerando novos leads virtualmente: ferramentas como o  LinkedIn Sales Navigator oferecem a oportunidade do time prospectar novos clientes de qualquer lugar, usando centenas de filtros para pesquisar os leads certos. O LinkedIn Live também pode ser utilizado pelas páginas de empresas para fazer eventos, webinars ou compartilhar experiências. 

Tenha um CRM (software de gestão de relacionamento com clientes) atualizado, por exemplo, para organizar os leads e ajudam a ter maior previsibilidade de metas e performance.
Além disso, é importante otimizar a agenda e ferramentas como o Calendly facilitam o agendamento de reuniões com clientes e tornam seu dia mais produtivo.


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