As últimas semanas no Brasil e em todo o mundo
foram extremamente turbulentas. Com o coronavírus sendo uma ameaça real à saúde
de trabalhadores, muitos empresários e gestores tiveram que tomar medidas
urgentes focando não somente em manter um bom ritmo de trabalho, mas também em
manter os colaboradores seguros e engajados em um cenário complicado. A escolha
em boa parte das empresas foi o home office.
Na semana em que a crise se agravou na Itália e os
primeiros casos começaram a surgir no Brasil muitas empresas começaram a traçar
estratégias para minimizar os impactos da doença entre os colaboradores.
Inicialmente, com medidas de higiene e em seguida optando pelo distanciamento
social através do trabalho em casa. Essa modalidade é uma tendência em todo o
mundo, no entanto, da forma como as coisas aconteceram (rápido e de última
hora), podem repercutir na produtividade e desenvolvimento do trabalho, já que
o tempo de planejamento e execução foi extremamente curto. Dentro desse
cenário, em um momento de muitas incertezas, uma das únicas certezas é de que o
home office veio para ficar.
É natural que as pessoas, ao saírem de seu ambiente
de trabalho sem planejamento e organização, sejam menos produtivas. Mas esse é
um bom período para que os líderes aprendam a lidar com uma situação adversa e,
acima de qualquer coisa, deem o suporte necessário para a equipe. Muitas
empresas não tiveram tempo de aplicar um treinamento sobre boa conduta em home
office. É essencial pensar nas hipóteses e, estando em casa, os funcionários
estão sujeitos a interferências de cunho pessoal, enquanto alguns podem ter
dificuldade em pausar um trabalho ou descansar em determinados momentos. Tenham
em mente que ninguém consegue trabalhar por oito horas ininterruptas em casa,
até mesmo porque não é algo saudável.
Esse também é um bom momento para reestruturar
determinadas metas e objetivos. Com o mundo mudando tão rapidamente,
planejamentos a longo prazo param de fazer sentido e começam a ficar obsoletos.
É preciso entender a situação e passar isso para o restante dos colaboradores
para que eles entendam também, até mesmo porque estamos beirando uma crise que
pode acarretar na demissão de muitas pessoas.
Por isso, quero separar 4 dicas para que
colaboradores e gestores sejam mais produtivos em um trabalho home office:
Dica 1: Crie rituais – É muito importante criar rituais antes do início do trabalho em casa.
Faça tudo como se você fosse sair para trabalhar. Tome um bom café da manhã
(não na mesa de trabalho), coloque uma roupa adequada e esteja arrumado para a
ocasião. Assim, seu cérebro e sua família vão entender que aquele momento é o
momento do trabalho.
Dica 2: Planeje o seu dia – Organização de tempo e tarefa é fundamental para ser mais produtivo.
Coloque o horário certo para ver seus e-mails, para fazer propostas, para fazer
follow
ups com clientes e, até mesmo, para o momento de coffee
break e brincadeira com seus filhos e/ou animais de estimação. Com
seus horários organizados, todos entenderão qual é o momento que você estará
disponível.
Dica 3: Separe 1 hora para o
seu desenvolvimento – Em um mundo digital e 100%
conectado, existe muito conteúdo on-line (boa parte gratuito) que você pode buscar.
Leia bons livros, assista palestras em diferentes plataformas (TEDx e HARVARDx,
por exemplo), assista lives de pessoas que você admira e já chegaram onde você
quer chegar. Esse é o momento de preparação, pois quando tudo voltar ao normal,
as pessoas que estiverem mais preparadas sairão na frente.
Dica 4: Líder deve acompanhar
sua equipe - Além de relatórios diários de acompanhamento, é
importante ter um toque humano, como reuniões em vídeo, de tema mais leve, para
que a equipe relate o que vem acontecendo, pontos fracos e fortes durante esse
cenário. É preciso oferecer apoio de todas as maneiras, e além do apoio
financeiro, o mais importante agora é o apoio emocional. É nessa hora em que o
gestor deve mostrar a cara, afinal o negócio dos negócios são as pessoas.
Alexandre
Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte
americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor
de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor
executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL
(EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management
(SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e
profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É
atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil.
Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito
especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education -
Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
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