Para emitir nota fiscal, um vendedor precisa seguir
alguns passos que são primordiais, do contrário não seria possível passar para
os clientes esses documentos. Os primeiros passos do processo são:
- Ter
um CNPJ
- Obter
um um certificado digital
- Fazer
um cadastro na secretaria da fazendo do seu estado
- Escolher
um emissor de notas fiscais
Apesar de parecer um processo complicado e
burocrático, começar a emitir NF pode ser o diferencial que irá elevar sua
empresa para um novo nível.
Existe um grande tabu no mundo de vendas online,
pois grande parte dos vendedores (pequenos e grandes) não emite nota fiscal das
suas vendas. Os principais motivos disso são os impostos. O vendedor acredita
que o custo de taxas e impostos pode acabar com a sua margem de lucro. O
segundo motivo é a burocracia, já que ele também acredita que abrir uma empresa
e manter sua contabilidade em dia é muito complicado.
Essas são dúvidas muito justas já que o Brasil
domina os rankings de países com mais imposto e burocracia. Porém, vale lembrar
que existem inúmeros casos de sucesso de empresas de e-commerce no Brasil que
começaram em pequenas garagens e acabaram se tornando grandes cases de
empreendedorismo.
Todas essas empresas tem uma coisa em comum: em
algum momento elas tiveram que emitir nota fiscal. Esse processo é importante
não só por uma questão de legalização (o que é um ponto fundamental), mas
também por que ele dá escalabilidade segura para o seu negócio.
Confira alguns dos benefícios de emitir nota
fiscal:
Estabilidade legal: vender
mercadorias sem emitir nota fiscal é um crime tributário. Isso quer dizer que,
caso seja pego pela receita federal, um vendedor pode ser penalizado a pagar
multas ou até ter todo o seu estoque apreendido.
Aumenta sua credibilidade: o
consumidor entende a nota fiscal como uma garantia do profissionalismo do
vendedor e da procedência do produto. Emitir esse documento, é mais uma
ferramenta que pode ajudar no momento da venda.
Facilita a sua logística: emitir
nota fiscal é uma ótima maneira de manter controle sobre a sua operação, uma
vez que esses documentos informam todos o gastos e ganhos de uma loja. Além
disso, a NF pode ser obrigatória em outros processos, como o envio de produtos
pelos correios e aquisição de fornecedores.
Aumentar suas vendas: quando um
vendedor tem operação que emite NF, ele passa a ter acesso a diversos canais de
venda, o que pode aumentar consideravelmente o seu faturamento. Segundo
pesquisas com a nossa base de usuários, um único marketplace pode aumentar de
5% a 15% nos três primeiros meses de venda.
Tem acesso à benefício: emitindo
nota fiscal, um vendedor tem acesso à linhas de crédito bancário e pode vender
produtos para o governo federal.
É possível concluir então que, apesar do vendedor
precisar lidar com alguns impostos sobre as suas vendas, existem diversos
outros fatores que compensam essa perda, já que a NF permite uma escalabilidade
de vendas.
Mas e a burocracia? Todo mundo sabe que abrir uma
empresa no Brasil é correr atrás de dor de cabeça, certo? Depende. Quanto menor
a sua operação, mais fácil é criar uma empresa para ela. O cadastro como MEI por
exemplo, pode ser feito inteiramente pela internet, e para empresas maiores, já
existem serviços que ajudam o empreendedor nesse momento complicado.
Alessandro
Silveira - formado em Administração e Comércio Exterior
pela FESP. É sócio fundador do Ideris. Possui especialização em Administração
pela New School University em Nova York. Passou mais de 20 anos no campo de
logística internacional trabalhando em diversos projetos e setores por todo o
mundo. Trabalhou na MAERSK como Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios.
Na CNH, divisão agrícola da Fiat Chrysler, ocupou o cargo de gerente de
Inbound. Morou 10 anos em Nova York, onde criou uma empresa de importação e
distribuição de componentes para indústria moveleira. Também foi responsável
pelo transporte de carga para ajuda humanitária para o WFP (World Food
Programme) da ONU.
Ideris
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