Foto: Beth Freitas |
Saber lidar com o inesperado, gerir suas próprias
emoções, desenvolver empatia e se manter motivado são algumas das
características de quem possui essa habilidade
Em tempos de mudanças, novas metodologias e
habilidades são demandadas pelo mercado de trabalho. A era na qual apenas o
currículo era importante, ficou para trás, abrindo espaço para profissionais
com outras competências, inclusive para aqueles que possuem inteligência
emocional. A psicologia explica essa habilidade como a capacidade que o ser
humano tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e das pessoas à sua
volta.
Patrícia Lisboa, head trainer e hacker
comportamental, explica que é possível despertar e aprimorar a inteligência
emocional. “É comum as pessoas acreditarem que o modo como nos comportamos é
uma característica imutável da nossa espécie. Entretanto, isso não é verdade.
Nossas competências emotivas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas com
treinamentos”, diz.
Para mapear a inteligência emocional, a
especialista considera cinco pilares: autoconhecimento, autocontrole,
motivação, empatia e habilidades sociais. Essas categorias permitem identificar
os pontos positivos e negativos, e posteriormente aprimorá-los.
Patrícia avalia que aprender a gerir as emoções,
têm reflexos em todas as decisões pessoais e profissionais. “Costumo dizer que
na vida 10% do que acontece são acasos. Os outros 90% são responsabilidade
nossa. E essa parcela é o que vai definir nossas ações e reações durante o dia.
Saber lidar com casualidades parece ser mais difícil do que realmente é, mas
quando se aprende sobre suas próprias emoções, a geri-las, a desenvolver
empatia e se manter motivado, o caminho vai ficando mais fácil”, explica.
Benefícios
A inteligência emocional é capaz de trazer uma gama
de benefícios às pessoas que decidem trabalhar essa competência. “Os conflitos
e as pressões diárias vão se tornando fáceis de resolver. O diálogo fica
natural, mais claro e eficiente. As decisões são tomadas com mais objetividade”,
analisa Patrícia.
Outra melhoria destacada é a habilidade de liderar,
essencial para o gerenciamento de pessoas. “Os líderes e empreendedores
desempenham papel fundamental na configuração das empresas, eles são
responsáveis por dar ritmo e ter jogo de cintura, além de serem espelhos para
outros colaboradores. Por conviverem com diversas situações durante a jornada,
estão mais suscetíveis a momentos de estresses. E nesses casos, a inteligência
emocional é essencial”, finaliza Patrícia Lisboa.
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