Dermatologista dá dicas de como manter a pele
saudável durante a estação
“A primeira coisa é manter o uso do protetor solar. Como os dias não ficam mais tão quentes, muitas pessoas acabam se esquecendo deste cuidado. No entanto, o protetor solar é fundamental em todas as estações do ano. Ele protege a pele, evita manchas e até previne o câncer de pele. Portanto, não se esqueça dele”, destaca a dermatologista.
Outra dica importante é na hora do banho. “Como as noites e as manhãs começam a ficar mais frias no outono, há uma tendência natural de aumentar a temperatura da água do banho. A água quente faz com que a pele perca oleosidade e fique mais ressecada.
Como o clima já tende a estar mais seco nesta estação, os cuidados com o ressecamento precisam ser redobrados”, explica Daniela. “O ideal é deixar a água morna e não demorar mais de 10 minutos no banho. Também é importante escolher um sabonete neutro, com ph até 7. Os sabonetes líquidos são uma boa opção”, completa.
Além de tomar banho mais frio, outros cuidados são essenciais para manter a pele saudável e hidratada, entre eles, o uso de cremes hidratantes. “É muito importante que seja um hidratante para o tipo de pele da pessoa. Ele deve ser passado logo após o banho, com a pele úmida. Isso potencializa o efeito. Também precisa ser retocado ao longo do dia, conforme a necessidade. Além do rosto, é primordial hidratar todo o corpo, com cuidado especial para mãos e pés. No corpo, escolha sempre um hidratante, e não uma loção, já que ela não tem o mesmo efeito. Pés e mãos precisam de cremes específicos para esta região do corpo”, orienta. “E não se esqueça dos lábios, que tendem a ficar mais ressecados. Há vários produtos no mercado específicos para eles”, comenta.
A dermatologista lembra, ainda, que consumir água com frequência é fundamental para a hidratação. “Muita gente se esquece da água, principalmente nos dias mais frios, e ela é importantíssima para o bom funcionamento do nosso corpo. Seu consumo influencia diretamente na aparência da pele”, diz.
De acordo com Daniela, o outono e o inverno são excelentes para a realização de procedimentos dermatológicos, como peeling e laser. “Como há menos exposição ao sol, a recuperação acaba sendo mais rápida e os efeitos, ainda melhores. Além disso, a pele já fica preparada para a primavera e o verão. É comum as pessoas procurarem os procedimentos estéticos no verão, quando o corpo fica mais à mostra, mas a hora ideal de fazê-los é durante o outono e o inverno”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário