No início do ano, muitas
pessoas costumam definir as metas que pretendem alcançar nos meses seguintes. O
problema é que, em grande parte dos casos, elas não conseguem tirar as ideias
do papel e colocar em prática tudo o que planejaram, seja para a vida pessoal,
para a carreira ou para os negócios.
Mas como identificar o que
está te atrapalhando a cumprir os seus objetivos? Para isso, separei algumas
dicas que podem te ajudar a riscar os itens da lista. Confira:
- Ausência de uma meta clara
e definida. Muitas vezes, apesar de acharem que têm uma
meta, as pessoas criam apenas um sonho escrito no papel. A meta precisa ser,
antes de tudo, uma ideia bem estruturada e específica para atingir um
determinado objetivo. Sem clareza, ela não sai do lugar.
- Definição de metas
irreais. Um erro comum é definir metas que estão muito distantes e
inacessíveis. É preciso pensar: será que o que eu quero é realmente possível
neste momento, ou irei me frustrar por desejar algo distante da minha
realidade?
- Falta de um plano de ação.
Para
que a meta seja alcançada, é necessário construir um plano de ação muito bem definido,
com passos específicos e com a definição de quais serão as tarefas necessárias
para atingi-la. Assim, fica mais simples colocá-la em prática.
- Falta de suporte das
pessoas. Uma meta, muitas vezes, não depende apenas de você – é
preciso contar com a ajuda de outras pessoas ou o suporte de uma equipe. Por
isso, é importante que você saiba delegar tarefas e trabalhar em grupo. O
problema, em alguns casos, não é a falta de suporte, mas um suporte errado.
Portanto, é preciso avaliar se o auxílio que você está recebendo é realmente
útil, ou se deve buscar alternativas.
- Falta de conhecimento
específico. Para que você tenha sucesso e consiga
alcançar todos os objetivos traçados para o seu ano, é essencial aprender a
elaborar boas metas e entender o processo que está por trás disso. Nesse
sentido, buscar conhecimento e compreender a metodologia da criação de metas
são passos fundamentais para que você consiga finalmente tirá-las do papel.
Christian Barbosa - maior especialista
no Brasil em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad PS, empresa
multinacional especializada em programas e consultoria na área de
produtividade, colaboração e administração do tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário