"O mundo corporativo também tem
sido impactado pela alta conectividade, alguns processos tidos como naturais
começam a ficar prejudicados, como é o caso da criatividade"
TeroVesalainen/Pixabay
TeroVesalainen/Pixabay
No
contexto atual, com toda a informação via computador, smartphones e outros
dispositivos, a sobrecarga de dados pode prejudicar as atividades cerebrais. É
o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa de segurança cibernética,
Kaspersky Lab. Segundo o estudo, as pessoas passaram a sofrer da chamada
"amnésia digital", que é quando uma informação é esquecida pela mente
humana assim que é armazenada em algum meio digital, pois acredita-se que fará
as vezes de memória, caso seja necessário.
O
mundo corporativo também tem sido impactado pela alta conectividade, alguns
processos tidos como naturais começam a ficar prejudicados, como é o caso da
criatividade. O volume de informações pode se tornar uma barreira para o
surgimento de novas ideias e a dúvida passa a ser: como encontrar novas ideias
em meio a um turbilhão de informações? Para o consultor e especialista em novos
modelos de aprendizagem, Tiago Petreca, “quanto mais excessivo tudo fica, mais
essenciais temos que ser. Enquanto o mundo se expande, principalmente devido
nossa hiperconectividade, precisamos fazer um movimento de contração, no
sentido de enxugar, de escolher, de selecionar dados realmente relevantes”,
explica. Ele listou seis passos para encontrar a criatividade diante do excesso
de informações.
Passo 01: Tenha claro o porque ser mais criativo. Isso é
muito importante pois é muito comum querermos fórmulas prontas para resolver
nossos problemas, do que de fato pensar sobre eles. Queremos sair fazendo e
resolvendo sem nos darmos a oportunidade de entender o que está, de fato
acontecendo.
Passo 02: Identifique aquilo que você chama de problema,
seja uma tarefa que você ainda não conseguiu resolver, seja um situação em seu
departamento ou até na sua casa que você ainda não viu saída, seja a
necessidade de criar um novo produto ou uma nova ideia.
Passo 03: Faça estas perguntas para você. “Por que
chamo isso de problema?”, “O que eu ganho se eu resolver este problema”, “O que
eu ganho se eu não resolver este problema”? Acredite, você pode ganhar alguma
coisa, mesmo quando um problema não é resolvido. Pense sobre isso.
Passo 04: Depois de entender plenamente o problema,
busque criar perguntas para tentar resolver. Esta etapa pode ser muito
divertida. Pode fazer qualquer pergunta inclusive opostas. Tente fazer muitas
perguntas, mas não tente responder ainda.
Passo 05: Deixe sua mente vagar um pouco. Busque fazer
algo bem diferente e que você faz bem, sem esforço, pode ser ler um livro,
desenhar, assistir alguma coisa divertida, correr, enfim, deixe sua mente
“livre".
Passo 06: Caso ainda nenhuma ideia lhe tenha ocorrido,
volte para responder aquelas perguntas que você criou na etapa 04.
Por
fim, comece a treinar, agora mesmo sua capacidade de notar a vida. Tente
perceber o que você não percebe na loucura do dia a dia. Ao chegar em casa,
tente notar pelo menos cinco detalhes na sua casa, no seu cônjuge, no seus
filhos. Comece a treinar e dizer a sua mente que seu olhar está mais amplo,
está mais receptivo e aos poucos você irá notar tantas coisas diferentes que
soluções aparecerão mesmo sem usar os passos sugeridos.
Tiago Petreca - consultor,
palestrante e comanda a Kuratore, empresa de treinamentos e desenvolvimento
humano. Especialista em novos modelos de aprendizagem, é criador e pioneiro na
implantação de programas de Modelos Mentais e Micro Aprendizagem. Com
metodologias exclusivas, trabalha para promover reflexões em líderes e
colaboradores por meio de palestras, workshops, e-learnings, webinars,
micro-learning e coaching. Autor do e-book “Do Excesso ao Essencial”, também aborda
temas como Liderança, Empreendedorismo e Inovação. Graduado em Comunicação com
especialização em Gestão de Negócios pela Universidade de São Francisco, de
Campinas, e em Empreendedorismo pela Babson College, em parceria com a Endeavor
Brasil. Atua ainda como representante da getAbstract, maior biblioteca de
resumos de livros, artigos e relatórios econômicos do mundo; e da
Surdak&Company, empresa de estratégia digital. Mais informações em www.kuratore.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário