Para
que uma empresa funcione bem, é fundamental que à frente dos funcionários haja
uma liderança produtiva. Mas o que fazer para ser um bom líder e estimular a
equipe a alcançar os melhores resultados?
Muitas
estratégias são interessantes e podem ser adotadas para esse fim. A seguir,
destaquei três que considero primoridiais. Confira:
1
– Adotar um sistema de gestão de atividades: Muitas vezes, um líder começa a delegar tarefas para
vários funcionários assim que chega ao trabalho e, em seguida, vai fazer outras
atividades. As chances de esquecer algo que ordenou no início do dia são
enormes - e isso é natural, já que existem muitas responsabilidades no
expediente. O problema é que as atividades esquecidas geralmente acabam sendo
realizadas de última hora e se tornando urgências para o funcionário, a equipe
e a empresa. Para evitar que isso aconteça, recomendo o uso de um recurso que
ajude a delegar tarefas mais eficaz que a fala ou a troca de e-mails. Hoje, o
mercado já dispõe de várias ferramentas que auxiliam no controle de tarefas,
projetos e processos; e dessa forma o gestor não precisa ficar o tempo todo
perguntando sobre o andamento das atividades.
2
– Criar indicadores: É
difícil saber se a equipe está melhorando sem mensurar desempenho, então ter um
tipo de indicador é de extrema importância. Dependendo do tipo de negócio. Pode
ser um indicador de vendas, de performance, de hora extra, urgências, volume de
produção etc. Os indicadores permitem identificar se as coisas estão fluindo
bem, se as pessoas estão sendo produtivas e se precisam de intervenções,
treinamentos ou nova ferramentas para melhorar a performance.
3
– Ser intolerante à ineficiência: Suponhamos
que uma equipe tem cinco colaboradores; entre eles, um improdutivo. Se esse
funcionário não traz bons resultados há bastante tempo e o líder o mantém na
equipe, os demais tendem a igualar seu desempenho ao do membro improdutivo. Ou
seja, se você valoriza um profissional ineficiente tanto quanto os demais, a
consequência é uma queda nos resultados. É dever do bom líder estar atento,
especialmente, aos erros da equipe para que a qualidade do produto ou serviço
oferecido ao público não seja comprometida. E, quando os erros acontecem, é
necessário cobrar o time e, junto a ele, criar alternativas para corrigir e
evitar que se repitam. Lembre-se: estar à frente de uma equipe é uma grande
responsabilidade e, sem um líder eficiente, o trabalho de todos dificilmente
renderá bons frutos.
Christian
Barbosa - maior
especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad
PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de
produtividade, colaboração e administração do tempo.
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