Repensar
a profissão, estudar e conhecer outros lugares. Esses são alguns dos objetivos
de quem decide apostar em um período sabático, prática crescente no Brasil nos
últimos anos. O termo hebraico refere-se ao momento de descanso que a terra
passava após as colheitas, e atualmente está relacionado com a pausa que
profissionais dão em suas carreiras.
Nem
sempre é preciso sair do emprego para desfrutar de um período sabático. Porém a
questão é delicada, já que algumas organizações são mais conservadoras e não
compreendem o assunto. Mesmo assim, você pode tentar negociar com a empresa.
O
primeiro e mais importante passo é ter plena consciência de que esse momento
não representa férias. Entenda que essa é uma parada estratégica na carreira e,
por isso, requer planejamento, principalmente financeiro. Também não preciso
comentar que o fato de estar desempregado não pode ser considerado um período
sabático, certo?
Muitos
profissionais acham que não fazem o que gostariam devido à falta de tempo. Isso
é uma grande ilusão! Tudo na vida são escolhas e dependem de esforço e
disciplina. Não importa se você trabalha 12 horas por dia ou não faz nada, se
não tiver dedicação e organização para focar nos objetivos que pretende
atingir, nunca irá alcançá-los.
A
nossa vida é cheia de desculpas, e quase sempre os culpados são o trabalho e a
consequente falta de tempo que ele causa. Devemos nos questionar sempre que iniciamos
qualquer coisa: “para que tenho que fazer isso?”; “eu conduzo ou sou
conduzido?”; “escolhi ou fui escolhido por minha profissão e/ou empresa?”. Um
período sabático pode ser uma experiência única e ajudar a encontrar respostas
a essas questões.
Embora
eu recomende, insisto que o processo nem sempre é fácil e, acima de tudo,
requer planejamento financeiro. Você pode demorar um pouco para retornar ao
mercado, mas a chance de não ser reabsorvido é quase zero. Aproveite para
estudar, ampliar sua visão de mundo, cuidar da saúde e ter contato com o
diferente. Tudo isso vai te ajudar a enxergar infinitas possibilidades para sua
nova etapa de carreira.
Daniela do Lago -
coach de carreira, palestrante, professora dos cursos de MBA da Fundação
Getúlio Vargas nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento
Organizacional, Comunicação e Relacionamento Interpessoal e escritora.
Recentemente lançou o seu segundo livro - “UP! 50 dicas para decolar na sua
carreira”, pela Integrare Editora. A obra contém dicas práticas de
comportamento no trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário