Psicopedagoga e especialista
em educação infantil fala sobre o uso da tecnologia na educação
Estamos
cada dia mais conectados. Tablets, computadores e smartphones fazem parte do
dia a dia de adultos e crianças. Quando tratamos de vida escolar, torna-se
necessária a integração das instituições de ensino e dos professores com esse
meio. “A tecnologia quando usada de forma adequada é sim uma ferramenta de
apoio ao docente em suas práticas pedagógicas”, comenta Ana Regina Caminha
Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.
Segundo
a profissional, é necessária a capacitação desses profissionais, para que eles
possam conhecer essas ferramentas, e assim decidir a melhor maneira de
utilização em sala com os alunos. Ana Regina lembra ainda, que tais ferramentas
tecnológicas são apenas apoio, não devem ser colocadas em primeiro lugar. “Com
o uso da tecnologia em sala o docente tem novas opções, novas ferramentas de
apoio, que complementam sua jornada na transmissão do conhecimento, a tecnologia
não deve se sobrepor a isso”, explica.
Aqui no
Brasil, algumas escolas já aderiram a essas novas ferramentas, para ajudar no
processo educacional. Um exemplo disso são as chamadas “lousas digitais”, que
dão novas opções ao professor como realizar jogos educativos, projetos e
exercícios especiais com os alunos. “As lousas digitais, assim como as demais
tecnologias educacionais, podem ser utilizadas em sala de aula para motivar o
processo de ensino nas escolas e dar ainda mais vida a prática docente e ao processo
de aprendizagem das crianças”, comenta.
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