Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014




Hospital São Paulo convoca doadoras de leite
na Semana Mundial de Aleitamento Materno

Banco de leite da instituição está com estoque em situação crítica
e precisa de doações
               Entre os dias 1º e 7 de agosto acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Em 2014, o evento terá o tema "Amamentação: uma vitória para toda vida", com o lema "Promover, proteger e apoiar a amamentação é a meta essencial para salvar vidas". O Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) / Banco de Leite Humano do Hospital São Paulo, vinculado à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), é um dos apoiadores da data e está realizando uma convocação especial. O CIAAM está com estoque em situação crítica e precisa de doadoras, para continuar o atendimento às mães e recém-nascidos.

               A queda no número de doações é preocupante. Em 2012, 303 mães doaram 516 litros de leite materno, destinados para 419 crianças. Ano passado foram apenas 200 litros de leite materno doados por 250 mulheres, atendendo 306 bebês durante o ano. Em 2014, desde janeiro foram coletados somente 85 litros de leite, provenientes de 76 doadoras, sendo que apenas 88 recém-nascidos puderam receber o leite humano para o seu restabelecimento. “As doações vêm caindo a cada ano e é preciso que as mulheres se conscientizem da necessidade de doarem o excedente de leite, em vez de jogarem fora. Nossa equipe oferece todo o suporte às mães, inclusive retirando os frascos de leite em seu domicílio. A sobrevivência de muitas crianças depende dessas doações”, explica Ana Cristina Vilhena Abrão, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital São Paulo.

                O CIAAM oferece um atendimento diferenciado à população. Além da captação, tratamento e doação de leite materno, o serviço oferece suporte de atendimento multiprofissional para mães e bebês até um ano após o nascimento.

                Uma equipe composta de psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, por exemplo, oferece atendimento especializado para os mais diversos problemas relacionados à amamentação. Dentre eles estão o caso de crianças com problemas de sucção do leite, que recebem atendimento especializado de fonoaudiólogos; psicológicos que auxiliam mães em depressão que não conseguem amamentar e nutricionistas que acompanham as mulheres, auxiliando-as na introdução da alimentação complementar para o bebê.

                O local atende não apenas as pacientes do hospital – qualquer mulher que esteja enfrentando problemas relacionados à amamentação pode buscar atendimento no Banco de Leite Humano. Para entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital São Paulo é só ligar para (11) 5539-0155 ou (11) 5576-4829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O endereço é Rua Loefgreen, nº 2010 - Vila Clementino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados