Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de abril de 2014


Hipertensão, uma doença com importante impacto na sociedade

No dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04)

conheça algumas curiosidades

 

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença que acomete desde crianças a idosos, além de frequentemente, estar associada à obesidade ou doenças cardiovasculares. São consideradas hipertensas as pessoas com pressão arterial acima de 140 x 90mmHg, ou popularmente 14x9. Os sintomas como, dores no peito, na cabeça, tonturas e até sangramento nasal, são normalmente encontrados quando a pressão arterial está muito elevada. Segundo o cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, “A hipertensão arterial é uma doença determinada por elevados níveis de pressão do sangue nas artérias, fazendo com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal por fazer este sangue circular pelo corpo”.

 

Abaixo, confira algumas curiosidades sobre a doença:

 

1.            A hipertensão é predominante em mulheres.

 

A prevalência da pressão alta aumenta com a idade, cerca de 60 a 70% da população acima de 70 anos é hipertensa. Apesar de ser menor em mulheres do que em homens até os 40 anos, essa relação desaparece após os 50 anos, sendo esta mudança relacionada de forma direta com a menopausa. Em relação à etnia, além de ser mais comum em indivíduos afros descendentes, especialmente em mulheres, a pressão alta é mais grave e apresenta maior taxa de mortalidade. 

  

2.            Hipertensão arterial sempre é hereditária.

Nem sempre. A hipertensão arterial é classificada em primária, que corresponde a 90% da população de doentes e trata-se de uma síndrome que depende de vários fatores genéticos e ambientais, podendo-se dizer que a hipertensão arterial é hereditária. No caso da secundária é uma única doença que determina, como as doenças das artérias renais, glandulares e endurecimento de paredes de grandes artérias. Outros fatores que contribuem para o aumento pressórico são o excessivo consumo de sal e álcool, obesidade, sedentarismo e o estresse.

 

3.            Medicações contra a hipertensão arterial podem mexer com o desempenho sexual?

Existem algumas medicações para controle da pressão alta, por exemplo, os beta-bloqueadores, que podem causar redução da libido.

 

4.            Com a pressão controlada, o paciente pode interromper a medicação.

Mesmo com a pressão sob controle, não é permitido parar com a medicação, uma vez que a pressão só está controlada devido aos medicamentos. Exceção à hipertensão secundária, relacionada ao estilo de vida, por exemplo, sedentarismo e obesidade, já que com a mudança de hábito, como interrupção do sedentarismo e o excesso de peso, a pressão alta pode desaparecer.

 

5.            Exercícios físicos auxiliam no combate à hipertensão arterial.

A prática esportiva ajuda a romper o ciclo do sedentarismo e promove melhoras no condicionamento físico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados