A pandemia trouxe um cenário de mudança geral para a sociedade e, para o mundo corporativo, não foi diferente. Diante da necessidade de tantas transformações com o atual momento, o papel do líder na empresa se tornou ainda mais estratégico. Ainda que com adaptações, a liderança em uma empresa tem se mostrado cada vez mais essencial no sentido de provocar as mudanças necessárias para a atuação da empresa não apenas em projetos específicos, mas em relação ao funcionamento de todas as suas atividades. Essa função também passou a exigir novas capacidades e habilidades para conduzir os colaboradores no atual cenário.
Uma
pesquisa da consultoria Olivia com 150 executivos de sete países da América
Latina apontou que para 63% deles a crise acelerou transformações dentro da
empresa. Entre as principais competências necessárias apontadas para os líderes
estão a criatividade (67%) e a gestão de mudanças (59%). Entre os principais
processos a serem desenvolvidos está a liderança de equipes virtuais (68%) e
entre os desafios a habilidade para gestão virtual de equipes (58%) e a
manutenção do engajamento da equipe (57%).
O
fato é que a pandemia tem provocado uma transformação no mundo corporativo com
grande agilidade e, portanto, se fazem ainda mais necessários líderes que
consigam lidar com o dinamismo das mudanças, com a possibilidade de integrar
suas equipes mesmo à distância e ainda conduzir processos que ofereçam
resultados para as empresas. Afinal, com as transformações contínuas, é preciso
estar preparado para mudar os rumos de ideias e projetos e até mesmo de
planejamentos necessários para a empresa de forma organizada e ágil.
A
gestão de mudanças apontada na pesquisa visa reduzir o impacto das novidades,
diminuindo a resistência dos colaboradores e trazendo maior engajamento. Mas
esse é um processo longo, que exige um trabalho em equipe e muito preparo por
parte dos líderes. E isso não vale apenas para o presidente ou diretores de uma
empresa, mas também para gerentes, coordenadores ou mesmo líderes em pequenos
grupos ou em projetos pontuais.
Baseado
em um levantamento da empresa Prosci, trago algumas competências que os líderes
precisam desenvolver e que são essenciais para a gestão de um projeto ou mesmo
do dia a dia das equipes ou da empresa como um todo.
A
comunicação é um item fundamental e contínuo nesse processo, afinal, o
colaborador precisa entender qual o objetivo de uma determinada mudança, quais
as metas a serem atingidas e onde se quer chegar. É preciso que o colaborador
compreenda a importância do projeto e o seu papel nesse processo para que haja
engajamento e, dessa forma, ele se sinta motivado a produzir com mais
qualidade. Para isso, o líder deve estar preparado para argumentar e oferecer
suporte a uma determinada mudança. Mas é importante ficar claro que o próprio
líder precisa acreditar e estar engajado com o projeto para que o efeito seja o
esperado entre os colaboradores.
Com
a consciência da importância de uma determinada mudança, o líder deve treinar
seus colaboradores, transmitindo seus conhecimentos no processo. Em um momento
de distanciamento social, conversas individuais por ferramentas de vídeo,
mensagens ou por telefone podem ser importantes ferramentas. O líder mais
próximo da equipe é aquele com melhores condições de verificar o andamento de
um determinado projeto, com o acompanhamento de atividades e de desempenho.
Cabe a ele também identificar problemas e resistências individuais ou coletivas
que podem estar impedindo a equipe de alcançar os caminhos para os melhores
resultados. Para isso, o diálogo é imprescindível, inclusive com outros líderes
da empresa e colaboradores que não estejam envolvidos em determinado projeto.
O
momento atual exige diversos tipos de habilidades para os líderes. E nem sempre
estamos preparados ou temos condições para lidar com todas elas. Poder contar
com a ajuda de uma equipe especializada em gestão de mudanças que não esteja
internalizada na própria empresa pode ser uma saída interessante para o
negócio. Afinal, o olhar de fora de alguns profissionais preparados com
estratégias de comunicação, gestão de pessoas e indicadores de desempenho,
podem identificar problemas que não são facilmente perceptíveis ou que
encontram dificuldades de serem superados. O trabalho de gestão de mudanças
também pode colaborar para potencializar e preparar melhor os líderes nesse
processo. Por isso, estar atento às necessidades e demandas da empresa e buscar
um rumo para solucioná-lo é essencial. Afinal, em um período de tantas
transformações, quem não implementar mudanças contínuas e não tiver capacidade
de se adaptar aos desafios pode ficar para trás.
Niviani Rudek - diretora de operações da Gateware.
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