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quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Quais são os direitos dos passageiros aéreos com necessidades adicionais?

   AirHelp detalha principais regras para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e como proceder em casos de transtornos  

 

Viajar de avião pode ser uma árdua tarefa para pessoas com necessidades adicionais. Pesando nisso, a AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas e que já ajudou mais de 2 milhões de pessoas a receberem indenizações, detalha as principais regulamentações e os direitos garantidos aos passageiros aéreos com deficiência, idosos, gestantes, lactantes ou com mobilidade reduzida.   

“É importante lembrar que os passageiros com necessidades adicionais têm os mesmos direitos de acesso às viagens que as pessoas que não necessitam de auxílio. As regulamentações estabelecem padrões de assistência nos aeroportos e aviões para garantir que todos tenham a possibilidade de se locomover com tranquilidade e segurança para qualquer destino”, afirma Luciano Barreto, diretor geral da AirHelp no Brasil.

Confira os principais direitos e procedimentos para passageiros com necessidades adicionais:
 

Regulação pelo mundo - muitas leis garantem que os passageiros aéreos com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, com mobilidade reduzida e necessidades adicionais tenham apoio para viajar com dignidade em todas as etapas, desde a partida até a chegada. O serviço é conhecido como assistência especial e é prestado por companhia aéreas e aeroportos. 

Em alguns países, as regulamentações estabelecem limites específicos. No Reino Unido, os passageiros precisam entrar em contato com as companhias aéreas e os aeroportos pelo menos 48 horas antes da viagem, já no Brasil, em alguns casos, é necessário um aviso de 72 horas. Nos EUA, as empresas podem não exigir um aviso com antecedência, a menos que sua solicitação exija muito planejamento.
 

Informação – os aeroportos devem garantir que as informações estejam sempre disponíveis ao público sobre os serviços prestados durante a partida e chegada para pessoas com necessidades adicionais.
 

Assistência prioritária – a Resolução nº 280/2013 da ANAC abrange todos os passageiros com deficiência, com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida ou quem esteja viajando com crianças pequenas. As regras valem para todos os voos que partem ou chegam ao Brasil, garantindo prioridade no check-in, despacho de bagagem, no controle de fronteira, na disposição dos assentos e locomoção dentro do avião e aeroporto, arrumação de bagagem de mão, demonstração individualizada de procedimentos de emergência, transferências, conexões e outros.
 

Como solicitar a assistência especial – o passageiro pode solicitar o serviço entrando em contato com o aeroporto que está visitando ou a companhia aérea que está viajando. Questione todos os serviços de apoio que podem ser utilizados.
 

Auxílio para chegar ao assento do avião – é dever das companhias fornecerem assistência gratuita para ajudá-lo a chegar ao seu assento. Caso precise de auxílio para locomoção, pode ser incluso o uso de um elevador ou cadeira de rodas no corredor. Verifique se essa assistência está disponível em seu país ou região no momento da reserva. 

Entre em contato com a empresa e com os aeroportos de partida e chegada a fim de garantir que eles saibam que você está viajando. Não é permitido transportar um passageiro manualmente durante o embarque ou procedimentos de desembarque (exceto em situações de emergência e se a aeronave precisar ser evacuada).
 

Assentos especiais – com a evolução da legislação, pessoas com necessidades adicionais não têm direito a assentos especiais apenas na parte frontal da aeronave, mas também na traseira do avião, já que em muitos aeroportos brasileiros o embarque e desembarque pode ocorrer em qualquer porta da aeronave. 

Em aeronaves com 30 ou mais assentos, pelo menos metade do corredor deve ter cadeiras com apoios de braços móveis. Aviões com mais de 100 assentos devem ter pelo menos uma cadeira de rodas a bordo. É importante lembrar que os assentos especiais não podem ser localizados próximos às saídas de emergência.
 

Equipamentos técnicos – grávidas, idosos, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida ou que estejam viajando com crianças pequenas podem precisar de equipamentos técnicos para auxiliarem suas atividades, como andadores, bengalas, carrinhos de bebê e muletas. É dever das companhias aéreas realizarem o serviço de despacho dos objetos gratuitamente. Apenas um equipamento pode ser transportado sem custos e, se houver espaço suficiente, deve ser levado na cabine.

O equipamento deve ser apresentado, identificado e a companhia precisa fornecer um recibo ao passageiro. As empresas precisam ter precauções apropriadas com itens frágeis ou prioritários e os objetos devem ser transportados na mesma aeronave que o passageiro está viajando. Ao chegar ao destino, o equipamento deve ser entregue imediatamente. Caso o produto seja perdido ou danificiado, a companhia deve fornecer um equivalente para substituição.
 

Companheiros de viagem – o passageiro precisa ser acompanhado caso esteja viajando em uma maca ou incubadora, seja portador de deficiência mental ou intelectual que o impeça de entender as instruções de segurança do voo e caso não consiga utilizar as instalações sanitárias sem assistência. Nessas situações, a companhia área precisa fornecer um companheiro de viagem sem nenhum custo extra ou solicitar que o passageiro viaje com seu acompanhante escolhido, que deverá pagar no máximo 20% da tarifa paga pelo passageiro. 

O acompanhante deverá viajar na mesma aeronove, em um assento próximo, deve ter pelo menos 18 anos e ser capaz de fornecer qualquer auxílio necessário.
 

Cão-guia - é permitido viajar com um animal de apoio, como um cão-guia. Esse procedimento deve ser facilitado pelos aeroportos e companhias aéreas. É comum que as empresas solicitem uma comprovação de que seu cachorro recebeu o treinamento adequado e orientações sobre a alimentação e cuidados necessários com o animal. Os cães-guia devem ser transportados com espaço fornecido no piso da aeronave e perto do passageiro. Faça contato com a empresa para saber mais informações sobre o procedimento.  
 

Maus-tratos ou discriminação – a legislação exige que as companhias aéreas e aeroportos estabeleçam programas de treinamento de equipes e implementem sistemas de controle de qualidade do serviço oferecido. Também é necessário que as empresas tenham um colaborador responsável pela acessibilidade durante todo o período de operação com passageiros que necessitam de auxílio.

Caso sofra algum tipo de discriminação ou maus-tratos, o passageiro deve entrar em contato com a companhia aérea ou aeroporto para registrar uma reclamação. Caso a resposta não seja satisfatória, as queixas podem ser encaminhadas aos órgãos nacionais de fiscalização.

 

Leis de passageiros no Brasil   
 

Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.  

A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.  

A legislação brasileira protege os passageiros, desde que seus voos atendam aos 4 critérios a seguir:  

● O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro  

● O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 3 horas de atraso ou estava com overbook  

  ● Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea  

● O problema ocorreu nos últimos 5 anos (2 anos para voos internacionais)  

Para mais informações, visite www.airhelp.com/pt-br/ 

 

Metodologia   

Todos os dados da pesquisa AirHelp são baseados em voos regulares em aeroportos brasileiros, contidos no banco de dados global de voos da AirHelp. Para garantir dados precisos, AirHelp usa uma variedade de fontes e as combina em um banco de dados global.  
 



AirHelp
airhelp.com

 

Marco do hidrogênio verde: como a tecnologia ajuda nos desafios de gestão?

O hidrogênio verde continua em destaque no setor de energia. Como prova desse protagonismo, o Senado Federal aprovou, recentemente, o Projeto de Lei 2308/23, que trata da Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono. Coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a proposta visa inserir, de forma competitiva, essa modalidade na matriz energética brasileira. Uma vez que o texto se torne lei, novas diretrizes e regulamentações serão estabelecidas, exigindo uma gestão ainda mais eficaz em todo o setor.

O marco legal do hidrogênio verde é visto como um avanço promissor para estimular a transição energética no Brasil. Além de estipular regras sobre o transporte e uso dessa energia, a nova legislação prevê benefícios fiscais para as empresas que produzirem hidrogênio com menor emissão de carbono, utilizando energias renováveis.

Embora o projeto de lei crie oportunidades, ele também traz desafios. A produção de hidrogênio verde envolve uma cadeia complexa de processos, desde o preparo até a distribuição. Dessa forma, as empresas precisarão estabelecer um controle gerencial mais eficiente para registrar todos os dados das operações.

Nesse contexto, a tecnologia se mostra uma grande aliada no setor, tanto no aspecto produtivo quanto no operacional. Embora a utilização de recursos tecnológicos já tenha deixado de ser um diferencial competitivo há algum tempo, seu uso continua sendo essencial para garantir o melhor preparo e desempenho das organizações. No segmento de energia, a aplicação de ferramentas de gestão é indispensável para assegurar o cumprimento das novas exigências legais.

Entre os recursos tecnológicos que devem ser implementados pelo setor de energia nesta nova fase, estão: a Inteligência Artificial (IA), para acompanhar todas as etapas do processo de produção, identificar padrões e automatizar tarefas; CRM (Customer Relationship Management), que envolve a gestão e o relacionamento com os clientes, garantindo sua boa experiência e prospectando novos; e, principalmente, o ERP, visto que o sistema de gestão ajuda na melhor visualização e controle das operações, integrando funções na plataforma e centralizando as operações.

No entanto, implementar um novo sistema em qualquer organização, especialmente em um setor tão padronizado como o energético, não é uma tarefa fácil. Afinal, mais do que revisitar processos antigos, o segmento precisa estar preparado para as constantes mudanças que impactam diretamente seu futuro.

Por isso, contar com uma consultoria especializada nessa abordagem é uma estratégia ideal. Um time de especialistas com conhecimento de mercado pode contribuir efetivamente para o desempenho do negócio, baseado em experiências anteriores, além de acompanhar cada uma das etapas, identificando gargalos e guiando para uma jornada bem-sucedida de toda a empresa.

O Brasil tem favoritismo para se tornar uma potência mundial na produção de hidrogênio verde, devido à sua diversidade de fontes de energia e recursos naturais. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que realiza estudos para o MME, desde 2021, estão sendo desenvolvidos projetos-piloto em escala industrial para obter hidrogênio de baixo carbono nos seguintes locais: Portos de Pecém (CE), Suape (PE), Aratu (BA) e Açu (RJ).

Com a aprovação do Projeto de Lei, as geradoras de energia terão um importante incentivo para fortalecer seu protagonismo tanto no âmbito nacional quanto internacional. Assim, é crucial que as empresas do setor que almejam entrar nesse mercado comecem, desde já, a se preparar e a implementar melhorias que favoreçam seu desempenho. Afinal, mais do que aproveitar, é preciso sempre buscar por novas oportunidades.

 

Juliana Najara - gerente de arquitetura e projetos DEV da G2.


Especialista cita 7 estratégias de como manter equipes de alta performance alinhadas com o propósito das empresas

Somente com pessoas engajadas e uma cultura que promove atitudes positivas é possível alcançar e manter o sucesso nas corporações


O capital humano é o principal ativo de uma organização e por isso, reter e motivar os melhores colaboradores garante desempenhos superiores e benefícios significativos para a empresa.

Com a transformação na gestão de pessoas, é essencial adotar práticas inovadoras baseada em talentos, cultura organizacional positiva e uma liderança eficaz. A união desses três fatores podem transformar a experiência do cliente e, por consequência, os resultados de um negócio.

De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), quando são contratados colaboradores com comportamentos e atitudes que estão alinhados à cultura da empresa, automaticamente é promovido um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo", explica. 

Com as transformações no mundo corporativo e no mercado de trabalho, os departamentos de Recursos Humanos (RH) enfrentam grandes desafios ao assumirem o papel de criar negócios com maior foco no bem-estar do colaborador e em projetos com hierarquias horizontais.

Por todos esses motivos, a gestão de talentos tornou-se uma parte fundamental da estratégia que deve ser focada em valorizar e desenvolver profissionais que se identifiquem com aquela cultura corporativa, criando um ambiente saudável e motivador. “Vai além de lapidar o trabalhador, envolve humanizar o capital humano, considerando suas particularidades e potencialidades. As ações são planejadas a médio e longo prazo”.

Em sua mais recente obra, a edição revista e ampliada do best-seller “O Poder da Atitude”, Slivnik destaca justamente quais os cuidados em relação ao colaborador que devem ser trabalhados. “Propósito, Cultura, Liderança e Encantamento" são conceitos obrigatoriamente presentes nas empresas que desejam alcançar e manter o sucesso”, aponta.

Abaixo, o especialista citou sete estratégias fundamentais de como criar esses sistemas, desenvolver planos de carreira e políticas humanizadas para ajudar a motivar e engajar os time.


  1. Definição clara de objetivos e metas

Para que uma equipe funcione em alta performance, é crucial que todos os membros compreendam claramente os objetivos e metas da organização. As empresas precisam definir metas específicas e mensuráveis (SMART), garantindo que os colaboradores entendam como suas contribuições individuais se conectam com o sucesso geral da empresa. Quando os objetivos são claros, os colaboradores ficam mais alinhados e comprometidos com os resultados.

  1. Comunicação aberta e transparente

Uma comunicação eficaz é a base de qualquer equipe de alto desempenho. Empresas que promovem a comunicação aberta e transparente criam um ambiente onde os colaboradores se sentem à vontade para compartilhar ideias, expressar preocupações e oferecer feedback. Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços, destaca que a contratação de comportamentos e atitudes alinhados à cultura organizacional promove um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo, essencial para o sucesso da comunicação.

  1. Cultura de colaboração e confiança

Promover uma cultura de colaboração e confiança é fundamental para o alinhamento da equipe. Departamentos de Recursos Humanos (RH) que focam em criar um ambiente de trabalho que prioriza o bem-estar dos colaboradores, com hierarquias horizontais, ajudam a fortalecer a confiança mútua. Quando a equipe confia nos outros e na liderança, o trabalho colaborativo flui naturalmente, resultando em uma performance superior.

  1. Feedback contínuo e reconhecimento

O feedback contínuo e o reconhecimento dos esforços da equipe são cruciais para manter a motivação e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa. Criar políticas de feedback que estimulem a criatividade e a inovação, como sugere Slivnik, ajuda a identificar talentos e a promover um ambiente de reconhecimento e valorização. Celebrar as conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, mantém a equipe motivada e engajada.

  1. Desenvolvimento e capacitação contínua

Investir no desenvolvimento e na capacitação contínua dos colaboradores é uma estratégia eficaz para manter o alinhamento e a alta performance. As empresas que oferecem planos de carreira bem definidos, políticas humanizadas e oportunidades de aprendizado contínuo garantem que seus colaboradores estejam sempre prontos para enfrentar novos desafios. A capacitação contínua fortalece as habilidades da equipe e prepara a empresa para manter uma performance excepcional.

  1. Alinhamento de valores e cultura organizacional

O alinhamento dos valores pessoais dos colaboradores com a cultura organizacional é essencial para o sucesso a longo prazo. Como destaca Slivnik, investir na gestão de talentos significa humanizar o capital humano, valorizando e desenvolvendo profissionais que se identificam com a cultura corporativa. Quando os colaboradores compartilham os mesmos valores da empresa, suas decisões e ações estarão mais alinhadas com a visão e os objetivos da organização.

  1. Adaptabilidade e flexibilidade

Em um mundo corporativo em constante mudança, a adaptabilidade e a flexibilidade são essenciais para manter o alinhamento da equipe. Oferecer opções de trabalho flexíveis, como home office e horários diversificados, valoriza o bem-estar dos colaboradores e demonstra a preocupação da empresa com a qualidade de vida do time. Empresas que promovem um ambiente flexível e adaptável estão mais preparadas para enfrentar mudanças e manter a equipe alinhada e motivada. 



Alexandre Slivnik - único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston / EUA).
www.alexandreslivnik.com.br


Cuidados essenciais na aquisição de imóveis na planta: como garantir segurança e transparência em seu investimento

Advogado conta o passo a passo para não ser passado para trás no momento da negociação e acompanhamento de entrega


O mercado imobiliário brasileiro registrou, em 2023, um aumento de 32,6% nas vendas de imóveis residenciais novos, totalizando 163,1 mil unidades e R$ 47,9 bilhões, o maior resultado desde 2014, conforme dados da Abrainc e Fipe. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo programa Minha Casa Minha Vida, cujas vendas aumentaram 42,2%. Já no segmento de médio e alto padrão, as vendas subiram 14%, mas os lançamentos recuaram 38%. A expectativa para 2024 é de crescimento nos lançamentos e nas vendas, com possível apoio da redução das taxas de juros.

De acordo com Paulo Akiyama, advogado especialista em direito civil, a compra de um imóvel na planta é um marco na vida de muitas pessoas, representando a realização de um sonho e um investimento importante. No entanto, esse processo exige atenção cuidadosa para evitar problemas futuros. “Desde a escolha da construtora até a assinatura do contrato, é fundamental estar atento a todos os detalhes envolvidos na transação”, explica.

Para ele, a compra de um imóvel na planta é uma decisão que envolve riscos e, por isso, deve ser feita com máxima cautela. Avaliar a idoneidade das empresas envolvidas e compreender os detalhes do contrato são passos essenciais para evitar transtornos e prejuízos futuros.

“Antes de qualquer decisão, é importante entender o papel de cada parte envolvida no empreendimento”, diz. A incorporadora é a empresa responsável por idealizar e organizar o projeto do imóvel, cuidando da aquisição do terreno, dos trâmites legais, da viabilidade e da comercialização. Ela é a "dona do projeto", responsável por torná-lo viável e legal. Por outro lado, a construtora é a empresa encarregada da execução da obra, colocando o projeto em prática desde a fundação até a entrega das chaves. “Embora as funções de incorporadora e construtora possam ser desempenhadas pela mesma empresa, em muitos casos, elas são entidades distintas. Compreender essa diferença é essencial para que o comprador possa avaliar corretamente o histórico e a reputação de ambas as partes envolvidas”, completa.

É preciso, ainda, investigar a reputação da construtora e da incorporadora responsáveis pelo empreendimento. Pesquisar o histórico dessas empresas, buscando informações sobre projetos anteriores, é fundamental. Verificar se há registros de reclamações, ações judiciais ou problemas com atrasos em entregas anteriores pode evitar futuros transtornos. Essas informações podem ser obtidas por meio de órgãos como o Procon, sites especializados e redes sociais, além de consultar a regularidade do CNPJ das empresas junto à Receita Federal.

“Outro ponto crucial é a análise detalhada do contrato de compra e venda, que formaliza a aquisição do imóvel. Geralmente elaborado na forma de adesão, o contrato oferece pouca margem para alterações por parte do comprador. Por isso, é essencial analisar minuciosamente todas as cláusulas, especialmente aquelas que tratam dos prazos de entrega, condições de pagamento e multas em caso de descumprimento”, pontua o especialista. Verificar o prazo estipulado para a conclusão da obra e a entrega do imóvel, incluindo qualquer possibilidade de prorrogação, ajuda a evitar surpresas desagradáveis.

Acompanhar o cumprimento dos prazos de entrega do imóvel é uma das principais preocupações dos compradores. Além disso, é essencial verificar se a construtora está utilizando os materiais e acabamentos especificados no memorial descritivo. Qualquer substituição de materiais deve ser comunicada e aprovada pelo comprador, especialmente se houver uma diminuição na qualidade. O consumidor tem o direito de exigir reparação ou até mesmo a rescisão do contrato, com devolução dos valores pagos corrigidos, caso não concorde com as alterações realizadas.

Investigar outros empreendimentos realizados pela mesma construtora e incorporadora pode fornecer informações sobre a capacidade de entrega e o nível de satisfação dos clientes anteriores. “Em caso de atrasos na entrega do imóvel, o consumidor tem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Se o prazo de entrega estipulado em contrato for ultrapassado, o comprador pode optar pela rescisão contratual com devolução integral dos valores pagos, devidamente corrigidos, ou aceitar uma nova data de entrega, sendo compensado financeiramente, o que pode incluir multa e indenização por danos morais e materiais”, conclui.

A compra de um imóvel na planta pode ser uma excelente oportunidade de investimento e realização pessoal, desde que seja realizada com cuidado e atenção a todos os detalhes. Verificar a idoneidade da construtora e incorporadora, entender suas funções, analisar minuciosamente o contrato, acompanhar o cumprimento dos prazos e conhecer os direitos são passos fundamentais para garantir uma transação segura e evitar futuros problemas. 



Paulo Akiyama - formado em economia e em direito desde 1984. É palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados Associados e atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.


Akiyama Advogados
Para mais informações acesse o site

 

Queda drástica no valor das passagens aéreas contribui para a retomada do turismo no Rio Grande do Sul

Com mais de 86% de sua economia oriunda do turismo, Gramado é um dos municípios na serra gaúcha que atrai visitantes com bilhetes a partir de R$ 329 para o trecho entre São Paulo e Porto Alegre

 

Confirmada para o dia 21 de outubro, a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, reanima o setor de turismo de cidades do Rio Grande do Sul. Nos sites de grandes companhias aéreas é possível encontrar passagens a partir de R$329 no trecho entre São Paulo e Porto Alegre, na semana de Natal, período marcado pelo Natal Luz, em Gramado, na serra gaúcha. Maior evento natalino da América Latina, que costuma receber público superior a 3 milhões de pessoas, neste ano será especial, com muitos significados, já que os atrativos da festa retornam para as ruas da cidade para que todos possam celebrar juntos. 

Os preços das passagens aéreas entre a capital paulista e a gaúcha atingiram níveis históricos nos sites das principais companhias aéreas do país. De acordo com dados de sites de busca de voos, os preços médios chegaram a cair até 19% na rota, tornando a viagem mais acessível para turistas e viajantes de negócios. Especialistas indicam que entre 60 e 90 dias antes da data de partida é o melhor momento para encontrar as melhores tarifas. 

“É um momento muito importante para todos os gaúchos e brasileiros que já tem Gramado como um dos destinos preferidos, principalmente por conta do Natal Luz. Agora é o momento ideal para confirmar as férias e o feriado de Natal no maior evento natalino da América Latina”, afirma o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Reginato. 

Fundamental para o processo de retomada do Rio Grande do Sul, o turismo responde por 86% da economia do município de Gramado. Com a retomada das operações no Aeroporto Salgado Filho, a expectativa é de que a demanda por viagens entre São Paulo e Porto Alegre cresça significativamente nos próximos meses e seja um impulso na retomada da atividade econômica da região.



Novidades no Natal Luz

Para este ano, o Natal Luz de Gramado conta com importantes novidades. O Grande Desfile de Natal, que antes acontecia em ambiente fechado, volta a acontecer nas ruas da cidade, na região central e na Avenida das Hortênsias. Gramado passa a encantar todas as noites com um espetáculo de acendimento das luzes que iluminam a via principal, como uma dança luminosa. As atrações também acontecem um pouco mais cedo, começando às 20h, e não mais às 21h, dando mais fôlego ao comércio local. A programação completa do Natal Luz já está disponível em www.natalluz.com.br.

 

Cafezinho corresponde a 10% do valor da refeição em restaurantes, mostra pesquisa da Ticket

Divulgação
Preço médio da bebida é de R$ 5,29 e o preço médio da refeição completa na hora do almoço é de R$ 51,61; consumidor paga 64% mais caro ao optar pelo café expresso em vez do coado

 

A pesquisa + Valor, feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, com mais de 4,5 mil restaurantes nas cinco regiões do País, revelou que o custo do cafezinho após o almoço, é de, em média, R$ 5,29, que corresponde a 10% do preço médio da refeição completa (composta pelo prato principal, bebida, sobremesa e café), que em 2024 está em R$ 51,61. “Parece pouco, mas, considerando 22 refeições em dias úteis, ao final do mês o gasto com a bebida terá sido de R$ 116,38, o que equivale a mais de duas refeições completas”, comenta Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

No comparativo com o ano passado, quando a bebida apresentou um custo médio de R$ 4,72, houve incremento de 12,1% no valor. Na análise por região, o preço do cafezinho no Sudeste, Sul e Nordeste também representa 10% do custo com a refeição completa registrado nessas localidades. No Sudeste, o preço médio do almoço é de R$ 54,54, enquanto o café custa R$ 5,70. Já na Região Sul, enquanto a refeição completa gira em torno de R$ 48,91, o preço médio do café é de R$ 4,92. E no Nordeste, a refeição apresentou custo médio de R$ 49,09, e o cafezinho o valor de R$ 4,89.

Nas Regiões Centro-Oeste e Norte, a fatia que o café ocupa no valor total da refeição ficou em 9%. No Centro-Oeste, o preço médio do almoço é de R$ 45,21 e o do café é de R$ 3,85. Já no Norte, enquanto o custo da refeição completa ficou em R$ 45,41, o do cafezinho gira em torno de R$ 3,98.


Café expresso X coado

O levantamento da Ticket também mostrou que o complemento pode pesar um pouco mais nos gastos dos trabalhadores que optarem pelo café expresso, encontrado nos restaurantes a um preço médio de R$ 6,51, custo 64% superior no comparativo com a bebida coada, de R$ 3,96. Ao comparar as médias registradas em 2023, o café coado registrou aumento de 10,6%, já que ano passado custava R$ 3,58. Já o preço médio da bebida expressa, que custava R$ 6,01, teve um incremento de 8,3%.

Ainda de acordo com a pesquisa, o café coado, servido em 58% dos restaurantes entrevistados, é encontrado em maior proporção em estabelecimentos mais populares (em 62% dos restaurantes de autosserviço e 57% de serviço comercial), e em 40% do total ele é oferecido como cortesia. Já o café expresso, servido em 25% dos locais avaliados, é mais comumente encontrado em estabelecimentos mais requintados (51% dos restaurantes à la carte e 33% dos que servem pratos executivos). “Esse mapeamento é importante para que os trabalhadores possam recorrer às opções que mais se adequam ao seu orçamento mensal destinado à alimentação, e possam fazer substituições. Para os estabelecimentos, são dados que podem nortear suas estratégias de atuação”, comenta Natália.

 

Confira o cronograma semanal de obras das principais rodovias concedidas de São Paulo

 O intuito é melhorar o tráfego nas estradas paulistas e dar maior segurança para os usuários dessas vias


A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que estão sendo realizadas obras de melhorias nas rodovias concedidas: Anhanguera (SP-330); Bandeirantes (SP-348); Francisco Alves Negrão (SP-258); Marechal Rondon (SP-300); Professor João Hipólito Martins (SP-209); Castello Branco (SP-280); Prefeito Américo Augusto Pereira (SP-333); Miguel Jubran (SP-333); Washington Luís (SP-310); Brigadeiro Faria Lima (SP-326); Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333); Vicente Botta (SP-215); Rodoanel Mário Covas Sul e Leste (SP-021); Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340) e Professor Zeferino Vaz (SP-332). Os trabalhos têm como objetivo melhorar e garantir a segurança para quem trafega por essas estradas. Por isso, é preciso atenção dos motoristas nas vias interditadas para evitar acidentes.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes 

A CCR AutoBAn está em processo de implantação da 3ª faixa de rolamento entre o km 21 e o km 23, pista norte e sul da Rodovia Anhanguera (SP-330). Nesta etapa, para execução das obras, está sendo realizada a interdição completa da alça de saída do Rodoanel Mário Covas (SP-021), pista externa, para a Rodovia Anhanguera (SP-330), sentido São Paulo. As obras visam garantir maior fluidez e alívio no volume diário de veículos, aumentando a segurança e conforto dos clientes da concessionária. 

Neste trajeto do Rodoanel, o desvio para o motorista será pelo retorno no dispositivo do km 025+446 da Rodovia Anhanguera sem custos adicionais de tarifas nas praças de pedágio. A interdição total da alça está prevista para ocorrer até dia 31/01/2025. 

A CCR AutoBAn ressalta que a sinalização será reforçada e orienta aos motoristas que ao passarem pela área da obra, reduzam a velocidade e mantenham distância segura do veículo à frente. 

A concessionária vem executando ainda, desde 2 de maio, as obras de recuperação de 100% do pavimento de todas as rodovias do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, e para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego. 

Na Via Anhanguera (SP-330), no sentido interior, os trabalhos acontecem nos municípios de: Cajamar, Valinhos, Campinas, Sumaré, Limeira e Americana. Já no sentido capital: Jundiaí; Louveira; Vinhedo; Valinhos; Campinas; Sumaré; Limeira e Americana estão passando por obras de melhorias nesta semana. 

Na Bandeirantes (SP-348), no sentido interior e capital, as cidades de São Paulo; Cajamar; Jundiaí; Campinas; Cordeirópolis; Santa Bárbara d’Oeste passarão por obras.  

Nesta semana, para realizar a obra no pavimento, serão necessárias diversas interdições de aproximadamente 1 hora por noite com sistema de comboio.  

A concessionária Arteris está realizando obras na Anhanguera nos municípios de: Araras, Leme, Santa Cruz da Conceição, Pirassununga, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro. Os serviços acontecem durante o dia e também à noite, com frentes simultâneas de trabalho e alterações no tráfego. 

Os motoristas devem obedecer à sinalização indicativa, instalada na rodovia, e reduzir a velocidade nesses trechos, mantendo sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar colisões. A Arteris está recapeando 82 km da Rodovia Anhanguera. Os serviços têm duração prevista de 21 meses, com geração de até 400 empregos, diretos e indiretos.

 

Rodovia Francisco Alves Negrão 

Desde o dia 27 de julho, em continuidade às obras de duplicação da Rodovia Francisco Alves Negrão (SP-258), em Itapeva, a CCR SPVias realiza o fechamento temporário do acesso de entrada localizado no km 287+100, na altura do bairro Bela Vista, sentido interior. A intervenção é necessária para realizar a adequação do acesso, incluindo a implantação de faixas de aceleração e desaceleração, além de um ponto de ônibus.  

A previsão é que os serviços sejam executados em 90 dias. Neste período, os motoristas que desejam acessar a rodovia, devem utilizar o retorno localizado no km 288. 

As obras têm como objetivo melhorar a segurança e a fluidez do tráfego na região, proporcionando uma melhor experiência para todos os usuários da rodovia.

 

Rodovias Marechal Rondon (SP-300) e Professor João Hipólito Martins (SP-209) 

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração do Corredor Leste da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), realiza desde segunda-feira (02) o bloqueio da alça de acesso para os motoristas que seguem no sentido Tietê da rodovia e querem acessar a Rodovia Professor João Hipólito Martins (SP-209), no sentido Itatinga. 

O bloqueio é necessário para a continuidade das obras de implantação das novas marginais da SP-209. Segundo a previsão da concessionária responsável pela obra, a interdição deve durar cerca de 30 dias. Como opção, os motoristas devem utilizar as outras três pétalas do dispositivo localizado no km 249 da SP-300.  

Todo o trecho será sinalizado para alertar e orientar os motoristas. A concessionária, no entanto, solicita que os mesmos reduzam a velocidade e redobre a atenção ao passar pelo local, a fim de evitar acidentes. A movimentação receberá o acompanhamento das câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Rodovias do Tietê.  

Já a ViaRondon, concessionária da rodovia, realiza desde o dia 27/8 a interdição total do dispositivo de retorno do km 538 + 900 na Rodovia Marechal Rondon. A interdição será necessária para a continuidade das obras de implantação das marginais. A interdição tem previsão para até 20 dias. 

Os usuários que estiverem trafegando pela Rodovia Marechal Rondon nas proximidades do km 538 (ambos os sentidos) e necessitarem realizar o retorno, deverão antecipar sua saída e realizar o acesso no dispositivo do km 536 ou utilizar o dispositivo de retorno no km 541. 

Até a quarta-feira (11), a concessionária trabalha na implantação de mais uma passarela de pedestres em Araçatuba, a nova passarela está contemplada no projeto da obra de implantação das marginais no município. Para execução dos trabalhos a concessionária realizará interdição parcial da rodovia, na altura do km 534+700.

 

Rodovia Castello Branco 

A CCR ViaOeste avança com a construção das pistas marginais na Rodovia Castello Branco (SP-280), realizando o lançamento e a montagem das vigas da nova ponte Guilherme de Almeida, no sentido interior. 

Para a execução dessa etapa, será necessário o fechamento temporário da alça provisória de acesso à Rodovia Castello Branco (SP-280) pela Alameda Xingu, na altura do km 24, sentido interior. A intervenção começou na segunda-feira (26) e vai até o dia 20 de setembro de 2024. 

Para garantir tanto o avanço da obra quanto o fluxo de veículos no local, a CCR ViaOeste implementa um sistema de pare e siga, programado em dois períodos: 

·         Entre 09h30 e 11h30, com paradas de 15 minutos cada.

·         Entre 13h30 e 15h30, com paradas de 15 minutos cada.

 

A operação contará com toda a sinalização necessária para garantir a segurança e a orientação dos motoristas.

 

Rodovia Prefeito Américo Augusto Pereira

 

A Entrevias Concessionária de Rodovias deu início em mais 22 quilômetros de duplicação da Rodovia Prefeito Américo Augusto Pereira (SP-333), em Guarantã. A duplicação é do km 273+160 ao km 295+485 e dois novos dispositivos de acesso e retorno serão construídos, um no km 279+500 e outro no km 288+180. As obras integram o cronograma de investimentos da companhia em segurança, mobilidade e modernização da infraestrutura viária. A execução do projeto nesta etapa tem previsão de ser concluída no segundo semestre de 2025. O investimento é de R$ 88 milhões.

 

Com a duplicação, o usuário de rodovia tem maior agilidade no deslocamento e conforto ao trafegar. Juntas, as 15 cidades que compõem o trecho rodoviário sob concessão da empresa, na região de Marília, reúnem cerca de 470 mil habitantes que serão diretamente beneficiados. A SP-333 também é um importante corredor logístico, que favorece o escoamento da produção agrícola e industrial da região para todo o Brasil.

O projeto contempla novas faixas de rolamento e acostamento, sinalização horizontal e vertical, além de uma nova ponte sobre o Rio Feio e o alargamento e restauração da estrutura já existente.

O pavimento será feito com asfalto-borracha. O material é mais resistente ao desgaste pelo tempo, ou seja, tem maior durabilidade, além de ser ambientalmente sustentável. O objetivo é preservar o meio ambiente e oferecer aos usuários as melhores condições de tráfego. O novo pavimento e a rodovia duplicada oferecerão melhores condições de trafegabilidade e segurança aos veículos.

Com aproximadamente 232 quilômetros de extensão, a SP-333 está agora com obras de duplicação em quatro segmentos e 6 dispositivos de acesso e retorno em construção: 

·         Tarumã: duplicação do km 411+250 ao km 422+500 e implantação de 1 novo dispositivo no km 414+750.

·         Tarumã: implantação de 1 novo dispositivo no km 425+25, em Tarumã

·         Assis/Florínea: duplicação do km 427+050 ao km 444+520 e implantação de 2 novos dispositivos no km 433+950 e km 440+630, entre Assis e Florínea

·         Guarantã: duplicação do km 273+160 ao km 295+485, em Guarantã com 2 novos dispositivos.

 

Rodovia Miguel Jubran

Ao longo desta semana, a Entrevias, concessionária responsável pela Rodovia Miguel Jubran (SP-333), está executando obras de melhorias na rodovia. As obras acontecem entre os municípios de Assis e Tarumã. 

 

Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333)

Até o próximo domingo (15), a EcoNoroeste realiza obras de melhorias, intervenções e manutenções nas rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333). As obras diurnas acontecem das 7h às 17h e as obras noturnas das 21h às 7h.

Na SP-310, os trabalhos serão nas cidades de: Araraquara, Matão, Santa Adélia, Pindorama, São José do Rio Preto, Cedral, Catanduva, Catiguá e Uchoa.

 

Já na SP-333, as obras serão nas cidades de: Taquaritinga; Itápolis e Borborem.

 

Rodovia Vicente Botta 

 

A Arteris, concessionária responsável pela Rodovia Vicente Botta (SP-215), realiza obras de manutenção de pavimento na praça de pedágio no km 104+4, em Descalvado.  

 

Os serviços se concentram na pista de cobrança automática, sentido leste (Descalvado/Porto Ferreira), e têm previsão de término no dia 23 de setembro. Durante as obras, os motoristas que possuem tag nos veículos devem utilizar a pista de cobrança manual, onde será feita a verificação do dispositivo e a posterior liberação da passagem.

 

Rodoanel Mário Covas Sul e Leste

 

A SPMar iniciou nesta semana uma série de ações nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-021), com previsão de término até a quinta-feira (12). As obras começam às 9h e se encerram às 17h30.

 

Confira mais detalhes: 

·         Conservação em áreas de erosão entre os km 88 e 89 da pista externa no trecho Leste , sem interdição de faixas;

·         Recuperação do pavimento flexível entre os km 101 e 104 da pista externa, trecho Leste, com fechamento das faixas 1 e 2 em horários alternados;

·         Implantação do dreno longitudinal entre os km 125 a 122 da pista interna do trecho Leste. Haverá fechamento da faixa 1;

·         Recuperação de obra de arte especial: km 36+950 da externa do trecho Sul, Km 128+129 interna do trecho Leste e  entre o km 79 e 80 da pista externa do trecho Leste. Essa obra não necessita  interdição na faixa;

·         Manutenção  entre os quilômetros 55 e 57, pista externa no trecho Sul.Haverá interdição faixa 3 e do acostamento.

 

 

Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros 

 

As equipes de obras da concessionária Renovias devem concluir até a próxima sexta-feira (13), os serviços noturnos de recuperação do pavimento na Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340). As obras começaram no mês de abril e, a partir da próxima semana, seguirão com o cronograma de atividades somente durante o dia. 

 

Ainda esta semana, no período noturno, as obras estão concentradas entre Mogi Mirim e Mogi Guaçu, no trecho entre o km 166 e o km 172, em ambos os sentidos. As equipes seguem trabalhando com a aplicação do asfalto-borracha, também conhecido como asfalto ecológico, que utiliza borracha de pneu moído em sua composição. Além da aplicação do novo pavimento, as equipes também estão trabalhando na pintura da sinalização e implantação de tachas. 

 

Outro trecho que está recebendo melhorias no pavimento, esta semana, fica em Casa Branca, entre o km 222 e o km 223. Naquela região, as equipes estão trabalhando durante o dia.  

 

Professor Zeferino Vaz

 

A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, irá liberar o fluxo de veículos em um novo trecho da pista marginal da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia, a partir das 12h desta quarta-feira (11). Além disso,  uma alça do Trevo do Laranjão, no km 121 da via, que estava interditada para remodelação geométrica, também será reaberta.

 

Os motoristas que utilizam o trecho das marginais devem ficar atentos, pois haverá pontos em que o tráfego irá fluir por apenas uma das duas faixas. A liberação total das novas pistas, nos dois sentidos da rodovia, irá ocorrer até o fim de outubro.

 

A SP-332 terá vias marginais no trecho entre o km 114 e o km 125, do acesso ao distrito de Barão Geraldo, de Campinas a Paulínia.  A obra ocorre em etapas e a conclusão total está prevista para o segundo semestre de 2026.

 

O complexo de obras na região também prevê a requalificação dos trevos existentes no km 116 (Real Parque) e no km 119+700 (Betel). A Rota das Bandeiras também construirá uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no km 125 da rodovia.

 

As intervenções irão contribuir para qualificar a circulação de veículos na região, com melhor distribuição dos fluxos rodoviário e urbano. O trecho entre Campinas e Paulínia recebe uma média de 51 mil veículos por dia útil. 



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