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quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Confira o cronograma semanal de obras das principais rodovias concedidas de São Paulo

 O intuito é melhorar o tráfego nas estradas paulistas e dar maior segurança para os usuários dessas vias


A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que estão sendo realizadas obras de melhorias nas rodovias concedidas: Anhanguera (SP-330); Bandeirantes (SP-348); Francisco Alves Negrão (SP-258); Marechal Rondon (SP-300); Professor João Hipólito Martins (SP-209); Castello Branco (SP-280); Prefeito Américo Augusto Pereira (SP-333); Miguel Jubran (SP-333); Washington Luís (SP-310); Brigadeiro Faria Lima (SP-326); Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333); Vicente Botta (SP-215); Rodoanel Mário Covas Sul e Leste (SP-021); Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340) e Professor Zeferino Vaz (SP-332). Os trabalhos têm como objetivo melhorar e garantir a segurança para quem trafega por essas estradas. Por isso, é preciso atenção dos motoristas nas vias interditadas para evitar acidentes.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes 

A CCR AutoBAn está em processo de implantação da 3ª faixa de rolamento entre o km 21 e o km 23, pista norte e sul da Rodovia Anhanguera (SP-330). Nesta etapa, para execução das obras, está sendo realizada a interdição completa da alça de saída do Rodoanel Mário Covas (SP-021), pista externa, para a Rodovia Anhanguera (SP-330), sentido São Paulo. As obras visam garantir maior fluidez e alívio no volume diário de veículos, aumentando a segurança e conforto dos clientes da concessionária. 

Neste trajeto do Rodoanel, o desvio para o motorista será pelo retorno no dispositivo do km 025+446 da Rodovia Anhanguera sem custos adicionais de tarifas nas praças de pedágio. A interdição total da alça está prevista para ocorrer até dia 31/01/2025. 

A CCR AutoBAn ressalta que a sinalização será reforçada e orienta aos motoristas que ao passarem pela área da obra, reduzam a velocidade e mantenham distância segura do veículo à frente. 

A concessionária vem executando ainda, desde 2 de maio, as obras de recuperação de 100% do pavimento de todas as rodovias do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, e para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego. 

Na Via Anhanguera (SP-330), no sentido interior, os trabalhos acontecem nos municípios de: Cajamar, Valinhos, Campinas, Sumaré, Limeira e Americana. Já no sentido capital: Jundiaí; Louveira; Vinhedo; Valinhos; Campinas; Sumaré; Limeira e Americana estão passando por obras de melhorias nesta semana. 

Na Bandeirantes (SP-348), no sentido interior e capital, as cidades de São Paulo; Cajamar; Jundiaí; Campinas; Cordeirópolis; Santa Bárbara d’Oeste passarão por obras.  

Nesta semana, para realizar a obra no pavimento, serão necessárias diversas interdições de aproximadamente 1 hora por noite com sistema de comboio.  

A concessionária Arteris está realizando obras na Anhanguera nos municípios de: Araras, Leme, Santa Cruz da Conceição, Pirassununga, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro. Os serviços acontecem durante o dia e também à noite, com frentes simultâneas de trabalho e alterações no tráfego. 

Os motoristas devem obedecer à sinalização indicativa, instalada na rodovia, e reduzir a velocidade nesses trechos, mantendo sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar colisões. A Arteris está recapeando 82 km da Rodovia Anhanguera. Os serviços têm duração prevista de 21 meses, com geração de até 400 empregos, diretos e indiretos.

 

Rodovia Francisco Alves Negrão 

Desde o dia 27 de julho, em continuidade às obras de duplicação da Rodovia Francisco Alves Negrão (SP-258), em Itapeva, a CCR SPVias realiza o fechamento temporário do acesso de entrada localizado no km 287+100, na altura do bairro Bela Vista, sentido interior. A intervenção é necessária para realizar a adequação do acesso, incluindo a implantação de faixas de aceleração e desaceleração, além de um ponto de ônibus.  

A previsão é que os serviços sejam executados em 90 dias. Neste período, os motoristas que desejam acessar a rodovia, devem utilizar o retorno localizado no km 288. 

As obras têm como objetivo melhorar a segurança e a fluidez do tráfego na região, proporcionando uma melhor experiência para todos os usuários da rodovia.

 

Rodovias Marechal Rondon (SP-300) e Professor João Hipólito Martins (SP-209) 

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração do Corredor Leste da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), realiza desde segunda-feira (02) o bloqueio da alça de acesso para os motoristas que seguem no sentido Tietê da rodovia e querem acessar a Rodovia Professor João Hipólito Martins (SP-209), no sentido Itatinga. 

O bloqueio é necessário para a continuidade das obras de implantação das novas marginais da SP-209. Segundo a previsão da concessionária responsável pela obra, a interdição deve durar cerca de 30 dias. Como opção, os motoristas devem utilizar as outras três pétalas do dispositivo localizado no km 249 da SP-300.  

Todo o trecho será sinalizado para alertar e orientar os motoristas. A concessionária, no entanto, solicita que os mesmos reduzam a velocidade e redobre a atenção ao passar pelo local, a fim de evitar acidentes. A movimentação receberá o acompanhamento das câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Rodovias do Tietê.  

Já a ViaRondon, concessionária da rodovia, realiza desde o dia 27/8 a interdição total do dispositivo de retorno do km 538 + 900 na Rodovia Marechal Rondon. A interdição será necessária para a continuidade das obras de implantação das marginais. A interdição tem previsão para até 20 dias. 

Os usuários que estiverem trafegando pela Rodovia Marechal Rondon nas proximidades do km 538 (ambos os sentidos) e necessitarem realizar o retorno, deverão antecipar sua saída e realizar o acesso no dispositivo do km 536 ou utilizar o dispositivo de retorno no km 541. 

Até a quarta-feira (11), a concessionária trabalha na implantação de mais uma passarela de pedestres em Araçatuba, a nova passarela está contemplada no projeto da obra de implantação das marginais no município. Para execução dos trabalhos a concessionária realizará interdição parcial da rodovia, na altura do km 534+700.

 

Rodovia Castello Branco 

A CCR ViaOeste avança com a construção das pistas marginais na Rodovia Castello Branco (SP-280), realizando o lançamento e a montagem das vigas da nova ponte Guilherme de Almeida, no sentido interior. 

Para a execução dessa etapa, será necessário o fechamento temporário da alça provisória de acesso à Rodovia Castello Branco (SP-280) pela Alameda Xingu, na altura do km 24, sentido interior. A intervenção começou na segunda-feira (26) e vai até o dia 20 de setembro de 2024. 

Para garantir tanto o avanço da obra quanto o fluxo de veículos no local, a CCR ViaOeste implementa um sistema de pare e siga, programado em dois períodos: 

·         Entre 09h30 e 11h30, com paradas de 15 minutos cada.

·         Entre 13h30 e 15h30, com paradas de 15 minutos cada.

 

A operação contará com toda a sinalização necessária para garantir a segurança e a orientação dos motoristas.

 

Rodovia Prefeito Américo Augusto Pereira

 

A Entrevias Concessionária de Rodovias deu início em mais 22 quilômetros de duplicação da Rodovia Prefeito Américo Augusto Pereira (SP-333), em Guarantã. A duplicação é do km 273+160 ao km 295+485 e dois novos dispositivos de acesso e retorno serão construídos, um no km 279+500 e outro no km 288+180. As obras integram o cronograma de investimentos da companhia em segurança, mobilidade e modernização da infraestrutura viária. A execução do projeto nesta etapa tem previsão de ser concluída no segundo semestre de 2025. O investimento é de R$ 88 milhões.

 

Com a duplicação, o usuário de rodovia tem maior agilidade no deslocamento e conforto ao trafegar. Juntas, as 15 cidades que compõem o trecho rodoviário sob concessão da empresa, na região de Marília, reúnem cerca de 470 mil habitantes que serão diretamente beneficiados. A SP-333 também é um importante corredor logístico, que favorece o escoamento da produção agrícola e industrial da região para todo o Brasil.

O projeto contempla novas faixas de rolamento e acostamento, sinalização horizontal e vertical, além de uma nova ponte sobre o Rio Feio e o alargamento e restauração da estrutura já existente.

O pavimento será feito com asfalto-borracha. O material é mais resistente ao desgaste pelo tempo, ou seja, tem maior durabilidade, além de ser ambientalmente sustentável. O objetivo é preservar o meio ambiente e oferecer aos usuários as melhores condições de tráfego. O novo pavimento e a rodovia duplicada oferecerão melhores condições de trafegabilidade e segurança aos veículos.

Com aproximadamente 232 quilômetros de extensão, a SP-333 está agora com obras de duplicação em quatro segmentos e 6 dispositivos de acesso e retorno em construção: 

·         Tarumã: duplicação do km 411+250 ao km 422+500 e implantação de 1 novo dispositivo no km 414+750.

·         Tarumã: implantação de 1 novo dispositivo no km 425+25, em Tarumã

·         Assis/Florínea: duplicação do km 427+050 ao km 444+520 e implantação de 2 novos dispositivos no km 433+950 e km 440+630, entre Assis e Florínea

·         Guarantã: duplicação do km 273+160 ao km 295+485, em Guarantã com 2 novos dispositivos.

 

Rodovia Miguel Jubran

Ao longo desta semana, a Entrevias, concessionária responsável pela Rodovia Miguel Jubran (SP-333), está executando obras de melhorias na rodovia. As obras acontecem entre os municípios de Assis e Tarumã. 

 

Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333)

Até o próximo domingo (15), a EcoNoroeste realiza obras de melhorias, intervenções e manutenções nas rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333). As obras diurnas acontecem das 7h às 17h e as obras noturnas das 21h às 7h.

Na SP-310, os trabalhos serão nas cidades de: Araraquara, Matão, Santa Adélia, Pindorama, São José do Rio Preto, Cedral, Catanduva, Catiguá e Uchoa.

 

Já na SP-333, as obras serão nas cidades de: Taquaritinga; Itápolis e Borborem.

 

Rodovia Vicente Botta 

 

A Arteris, concessionária responsável pela Rodovia Vicente Botta (SP-215), realiza obras de manutenção de pavimento na praça de pedágio no km 104+4, em Descalvado.  

 

Os serviços se concentram na pista de cobrança automática, sentido leste (Descalvado/Porto Ferreira), e têm previsão de término no dia 23 de setembro. Durante as obras, os motoristas que possuem tag nos veículos devem utilizar a pista de cobrança manual, onde será feita a verificação do dispositivo e a posterior liberação da passagem.

 

Rodoanel Mário Covas Sul e Leste

 

A SPMar iniciou nesta semana uma série de ações nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-021), com previsão de término até a quinta-feira (12). As obras começam às 9h e se encerram às 17h30.

 

Confira mais detalhes: 

·         Conservação em áreas de erosão entre os km 88 e 89 da pista externa no trecho Leste , sem interdição de faixas;

·         Recuperação do pavimento flexível entre os km 101 e 104 da pista externa, trecho Leste, com fechamento das faixas 1 e 2 em horários alternados;

·         Implantação do dreno longitudinal entre os km 125 a 122 da pista interna do trecho Leste. Haverá fechamento da faixa 1;

·         Recuperação de obra de arte especial: km 36+950 da externa do trecho Sul, Km 128+129 interna do trecho Leste e  entre o km 79 e 80 da pista externa do trecho Leste. Essa obra não necessita  interdição na faixa;

·         Manutenção  entre os quilômetros 55 e 57, pista externa no trecho Sul.Haverá interdição faixa 3 e do acostamento.

 

 

Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros 

 

As equipes de obras da concessionária Renovias devem concluir até a próxima sexta-feira (13), os serviços noturnos de recuperação do pavimento na Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340). As obras começaram no mês de abril e, a partir da próxima semana, seguirão com o cronograma de atividades somente durante o dia. 

 

Ainda esta semana, no período noturno, as obras estão concentradas entre Mogi Mirim e Mogi Guaçu, no trecho entre o km 166 e o km 172, em ambos os sentidos. As equipes seguem trabalhando com a aplicação do asfalto-borracha, também conhecido como asfalto ecológico, que utiliza borracha de pneu moído em sua composição. Além da aplicação do novo pavimento, as equipes também estão trabalhando na pintura da sinalização e implantação de tachas. 

 

Outro trecho que está recebendo melhorias no pavimento, esta semana, fica em Casa Branca, entre o km 222 e o km 223. Naquela região, as equipes estão trabalhando durante o dia.  

 

Professor Zeferino Vaz

 

A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, irá liberar o fluxo de veículos em um novo trecho da pista marginal da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia, a partir das 12h desta quarta-feira (11). Além disso,  uma alça do Trevo do Laranjão, no km 121 da via, que estava interditada para remodelação geométrica, também será reaberta.

 

Os motoristas que utilizam o trecho das marginais devem ficar atentos, pois haverá pontos em que o tráfego irá fluir por apenas uma das duas faixas. A liberação total das novas pistas, nos dois sentidos da rodovia, irá ocorrer até o fim de outubro.

 

A SP-332 terá vias marginais no trecho entre o km 114 e o km 125, do acesso ao distrito de Barão Geraldo, de Campinas a Paulínia.  A obra ocorre em etapas e a conclusão total está prevista para o segundo semestre de 2026.

 

O complexo de obras na região também prevê a requalificação dos trevos existentes no km 116 (Real Parque) e no km 119+700 (Betel). A Rota das Bandeiras também construirá uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no km 125 da rodovia.

 

As intervenções irão contribuir para qualificar a circulação de veículos na região, com melhor distribuição dos fluxos rodoviário e urbano. O trecho entre Campinas e Paulínia recebe uma média de 51 mil veículos por dia útil. 



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