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segunda-feira, 17 de junho de 2024

Descubra 5 maneiras acessíveis de se tornar seu próprio chefe

 

No Brasil, empreender está nos planos de da população adulta, seja por necessidade ou oportunidade. Confira alternativas de baixo investimento para começar o próprio negócio e aprenda com o empreendedor Rafael Pinho que hoje é CEO de uma empresa focada em educação e empregabilidade — como iniciar sua jornada empreendedora

 

No Brasil, quase 100 milhões de pessoas se veem como empreendedoras, número que equivale a 67% da população adulta nacional. Os dados são de um levantamento do Sebrae, com base na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), e apontam que o país possui 42 milhões de pessoas que, de fato, empreenderam e 51 milhões que pretendem abrir o próprio negócio em um prazo de até 3 anos.


Cada empreendedor tem uma variedade de razões para iniciar um negócio e entre elas estão a oportunidade e a necessidade. Assim, enquanto uma parte desse segmento empreende motivada por uma oportunidade de negócio atraente no mercado, geralmente alinhada ao sonho de realizar uma paixão, outra parte empreende por não encontrar oportunidades no mercado de trabalho ou por necessidade de complementar a renda. Só para se ter uma ideia da discrepância entre salário mínimo e média de gastos, a pesquisa do Dieese indica que o salário mínimo ideal para uma família deveria ser por volta de R$ 6.500,00, ou seja, mais de quatro vezes o valor atual, que é de R$ 1.420,00.


De acordo com o co-fundador e CEO do ecossistema de Educação e Empregabilidade Refuturiza, Rafael Pinho, para aqueles que têm interesse em montar um negócio próprio, o primeiro passo é ter uma ideia de negócio que responda às necessidades do público, pois desta forma o empreendimento tem mais chances de prosperar. “Depois de encontrar uma ideia de negócio que seja viável e esteja alinhada tanto com o mercado quanto com os interesses e habilidades pessoais, é importante fazer uma pesquisa sobre o setor visado para entender o público-alvo, a concorrência, as tendências e as oportunidades de crescimento”, aponta o profissional.


Conforme destaca o executivo, é importante o empreendedor observar o que as outras empresas da mesma área estão fazendo e como estão se comunicando com o público. “Observe também os desejos do consumidor e veja se há alguma lacuna no mercado que você possa suprir. O que eles desejam que nenhuma outra empresa foi capaz de oferecer? É preciso encontrar o seu diferencial”, aconselha Rafael Pinho.

 

Negócios de baixo investimento

 

Para realizar o sonho de empreender nem sempre é necessário um alto investimento financeiro, porém é imprescindível investir em conhecimento. “O empreendedorismo requer uma ampla gama de habilidades, desde gestão financeira até marketing e liderança. Participar de cursos, workshops e buscar mentoria são maneiras eficazes de adquirir conhecimento e aprimorar habilidades essenciais para o sucesso nos negócios”, aconselha o CEO da Refuturiza, que oferece mais de 1.300 cursos de capacitação, que podem ser realizados de forma on-line. “Ao seguir uma abordagem estruturada, buscar conhecimento e estar preparado para adaptar-se às mudanças, o caminho para o sucesso no empreendedorismo se torna mais acessível”, atesta Rafael Pinho.


Se você está em busca de oportunidades de negócios de baixo investimento para obter lucro em curto prazo, confira a seguir cinco ideias de negócios que você pode colocar em prática em pouco tempo. Em algumas das opções é possível trabalhar em casa, sem a necessidade de deslocamentos, além de construir uma agenda compatível com a sua rotina.

 

1. Youtuber empreendedor

 

Empreender como Youtuber envolve criar conteúdo de vídeo interessante e envolvente para atrair e expandir o público, além de gerar receita por meio de várias fontes.


É essencial escolher um nicho, ou seja, qual será o foco do seu canal no YouTube, que pode ser desde tutoriais de maquiagem até vídeos de viagens ou análises de produtos.


Definido o nicho, é importante criar conteúdo de qualidade, o que envolve a produção de vídeos de alta qualidade que sejam interessantes, informativos ou divertidos para o público-alvo.


Com uma audiência sólida, é possível começar a ganhar dinheiro com seu canal por meio de programas de parceria do YouTube, patrocínios, venda de produtos ou serviços, e outros métodos de monetização.


Para se destacar no competitivo mundo do YouTube, é preciso aprimorar as habilidades, sobretudo na criação de conteúdo, edição de vídeo e marketing.

 

2. Cuidador de idosos

 

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, há uma demanda crescente por cuidados para idosos, por isso a carreira de cuidador de idosos está em alta.


Muitos idosos preferem envelhecer em casa, se possível, em vez de em instituições de longa permanência, há um aumento da demanda por cuidadores domiciliares. O trabalho exige conhecimentos específicos, como cuidados com higiene e alimentação, prevenção a quedas, cuidados com a pele e aparência, e promoção da melhora da qualidade de vida de idosos, entre outros.


Há oportunidades de trabalho em tempo parcial ou horários flexíveis, o que pode ser útil para conciliar o trabalho com outras responsabilidades.

 

3. Organizador de festas e eventos

 

Empreender no ramo da organização de festas e eventos não exige muito investimento e tem algumas vantagens. A primeira é que não existe baixa temporada, já que as demandas são contínuas, afinal comemoram-se aniversários, casamentos e outras celebrações o ano todo. Outra vantagem é que se o profissional fizer um bom trabalho, são grandes as chances de fidelização por parte dos clientes.


Neste tipo de negócio há um ponto importante, que merece destaque: não é possível realizar um evento sozinho. Assim, apesar de ter baixo investimento, é preciso se cercar de parceiros de outras áreas, como fornecedores, fotógrafo, culinarista, confeiteiro, decorador, entre outros profissionais.


Entre os conhecimentos e habilidades exigidos estão desenvolvimento de cronograma, cumprimento de prazos, elaboração de planilhas de custos e gastos, e boa comunicação.

 

4. Loja on-line de produtos artesanais

 

O mercado de produtos artesanais tem crescido significativamente nos últimos anos em razão do interesse das pessoas por produtos únicos, personalizados e feitos à mão.


Fazer cursos de artesanato para aprimorar a técnica é um excelente ponto de partida. Entre as categorias que mais se destacam estão Bijuterias e acessórios, Cosméticos, Velas aromáticas, Crochê e tricô.

 

5. Serviços de marketing de conteúdo para redes sociais

 

Pequenas e médias empresas, muitas vezes, precisam de ajuda para gerenciar suas redes sociais e criar conteúdo relevante para seus clientes.  Com o crescimento da comunicação on-line e, consequentemente, do marketing digital, essa é uma profissão que está sempre em alta e pode pagar bons valores.


Há ainda outras vantagens: é possível trabalhar sozinho, no próprio horário e de qualquer lugar.


O conhecimento em marketing digital também pode e deve ser aplicado em qualquer tipo de negócio, por isso é uma habilidade que deve ser dominada por todo e qualquer empreendedor.


BOLETIM DAS RODOVIAS

  

         Castello Branco tem trecho congestionado nesta tarde


A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa as condições de tráfego nas principais rodovias que dão acesso ao litoral paulista e ao interior do Estado de São Paulo no início da tarde desta segunda-feira (17). 

 

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)

Operação Normal (5x5). O sistema apresenta tráfego normal, sem congestionamentos.

 

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

A Rodovia Anhanguera (SP-330), apresenta tráfego normal, sem congestionamentos. Na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) o tráfego está lento do km 16 ao km 13+360 na chegada à capital.

 

Sistema Castello Branco-Raposo Tavares

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) apresenta tráfego normal nos dois sentidos. Já na Rodovia Castello Branco (SP-280), o motorista encontra congestionamento do km 15 ao km 13+700 no sentido capital, para quem segue para o interior, o tráfego é normal.

 

Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto

O Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto apresenta lentidão do km 20 ao km 18, sentido capital

 

Rodovia dos Tamoios

Tráfego normal, sem congestionamentos.



Saiba como é a estrutura da prova do Vestibular das Fatecs

Foto: Roberto Sungi

Inscritos no Vestibular das Fatecs terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação

Avaliação do processo seletivo será aplicada em 30 de junho, às 13 horas, em todas as regiões do Estado; locais de prova poderão ser consultados a partir do dia 26, na internet


A prova do Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre será aplicada no dia 30 de junho, às 13 horas. Os candidatos que irão concorrer a uma vaga para o Ensino Superior Tecnológico gratuito do Centro Paula Souza (CPS), terão cinco horas para responder a questões de múltipla escolha e fazer uma redação. Os locais de exame poderão ser consultados a partir das 15 horas de 26 de junho, pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Comum a todos os cursos, a prova terá 54 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas. Desse total, 40 questões abordam o núcleo comum do Ensino Médio, sendo 5 perguntas de cada uma das 8 disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, química e português. Outras 5 questões envolvem raciocínio lógico e as 9 questões restantes abrangem conteúdo multidisciplinar, para solução de situações-problema. Quanto ao peso da prova, oito conjuntos de questões terão peso 1 e dois conjuntos, peso 2, conforme o eixo tecnológico a que pertence o curso escolhido pelo candidato. 

A redação vale 10 pontos no total da prova e avalia a capacidade do candidato para desenvolver e organizar as ideias. O objetivo é analisar a apresentação de teses e argumentos, se há lógica e abordagem criativa ao tema proposto. Também se há desenvolvimento de uma narrativa dotada de sentido, em que fato, personagens, espaço, tempo, causa e consequência se correlacionem na composição do enredo. A produção do texto também avalia o uso da variedade culta da língua portuguesa, com suas estruturas gramaticais. Além disso, são observados os princípios de coesão, coerência, progressão temática e a propriedade das soluções linguísticas em nível sintático-semântico. Vale reforçar que a fuga ao tema proposto pelo exame resultará em nota zero para o candidato.

O anexo 3 do Manual do Candidato e da Portaria que regulamenta o Vestibular das Fatec detalha os conteúdos que podem cair na prova. Obrigatoriamente, a folha de Resposta Definitiva e a Folha de Redação deverão ser preenchidas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 

O gabarito oficial será divulgado no dia 1º de julho, a partir das 15 horas, pelo site vestibularfatec.com.br. A lista de classificação geral e o desempenho dos candidatos serão divulgadas em 15 de julho. O cronograma completo do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024 pode ser consultado aqui.


Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site vestibularfatec.com.br


Centro Paula Souza 


ANS concede portabilidade para clientes da operadora Med Life Saúde Ata Ltda

Beneficiários têm até 60 dias para mudar de plano sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 13/06, a concessão da portabilidade especial de carências para os clientes da operadora Med Life Saúde Ata Ltda. (Registro ANS nº 41.965-6). 

A partir dessa data os usuários dos planos têm até 60 dias para ingressarem em um novo plano à sua escolha e ao final desse período a operadora terá seu registro na ANS cancelado e suas atividades encerradas. 

Os clientes poderão contratar qualquer plano disponível no mercado sem cumprir novos períodos de carências ou cobertura parcial temporária. Caso ainda estejam em carência no plano atual, o período remanescente poderá ser cumprido na nova operadora. 

Na portabilidade especial de carências os beneficiários podem escolher qualquer plano em comercialização, independente do seu preço, em qualquer outra operadora. 

Para auxiliar nessa decisão a Agência disponibiliza em seu portal o Guia ANS de Planos de Saúde, que aponta ao consumidor os planos disponíveis para contratação e exercício da portabilidade de carências. 

Para fazer uso do benefício os interessados devem se dirigir diretamente à operadora escolhida portando a seguinte documentação: identidade, CPF, comprovante de residência e cópias de, pelo menos, três boletos pagos na operadora de origem referentes ao período dos últimos seis meses.  

Vale destacar que a ANS não participa diretamente da contratação de planos de saúde.

As regras gerais para o exercício da portabilidade de carências estão atualmente dispostos na Resolução Normativa nº 438/2018 e no portal da ANS está disponível uma cartilha que explica a portabilidade de forma didática e acessível. Clique a acesse. 

Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre a portabilidade ou estiverem enfrentando problemas de atendimento devem registrar reclamação na ANS. Para isso, eles têm à disposição os seguintes Canais de Atendimento: 

·         Disque ANS (0800 701 9656): atendimento telefônico gratuito, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais;         

·         Formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor;   

·         Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105; e   

·         Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país.  Confira aqui as unidades com atendimento presencial e faça o agendamento online.  

·         CONFIRA A RESOLUÇÃO OPERACIONAL (RO) Nº 2907/2024 – MED LIFE SAUDE ATA LTDA


Terrenos de marinha é diferente de praia; entenda a PEC 3/2022

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates. Na consulta pública aberta no site do Senado Federal mais de 2 mil pessoas apoiam a proposição enquanto outras 159 mil não apoiam.


Antes de explicar a diferença entre terrenos de marinha e praia, vou contar o que propõem a PEC 3/2022. Ela tem como objetivo revogar o inciso VII do caput do artigo 20 da Constituição Federal e o parágrafo 3º do artigo 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Em outras palavras, a PEC pretende anular as regras de que os terrenos de marinha e seus acrescidos são bens da União e que os valores atualmente cobrados pelo uso de terras públicas a particulares parem de ser aplicados aos terrenos de marinha e seus acrescidos, situados na faixa de segurança, a partir da orla marítima.

Pois bem, os terrenos de marinha foram delimitados em 1831 e correspondem a todas as áreas que sofrem influência de marés (costa marítima, margens de rios e lagoas, além daquelas áreas que contornam as respectivas ilhas). Eles estão localizados numa faixa que começa a 33 metros da linha do preamar-médio, isto é, do ponto mais alto de onde chegou a maré em direção à terra, numa média registrada há 193 anos, confirmada no artigo 2 do Decreto-Lei 9.760/1946.

Os imóveis situados nos terrenos de marinha são de propriedade da União – em alguns casos esporádicos a propriedade pertence aos Estados e aos Municípios – e os proprietários são, na verdade, detentores do domínio útil do imóvel. Deles, além do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano) são cobradas basicamente três taxas: laudêmio, foro e taxa de ocupação.

O laudêmio, é uma taxa correspondente a 5% do valor do imóvel e é cobrada quando ele é comercializado. Como dito acima, a propriedade dos imóveis localizados em terrenos de marinha é da União, porém, muitos desses imóveis são ocupados por cidadãos, que são detentores do domínio útil sobre eles, e este domínio pode ser transacionado – ou seja, pode ser objeto de compra e venda, doação, cessão, etc. Assim, sempre que o domínio útil for objeto de uma transação onerosa (comercializado), será devida a taxa denominada laudêmio. Já o foro, é uma taxa de 0,6% do valor da edificação que é cobrada anualmente daqueles que ocupam imóveis edificados em áreas caracterizadas como terrenos de marinha. A taxa de ocupação, cujo valor é de 2% ou 5% do valor do imóvel, por sua vez, é exigida de quem ainda não firmou o contrato de aforamento com a União – uma espécie de contrato de arrendamento.

A defasagem das fronteiras estabelecidas em 1831 entre aquilo que prevê a legislação e aquilo que é considerado pela União para cálculo dessa faixa de 33 metros, os critérios de avaliação dos valores dos imóveis para cálculos dessas obrigações tributárias e os elevados aumentos dessas taxas são constantemente questionados no Poder Judiciário.

Logo, basicamente, se a Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha for aprovada e sancionada com o texto que está hoje no Senado, ela permitirá a transferência dos territórios para ocupantes particulares, Estados e Municípios. Os moradores passarão a ser realmente os donos de seus imóveis sem precisar pagar laudêmio, foro e taxa de ocupação.

E as praias serão privatizadas?

A PEC 3/2022 não prevê alterações na Lei 7.661/1988, que instituiu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC). Por isso, mesmo que aprovada, seguirá valendo o que rege o artigo 10 do PNGC: “as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido”.

Deste modo, vale lembrar que a praia é um bem livre e insuscetível de privatização. O trânsito das pessoas pode ser restrito apenas aos trechos considerados de interesse de segurança nacional ou nas praias incluídas em áreas protegidas por legislação específica.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto, poderá emitir sua opinião favorável ou desfavorável sobre a PEC, mas sem incorrer no erro técnico de se falar em "privatização das praias".


Fabricio Posocco - professor universitário e advogado no Posocco & Advogados Associados (www.posocco.com.br)


Reciclagem de eletrônicos contribui para a preservação do meio ambiente; saiba como adotar essa prática

Imagem meramente ilustrativa

Samsung Recicla, programa de logística reversa da Samsung, disponibiliza descarte facilitado para eletrônicos quebrados e sem uso em todo o país

 

Sabendo da importância de conscientizar as pessoas sobre a adoção de hábitos sustentáveis em prol do meio ambiente, a Samsung entende e atende à demanda de reciclagem voltada a produtos eletrônicos. O Samsung Recicla, programa de logística reversa da Samsung, facilita e estimula esse processo de descarte, garantindo uma destinação adequada a produtos eletrônicos de todos os portes.
 

Dispositivos eletrônicos podem ter em sua composição substâncias classificadas como nocivas para o meio ambiente e para as pessoas. Por isso, é importante que esses equipamentos sejam devidamente descartados quando não estiverem mais em uso, evitando a sua disposição inadequada no meio ambiente. Entretanto, por se tratar de uma categoria de produtos em que o descarte adequado é, muitas vezes, trabalhoso e pouco claro, ainda há quem mantenha eletrônicos quebrados e sem uso parados em algum canto da casa ou, no pior dos cenários, descartando-os de forma indevida.
 

O Samsung Recicla é uma das iniciativas que reforça o compromisso da Samsung para com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, compondo as ações de responsabilidade social da empresa. Para facilitar o processo de descarte e reciclagem, o programa oferece em suas lojas e Centros de Serviço pontos de coleta para produtos de pequeno e médio porte, como pilhas, baterias, acessórios, celulares, tablets e notebooks. Já para o descarte de produtos de grande porte, como geladeiras, máquinas de lavar e TVs, a Samsung disponibiliza ao consumidor a coleta em sua residência.
 

Como descartar eletrônicos pelo Samsung Recicla
 

O descarte de produtos pelo Samsung Recicla é muito simples. Para descartar produtos de pequeno e médio porte, basta levá-los até uma loja ou Centro de Serviço de sua escolha. Clique aqui para encontrar o ponto de coleta mais próximo de você. Se o aparelho a ser destinado à reciclagem for de grande porte, como refrigeradores, lavadoras, lava e seca, televisores acima de 40 polegadas e aparelhos de ar-condicionado, o consumidor pode entrar em contato com a Samsung pelos canais digitais e agendar a coleta do eletrônico em sua residência. Mais detalhes estão disponíveis clicando aqui.
 

Por dentro do processo de reciclagem da Samsung
 

Após a coleta, os eletrônicos são enviados aos prestadores de serviço da Samsung, que são qualificados e licenciados pelos devidos órgãos ambientais, a fim de serem submetidos a processos seguros e rígidos de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes. A etapa seguinte é processar e os materiais recicláveis para reinseri-los na cadeira produtiva como matéria-prima, conforme suas particularidades. O material restante, não caracterizado como reciclável, é destinado a um descarte ambientalmente adequado.

Para saber mais sobre o Samsung Recicla, acesse o site oficial do programa. Você também pode acompanhar as novidades de produtos e serviços da Samsung na Newsroom Brasil.

 

Samsung Newsroom
Link.


Saneamento 4.0 e a revolução no tratamento de recursos hídricos

 Os avanços obtidos através da integração de tecnologias avançadas, com a Internet das Coisas (IoT), automação, análise e coleta de dados e a Inteligência Artificial, trouxeram para o mercado soluções disruptivas, marcando uma era significativa na indústria 4.0. O saneamento, um setor essencial que enfrenta desafios significativos, também está se beneficiando dessa revolução tecnológica, conhecida como Saneamento 4.0. 

Este avanço visa melhorar o tratamento e a distribuição de água, além de otimizar o consumo de energia. Através do Saneamento 4.0 é possível superar os gargalos do setor, como ineficiências operacionais, cobertura limitada e falta de precisão nas operações. 

A integração dessas tecnologias são fundamentais para o Brasil, onde, segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, cerca de 49 milhões de habitantes não possuem acesso a saneamento básico adequado, e 4,8 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável. 

Além de buscar abordagens mais inteligentes, eficientes e sustentáveis na preservação de recursos hídricos, a implementação de tecnologias avançadas no segmento permite: 

A automatização dos sistemas para controle e monitoramento dos processos de tratamento, distribuição e coleta de água, aumentando a eficiência operacional e reduzindo a necessidade de intervenções manuais. O uso de sensores de presença em áreas de risco para garantir a segurança dos técnicos e das operações. 

Além de diagnósticos mais precisos e agilidade em manutenções e reparos, evitando o desperdício de água ocasionado por falhas técnicas; o controle na dosagem de produtos químicos nos processos de tratamento da água; e elaboração de relatórios detalhados que indicam pontos críticos, consumo anormal de água, níveis de reservatórios,entre outros. 

Exemplos de sucesso já podem ser observados em locais como Cingapura, cidade-estado localizada no sudeste asiático entre a Malásia e a Indonésia, onde o uso de tecnologias avançadas permitiram que até 40% das águas residuais fossem recicladas e reutilizadas, inclusive para consumo humano. 

Portanto, o Saneamento 4.0 não apenas oferece um “pacote dos sonhos” para o setor, que inclui eficiência operacional, sustentabilidade e baixo custo nas operações, mas também demonstra que, com a integração das tecnologias adequadas, é possível transformar o cenário do saneamento básico. Dessa forma, beneficiamos a qualidade de vida das pessoas e protegemos o meio ambiente. 



Francisco Carlos Oliver - engenheiro, e diretor técnico e comercial da Fluid Feeder, empresa fornecedora de equipamentos para tratamento de água e efluentes, com soluções de alta tecnologia para medição, transferência e dosagem de produtos químicos sólidos, líquidos e gasosos. www.fluidfeeder.com.br


Dados em nuvem também potencializam o marketing; veja as vantagens

Na era digital, a tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, desde a forma como nos comunicamos até a maneira como fazemos negócios. Um dos grandes recursos para acompanhar essa mudança é a computação em nuvem. Aqui iremos defini-la e entender as vantagens de sua aplicação no marketing e vendas. 


Em sua essência, a computação em nuvem é uma tecnologia que possibilita a entrega de serviços de computação, como armazenamento, capacidade de processamento, bancos de dados, rede e aplicativos de software, através da internet. Em vez de depender de servidores locais tradicionais ou computadores pessoais, os usuários podem acessar esses recursos de onde estiverem por meio de uma rede de servidores mantidos por provedores de serviços em nuvem, assim integrando esses dados. 

A ausência dessa integração pode acarretar limitações nas tomadas de decisão, prolongar o caminho para a resolução de problemas, reduzir a eficácia das decisões ou até mesmo gerar cenários incompletos. Por exemplo, ao dependermos exclusivamente de dados provenientes de um canal, como e-commerce, e ignorarmos informações de outras fontes, arriscamos ficar sem uma visão completa do desempenho de nossos canais de vendas e marketing. Se ocorrer uma interrupção na mensuração de conversões no e-commerce pelas ferramentas de web analytics, nossa capacidade de dimensionar o erro e evitar impactos negativos na experiência do cliente fica comprometida. 

No entanto, se integramos dados de Sell-Out, podemos detectar oscilações anormais com rapidez e agir em conformidade. O tempo que leva para alternar entre plataformas e bases de dados é o período durante o qual permitimos que os erros afetem a experiência dos usuários. Outro cenário ocorre quando capturamos leads online, mas a venda é concluída offline. Se não tivermos visibilidade sobre a eficiência dos leads gerados, nossas estratégias de marketing em segmentação, remarketing e alocação de investimentos podem ser prejudicadas. 

Ter uma visão completa do fluxo de conversão nos ajuda a monitorar o desempenho da plataforma, reagir a erros e otimizar estratégias de canais, como Mídia Paga, SEO, CRM e outras abordagens out-bound. Por outro lado, quando conseguimos estruturar dados por meio de cruzamentos entre diferentes fontes e estabelecemos um fluxo eficiente para sua análise, surgem oportunidades de grande impacto. Podemos acompanhar em tempo real as vendas dos principais produtos na Black Friday para evitar comunicações sobre produtos esgotados. Ou ainda, conseguimos mensurar o impacto de grandes lançamentos analisando as principais fontes de tráfego e conversões online e offline dos produtos.

Além disso, cruzar dados de mercado com dados internos da marca pode nos ajudar a entender o potencial de expansão do mercado e direcionar decisões de investimento e expansão regional com maior precisão e base concreta. A computação em nuvem para marketing e vendas apresenta também as seguintes vantagens: 

1. Escalabilidade: As empresas podem facilmente aumentar ou diminuir seus recursos com base na demanda, garantindo que paguem apenas pelo que utilizam. Essa flexibilidade permite que as empresas lidem eficientemente com cargas de trabalho variáveis, melhorando a relação custo-benefício e a utilização de recursos. 

2. Economia de Custos: A computação em nuvem normalmente segue um modelo de pagamento conforme o uso, eliminando a necessidade de grandes investimentos iniciais em hardware e infraestrutura. Essa abordagem econômica permite que as empresas alocam seus recursos financeiros de maneira mais eficiente, visto que podem acompanhar as métricas de uso detalhadas que são usadas para comunicar os custos de uso. 

3. Acessibilidade e Colaboração: Os serviços em nuvem permitem que os usuários acessem seus dados e aplicativos de qualquer lugar com uma conexão à internet. Essa acessibilidade promove a colaboração entre equipes, facilitando o trabalho remoto ou entre diferentes localizações geográficas. 4. Atualizações e Manutenção Automáticas: Os provedores de serviços em nuvem lidam com a manutenção e atualizações da infraestrutura e do software subjacentes. Isso garante que as empresas sempre tenham acesso às últimas funcionalidades e correções de segurança sem a necessidade de intervenção manual. 

5. Segurança de Dados: Provedores de serviços em nuvem confiáveis investem pesadamente em medidas de segurança de dados, incluindo criptografia, firewalls e controles de acesso, para proteger os dados dos usuários. Como questões que exigem cuidados, podemos citar a segurança e privacidade de dados muito sensíveis, tempo de inatividade e confiabilidade (conectividade à internet), conformidade e questões regulatórias e custos de transferência de dados. A computação em nuvem é um grande alicerce para um crescimento saudável e promissor dos negócios, mas demanda expertise para a escolha da ferramenta ideal, para a estruturação dos dados e para a manutenção da plataforma. 


 Bruna Kluwe - coordenadora de Data Strategyda Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia, data e analytics


Detran-SP anuncia mais 673 veículos para retirada em Itatiba, sob pena de irem a leilão

Edital de leilão de veículos, publicado no Diário Oficial, eleva para 5.405 o número de veículos disponibilizados aos proprietários e é parte do processo de retomada dos leilões

 

Proprietários de veículos recolhidos em Itatiba podem recuperá-los antes que sejam considerados para leilão. Ao todo, estão aptos para retirada 673 veículos autuados por infração à legislação de trânsito. As informações estão disponíveis no edital de notificação publicado nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial do Estado (DOE) pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) – órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD). Os veículos ficarão inteiramente à disposição por dez dias, ao fim dos quais passam a ser considerados para leilão (entenda mais abaixo).

 

No DOE e no portal Detran-SP, é possível conferir a lista completa dos veículos disponíveis para retirada – com placa, número do chassi, marca/modelo. Além dos proprietários, podem requisitar os agentes financeiros, arrendatários, entidades credoras ou aqueles que se sub-roguem nos direitos aos veículos custodiados. Segundo a Resolução 623, de 6 de setembro de 2016, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), para reaver o veículo é necessária a quitação dos débitos pendentes – inclusive o valor da sua remoção e da estadia no pátio – e regularizá-lo.

 

Nas últimas semanas, o Detran-SP publicou editais de notificação para a retirada de 4.732  veículos, nas cidades de Botucatu (900), Itapecerica da Serra (2.066), Juquitiba (67), Bragança Paulista (1.232), Cesário Lange (92), Capela do Alto (144) e Cerquilho (231). Agora, com a leva de Itatiba, o total de veículos aptos para retirada vai a 5.405. Os editais marcam a retomada do processo de leilões, paralisado para uma revisão geral em setembro de 2023, com vistas a maior transparência e lisura nas licitações. A previsão é que os editais de leilão sejam publicados ainda em junho. 

 

Entenda os prazos

Os veículos que não forem retirados no prazo de dez dias entram em procedimento licitatório na modalidade leilão para alienação. É como se, decorrido o prazo de dez dias, se acendesse um sinal amarelo. No entanto, o proprietário ou a pessoa diretamente ligada ao veículo pode resgatá-lo até a véspera do leilão através do serviços de “Liberação de Veículo recolhido por infração de trânsito pelo DETRAN-SP” – desde que quitados os débitos, claro. “O veículo poderá ser restituído ao proprietário até o último dia útil anterior à realização da sessão do leilão”, diz o artigo 24 da citada Resolução 623/2016, do Contran.

 

A retomada

Oito editais contemplando dez cidades já têm leilões confirmados: 1° Botucatu, 2° Itapecerica da Serra e Juquitiba, 3° Bragança Paulista, 4° Capela do Alto e Cesário Lange, 5° Cerquilho, 6° Itatiba, 7° Mogi das Cruzes e 8° Bebedouro. De modo geral, os lotes estão em fase de preparação – quando há a verificação da originalidade de integralidade dos números de chassi e motor, se há registro de restrição judicial ou policial, gravames financeiros ou débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito. Nesse momento, também são definidos quais veículos estão conservados, em condições para trafegar em segurança, e quais serão vendidos como sucata, além de estabelecida a avaliação e um lance mínimo para cada lote.

 

O Aviso de Leilão sobre o evento, com endereço, dia e hora de realização, tipos de veículos ofertados, se destinados à circulação ou à venda como sucata, é publicado 15 (quinze) dias antes no Diário Oficial do Estado, no portal do Detran-SP, em jornais da região onde ocorrerá a licitação e no site do(a) leiloeiro(a) a quem foi cometido o leilão.

 

Recolhidos das ruas por infração de trânsito, os veículos são custodiados sob a responsabilidade do órgão executivo de trânsito (DETRAN-SP). A execução de leilões também é responsabilidade do Detran-SP, que conta com Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs), empresas preparadoras de leilão e profissionais especializados, como leiloeiros e avaliadores, além dos pátios para a realização.

 

Comissão Estadual de Leilão

Para assegurar transparência e padronização aos processos, no início de abril o Detran-SP estruturou a Comissão Estadual de Leilão, por meio da Portaria DETRAN-SP n° 2.235, de 9 de abril de 2024. Esse grupo de trabalho organizará e conduzirá as atividades operacionais na autarquia para a realização dos leilões. A iniciativa é mais uma das medidas implementadas nos últimos meses para a retomada dos leilões em São Paulo, com base em boas práticas.

 

Além do suporte técnico na operacionalização – como na preparação dos lotes, com o cadastro dos veículos no Sistema de Pátios e Leilões (SISPL), e no levantamento das informações para o lançamento dos editais –, a comissão vai registrar e arquivar toda a documentação relativa aos procedimentos de leilões no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), publicar indicadores de desempenho, propor metas de aperfeiçoamento e compartilhar dados estatísticos de forma integrada ao painel oficial de dados do Detran-SP. Todo o processo é acompanhado pela Procuradoria Geral do Estado e pela Controladoria Geral do Estado, que promovem a assessoria jurídica e a auditoria de todo o processo já durante a sua realização.

 

Plano de Ação

A partir da Portaria nº 1.020, publicada em setembro de 2023, o Detran-SP iniciou a instituição de um Plano de Ação para a retomada dos leilões do Detran-SP, porém a partir de regras claras, da aprovação da Consultoria Jurídica da Procuradoria Geral do Estado e da auditoria preliminar da Controladoria Geral do Estado. O primeiro passo foi justamente a solicitação, entre novembro e dezembro, da apresentação de certidões negativas dos profissionais, assim como credenciais para a realização dos leilões e comprovação dos gastos com a preparação dos veículos para irem a leilão - que, aliás, deveriam ser exigências básicas desde o início do processo.

 

Entre as inovações propostas pelo Plano de Ação, está a introdução do recebimento dos valores arrecadados diretamente em uma conta do Detran-SP, conforme preceitua a legislação, para garantir a máxima transparência e a rastreabilidade dos valores apurados. Além disso, a prestação de contas de forma individualizada e a identificação clara dos valores remanescentes devidos aos antigos donos dos veículos leiloados são passos fundamentais para garantir a integridade do processo. 

 

A coordenação desse processo será feita diretamente pelo Detran-SP, por meio do monitoramento rigoroso de todas as etapas, garantindo assim rastreabilidade dos valores apurados e eficiência da fiscalização. O propósito é que os futuros leilões sejam realizados em um ambiente virtual auditável, via plataforma online, com prestação de contas e identificação dos valores devidos aos donos dos veículos.



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