No
Brasil, empreender está nos planos de ⅔ da população adulta, seja por necessidade ou oportunidade. Confira
alternativas de baixo investimento para começar o próprio negócio e aprenda com
o empreendedor Rafael Pinho — que hoje é CEO de uma empresa focada em educação e empregabilidade —
como iniciar sua jornada empreendedora
No Brasil, quase
100 milhões de pessoas se veem como empreendedoras, número que equivale a 67%
da população adulta nacional. Os dados são de um levantamento do Sebrae, com
base na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), e apontam que o país
possui 42 milhões de pessoas que, de fato, empreenderam e 51 milhões que
pretendem abrir o próprio negócio em um prazo de até 3 anos.
Cada empreendedor
tem uma variedade de razões para iniciar um negócio e entre elas estão a
oportunidade e a necessidade. Assim, enquanto uma parte desse segmento
empreende motivada por uma oportunidade de negócio atraente no mercado,
geralmente alinhada ao sonho de realizar uma paixão, outra parte empreende por
não encontrar oportunidades no mercado de trabalho ou por necessidade de
complementar a renda. Só para se ter uma ideia da discrepância entre salário
mínimo e média de gastos, a pesquisa do Dieese indica que o salário mínimo
ideal para uma família deveria ser por volta de R$ 6.500,00, ou seja, mais de
quatro vezes o valor atual, que é de R$ 1.420,00.
De acordo com o
co-fundador e CEO do ecossistema de Educação e Empregabilidade Refuturiza,
Rafael Pinho, para aqueles que têm interesse em montar um negócio próprio, o
primeiro passo é ter uma ideia de negócio que responda às necessidades do
público, pois desta forma o empreendimento tem mais chances de prosperar.
“Depois de encontrar uma ideia de negócio que seja viável e esteja alinhada
tanto com o mercado quanto com os interesses e habilidades pessoais, é
importante fazer uma pesquisa sobre o setor visado para entender o
público-alvo, a concorrência, as tendências e as oportunidades de crescimento”,
aponta o profissional.
Conforme destaca o
executivo, é importante o empreendedor observar o que as outras empresas da
mesma área estão fazendo e como estão se comunicando com o público. “Observe
também os desejos do consumidor e veja se há alguma lacuna no mercado que você
possa suprir. O que eles desejam que nenhuma outra empresa foi capaz de
oferecer? É preciso encontrar o seu diferencial”, aconselha Rafael Pinho.
Negócios
de baixo investimento
Para realizar o
sonho de empreender nem sempre é necessário um alto investimento financeiro,
porém é imprescindível investir em conhecimento. “O empreendedorismo requer uma
ampla gama de habilidades, desde gestão financeira até marketing e liderança.
Participar de cursos, workshops e buscar mentoria são maneiras eficazes de
adquirir conhecimento e aprimorar habilidades essenciais para o sucesso nos
negócios”, aconselha o CEO da Refuturiza, que oferece mais de 1.300 cursos de
capacitação, que podem ser realizados de forma on-line. “Ao seguir uma
abordagem estruturada, buscar conhecimento e estar preparado para adaptar-se às
mudanças, o caminho para o sucesso no empreendedorismo se torna mais
acessível”, atesta Rafael Pinho.
Se você está em
busca de oportunidades de negócios de baixo investimento para obter lucro em
curto prazo, confira a seguir cinco ideias de negócios que você pode colocar em
prática em pouco tempo. Em algumas das opções é possível trabalhar em casa, sem
a necessidade de deslocamentos, além de construir uma agenda compatível com a
sua rotina.
1.
Youtuber empreendedor
Empreender como Youtuber envolve criar
conteúdo de vídeo interessante e envolvente para atrair e expandir o público,
além de gerar receita por meio de várias fontes.
É essencial
escolher um nicho, ou seja, qual será o foco do seu canal no YouTube, que pode
ser desde tutoriais de maquiagem até vídeos de viagens ou análises de produtos.
Definido o nicho,
é importante criar conteúdo de qualidade, o que envolve a produção de vídeos de
alta qualidade que sejam interessantes, informativos ou divertidos para o
público-alvo.
Com uma audiência
sólida, é possível começar a ganhar dinheiro com seu canal por meio de
programas de parceria do YouTube, patrocínios, venda de produtos ou serviços, e
outros métodos de monetização.
Para se destacar
no competitivo mundo do YouTube, é preciso aprimorar as habilidades, sobretudo
na criação de conteúdo, edição de vídeo e marketing.
2. Cuidador de idosos
Com o aumento da
expectativa de vida e o envelhecimento da população, há uma demanda crescente
por cuidados para idosos, por isso a carreira de cuidador de idosos está
em alta.
Muitos idosos
preferem envelhecer em casa, se possível, em vez de em instituições de longa
permanência, há um aumento da demanda por cuidadores domiciliares. O trabalho
exige conhecimentos específicos, como cuidados com higiene e alimentação,
prevenção a quedas, cuidados com a pele e aparência, e promoção da melhora da
qualidade de vida de idosos, entre outros.
Há oportunidades
de trabalho em tempo parcial ou horários flexíveis, o que pode ser útil para
conciliar o trabalho com outras responsabilidades.
3.
Organizador de festas e eventos
Empreender no ramo
da organização de festas e eventos
não exige muito investimento e tem algumas vantagens. A primeira é que não
existe baixa temporada, já que as demandas são contínuas, afinal comemoram-se
aniversários, casamentos e outras celebrações o ano todo. Outra vantagem é que
se o profissional fizer um bom trabalho, são grandes as chances de fidelização
por parte dos clientes.
Neste tipo de
negócio há um ponto importante, que merece destaque: não é possível realizar um
evento sozinho. Assim, apesar de ter baixo investimento, é preciso se cercar de
parceiros de outras áreas, como fornecedores, fotógrafo, culinarista,
confeiteiro, decorador, entre outros profissionais.
Entre os
conhecimentos e habilidades exigidos estão desenvolvimento de cronograma,
cumprimento de prazos, elaboração de planilhas de custos e gastos, e boa
comunicação.
4.
Loja on-line de produtos artesanais
O mercado de
produtos artesanais tem crescido significativamente nos últimos anos em razão
do interesse das pessoas por produtos únicos, personalizados e feitos à mão.
Fazer cursos de
artesanato para aprimorar a técnica é um excelente ponto de partida. Entre as
categorias que mais se destacam estão Bijuterias e acessórios, Cosméticos, Velas
aromáticas, Crochê e tricô.
5.
Serviços de marketing de conteúdo para redes sociais
Pequenas e médias
empresas, muitas vezes, precisam de ajuda para gerenciar suas redes sociais e
criar conteúdo relevante para seus clientes. Com o crescimento da
comunicação on-line e, consequentemente, do marketing digital, essa
é uma profissão que está sempre em alta e pode pagar bons valores.
Há ainda outras
vantagens: é possível trabalhar sozinho, no próprio horário e de qualquer
lugar.
O conhecimento em
marketing digital também pode e deve ser aplicado em qualquer tipo de negócio,
por isso é uma habilidade que deve ser dominada por todo e qualquer
empreendedor.
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