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segunda-feira, 17 de junho de 2024

Descubra 5 maneiras acessíveis de se tornar seu próprio chefe

 

No Brasil, empreender está nos planos de da população adulta, seja por necessidade ou oportunidade. Confira alternativas de baixo investimento para começar o próprio negócio e aprenda com o empreendedor Rafael Pinho que hoje é CEO de uma empresa focada em educação e empregabilidade — como iniciar sua jornada empreendedora

 

No Brasil, quase 100 milhões de pessoas se veem como empreendedoras, número que equivale a 67% da população adulta nacional. Os dados são de um levantamento do Sebrae, com base na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), e apontam que o país possui 42 milhões de pessoas que, de fato, empreenderam e 51 milhões que pretendem abrir o próprio negócio em um prazo de até 3 anos.


Cada empreendedor tem uma variedade de razões para iniciar um negócio e entre elas estão a oportunidade e a necessidade. Assim, enquanto uma parte desse segmento empreende motivada por uma oportunidade de negócio atraente no mercado, geralmente alinhada ao sonho de realizar uma paixão, outra parte empreende por não encontrar oportunidades no mercado de trabalho ou por necessidade de complementar a renda. Só para se ter uma ideia da discrepância entre salário mínimo e média de gastos, a pesquisa do Dieese indica que o salário mínimo ideal para uma família deveria ser por volta de R$ 6.500,00, ou seja, mais de quatro vezes o valor atual, que é de R$ 1.420,00.


De acordo com o co-fundador e CEO do ecossistema de Educação e Empregabilidade Refuturiza, Rafael Pinho, para aqueles que têm interesse em montar um negócio próprio, o primeiro passo é ter uma ideia de negócio que responda às necessidades do público, pois desta forma o empreendimento tem mais chances de prosperar. “Depois de encontrar uma ideia de negócio que seja viável e esteja alinhada tanto com o mercado quanto com os interesses e habilidades pessoais, é importante fazer uma pesquisa sobre o setor visado para entender o público-alvo, a concorrência, as tendências e as oportunidades de crescimento”, aponta o profissional.


Conforme destaca o executivo, é importante o empreendedor observar o que as outras empresas da mesma área estão fazendo e como estão se comunicando com o público. “Observe também os desejos do consumidor e veja se há alguma lacuna no mercado que você possa suprir. O que eles desejam que nenhuma outra empresa foi capaz de oferecer? É preciso encontrar o seu diferencial”, aconselha Rafael Pinho.

 

Negócios de baixo investimento

 

Para realizar o sonho de empreender nem sempre é necessário um alto investimento financeiro, porém é imprescindível investir em conhecimento. “O empreendedorismo requer uma ampla gama de habilidades, desde gestão financeira até marketing e liderança. Participar de cursos, workshops e buscar mentoria são maneiras eficazes de adquirir conhecimento e aprimorar habilidades essenciais para o sucesso nos negócios”, aconselha o CEO da Refuturiza, que oferece mais de 1.300 cursos de capacitação, que podem ser realizados de forma on-line. “Ao seguir uma abordagem estruturada, buscar conhecimento e estar preparado para adaptar-se às mudanças, o caminho para o sucesso no empreendedorismo se torna mais acessível”, atesta Rafael Pinho.


Se você está em busca de oportunidades de negócios de baixo investimento para obter lucro em curto prazo, confira a seguir cinco ideias de negócios que você pode colocar em prática em pouco tempo. Em algumas das opções é possível trabalhar em casa, sem a necessidade de deslocamentos, além de construir uma agenda compatível com a sua rotina.

 

1. Youtuber empreendedor

 

Empreender como Youtuber envolve criar conteúdo de vídeo interessante e envolvente para atrair e expandir o público, além de gerar receita por meio de várias fontes.


É essencial escolher um nicho, ou seja, qual será o foco do seu canal no YouTube, que pode ser desde tutoriais de maquiagem até vídeos de viagens ou análises de produtos.


Definido o nicho, é importante criar conteúdo de qualidade, o que envolve a produção de vídeos de alta qualidade que sejam interessantes, informativos ou divertidos para o público-alvo.


Com uma audiência sólida, é possível começar a ganhar dinheiro com seu canal por meio de programas de parceria do YouTube, patrocínios, venda de produtos ou serviços, e outros métodos de monetização.


Para se destacar no competitivo mundo do YouTube, é preciso aprimorar as habilidades, sobretudo na criação de conteúdo, edição de vídeo e marketing.

 

2. Cuidador de idosos

 

Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, há uma demanda crescente por cuidados para idosos, por isso a carreira de cuidador de idosos está em alta.


Muitos idosos preferem envelhecer em casa, se possível, em vez de em instituições de longa permanência, há um aumento da demanda por cuidadores domiciliares. O trabalho exige conhecimentos específicos, como cuidados com higiene e alimentação, prevenção a quedas, cuidados com a pele e aparência, e promoção da melhora da qualidade de vida de idosos, entre outros.


Há oportunidades de trabalho em tempo parcial ou horários flexíveis, o que pode ser útil para conciliar o trabalho com outras responsabilidades.

 

3. Organizador de festas e eventos

 

Empreender no ramo da organização de festas e eventos não exige muito investimento e tem algumas vantagens. A primeira é que não existe baixa temporada, já que as demandas são contínuas, afinal comemoram-se aniversários, casamentos e outras celebrações o ano todo. Outra vantagem é que se o profissional fizer um bom trabalho, são grandes as chances de fidelização por parte dos clientes.


Neste tipo de negócio há um ponto importante, que merece destaque: não é possível realizar um evento sozinho. Assim, apesar de ter baixo investimento, é preciso se cercar de parceiros de outras áreas, como fornecedores, fotógrafo, culinarista, confeiteiro, decorador, entre outros profissionais.


Entre os conhecimentos e habilidades exigidos estão desenvolvimento de cronograma, cumprimento de prazos, elaboração de planilhas de custos e gastos, e boa comunicação.

 

4. Loja on-line de produtos artesanais

 

O mercado de produtos artesanais tem crescido significativamente nos últimos anos em razão do interesse das pessoas por produtos únicos, personalizados e feitos à mão.


Fazer cursos de artesanato para aprimorar a técnica é um excelente ponto de partida. Entre as categorias que mais se destacam estão Bijuterias e acessórios, Cosméticos, Velas aromáticas, Crochê e tricô.

 

5. Serviços de marketing de conteúdo para redes sociais

 

Pequenas e médias empresas, muitas vezes, precisam de ajuda para gerenciar suas redes sociais e criar conteúdo relevante para seus clientes.  Com o crescimento da comunicação on-line e, consequentemente, do marketing digital, essa é uma profissão que está sempre em alta e pode pagar bons valores.


Há ainda outras vantagens: é possível trabalhar sozinho, no próprio horário e de qualquer lugar.


O conhecimento em marketing digital também pode e deve ser aplicado em qualquer tipo de negócio, por isso é uma habilidade que deve ser dominada por todo e qualquer empreendedor.


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