Pequenos e médios empreendedores devem se atentar às previsões do mercado; assista mais dicas na playlist Bora Empreender no canal de YouTube da companhia
Um novo ano se
aproxima e, especialmente para os pequenos e médios empreendedores (PMEs), o
período precisa ser de planejamento, tanto econômico como financeiro. Dentre os
diversos fatores que necessitam de avaliação, a margem de lucro deve receber
destaque, isso porque essa ferramenta é capaz de estimar a lucratividade mensal
da empresa e, sendo assim, garantir sua viabilidade a longo prazo. Além disso,
é por meio dessa análise que o empreendedor pode aumentar seus ganhos,
controlar despesas, investir em novas ideias e até expandir seu negócio como um
todo.
Sabemos que, a
fim de obter lucro e otimizar sua receita, o empreendedor precisa primeiro
adequar a precificação de seus produtos. Veja abaixo duas avaliações principais
para isso:
· Análise
de mercado – Isto é, entender como os concorrentes estão agindo. Aqui você
precisa responder algumas perguntas como: quais os preços que eles estão
praticando? Quem é o público-alvo? Qual o volume mensal de vendas?
· Demanda e
oferta do setor – Aqui é necessário entender, frente ao mercado, como está
a competitividade do produto ofertado. Há grande procura para o consumo?
Existem muitas empresas ofertando? É possível criar um diferencial competitivo?
Essas questões impactam a decisão para o preço final.
Fique
de olho: a economia do país também vai impactar o seu negócio
Ficar por dentro
das variáveis econômicas brasileiras também é importante, já que elas são
fatores que impactam diretamente os produtos e serviços comercializados, como
nos preços dos insumos para produção, no recolhimento dos impostos e até memos
no apetite de compra dos consumidores, além das decisões das empresas quanto à
evolução dos seus investimentos produtivos.
De acordo com o
economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, pensando em algumas dessas variáveis,
“para 2024, acreditamos que o Banco Central continuará reduzindo a taxa de juros,
pois a inflação já está praticamente alcançando suas metas. Com a redução da
Selic as renegociações de dívidas ficarão mais viáveis, o que tende a
impulsionar o mercado de crédito e, sendo assim, o consumo, fazendo a roda da
economia girar”.
Outros fatores,
como a taxa de câmbio, o PIB e as decisões políticas, também devem ser
observados constantemente pelos empreendedores para a tomada de decisão.
Como
calcular a margem de lucro da sua empresa?
Primeiro, a
diferença entre a margem de lucro bruta e a líquida precisa ser levada em
consideração. Quando falamos da versão bruta, o cálculo leva em consideração
apenas os gatos que envolvem a produção do item, além da receita. No entanto,
na visão líquida, é preciso inserir na conta despesas administrativas, como o
IPTU ou o aluguel, salário dos funcionários, entre outros. Dessa forma, o
indicado é que se conheça os dois cenários para entender, de fato, qual a
melhor precificação para o seu produto, o custo em manter seu negócio ativo e
os ganhos reais que ele proporcionará ao longo do tempo.
Com as
informações certas, os cálculos apesar de diferentes, são muito simples.
Confira:
· Cálculo da
margem de lucro bruta – Calcule o lucro bruto de sua
empresa, divida ele pela receita atual e multiplique o resultado por 100.
· Cálculo da
margem de lucro líquida – Calcule o lucro líquido de sua
empresa, divida ele pela receita atual e multiplique o resultado por 100.
Soluções
da Serasa Experian para CNPJs
É muito
importante, para a saúde do negócio, ter insumos que auxiliem nas tomadas de
decisão e na conquista de melhores resultados. Por isso, a Serasa Experian
desenvolveu um enxoval de soluções para que os empreendedores tenham sempre a
melhor ferramenta ao alcance. Existe a possibilidade de consultar o CNPJ
próprio e de fornecedores, contar com uma inteligência para recuperação de
dívidas que negocia de forma saudável com os clientes devedores, emissão de
certificado digital para realizar processos menos burocráticos e mais seguros e
muitas outras possibilidades. Acesse e fique por dentro.
Experian
www.experianplc.com