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quarta-feira, 23 de março de 2022

O pequeno empreendedor e os serviços financeiros

 

A atividade de empreender no Brasil é uma das mais difíceis do mundo. O ambiente de negócios do Brasil é um dos mais desafiadores, sendo que o Brasil ocupava a posição 124, de um total de 190 Países em facilidade para se fazer negócios, segundo último relatório Doing Business do Banco Mundial do ano de 2019. A dificuldade reside principalmente no complexo sistema tributário, na insegurança jurídica e no difícil acesso ao crédito e serviços financeiros pelos empreendedores.


E são justamente os empreendedores que fazem a economia girar, gerando empregos, renda e impostos. São as pequenas empresas que mais empregam, por exemplo. Os pequenos empreendedores, em especial, são submetidos às complexas regras tributárias e de negócios que torna o fardo mais difícil de carregar. É paradoxal que o País jogue uma carga tão grande nas costas de quem já carrega o País nas costas.


Mas esse cenário está mudando. “A tecnologia vai fazer as mudanças que as ideologias não conseguem fazer”. Essa frase não tem dono, mas é perfeita para o momento. A onda de digitalização que está acontecendo, neste exato momento, é totalmente a favor dos empreendedores. Mas é preciso ter a cabeça aberta e saber surfar. Do contrário, aqueles que resistirem, ficarão presos num tempo que não existe mais e suas empresas vão ficar ineficientes e sucumbir.


A Razonet Contabilidade Digital tem justamente a missão de “Acelerar o sucesso do empreendedor”, com o uso intenso de tecnologia para simplificar aquilo que o governo complica. Automatizando processos, com pesada tecnologia, sobra muito mais tempo para os contadores e especialistas da Razonet prestar um atendimento humanizado de altíssima qualidade aos empreendedores naquilo que interessa: os negócios.


Nessa mesma lógica, de tornar a vida do pequeno empreendedor mais fácil e justa, é que surge a Razonet Bank. Um banco digital, voltado aos pequenos empreendedores, com a pegada de quem sabe exatamente as dores que esse exército de heróis sente no seu dia a dia. Todo empreendedor tem um desafio, ou um projeto, que precisa de crédito para fazer acontecer, por exemplo. Ou necessita de alguma solução financeira estruturada para cobrir algum buraco no seu fluxo de caixa. Ou, ainda, de um simples serviço bancário, que não custe o que não vale. Nessa jornada de acelerar o sucesso dos empreendedores, a oferta dos serviços financeiros em conjunto com a contabilidade digital busca justamente colocar os clientes Razonet no topo do ranking em facilidade de fazer negócios, independente do ambiente de negócios que o País oferece. As modernas tecnologias e o atendimento humano e diferenciado fazem dos clientes Razonet, os privilegiados participantes de um clube exclusivo, com acesso a facilidades para o seu dia a dia, que o que existe no mercado não consegue oferecer.


Assim a Razonet acredita que consegue impactar a sociedade de forma próspera e em escala. Pois sabemos que cada pequeno negócio carrega o sonho de muitas pessoas. E muitos pequenos negócios carregam o sonho de milhares de pessoas. Como disse o escritor Nassin Taleb, “se você quer ajudar o mundo, abra um negócio”. 

 

 

Odivan Cargnin - sócio fundador da Razonet

 

Detran.SP dá passo a passo completo para registrar blindagem do veículo

Procedimento para quem busca a proteção passa pela solicitação da alteração de características do veículo junto ao departamento

 



O procedimento para quem busca a blindagem de seu veículo passa pela solicitação da alteração das características dele junto ao Detran.SP.

O requerimento de autorização prévia deve ser preenchido conforme modelo disponível no portal do departamento, em: http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/outrasAlteracoesCaracteristica.





Na sequência, será feita a verificação de débitos e impedimentos. Caso toda documentação esteja em ordem, será expedida a autorização prévia e encaminhada por e-mail ao cidadão, que deverá apresentar seu veículo em qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL), credenciada pelo Inmetro e homologada pelo Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A ITL consultará no sistema a existência de autorização prévia do Detran.SP e fará a inspeção de segurança veicular, que resulta na emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Após a ITL, é necessário ir com o veículo até uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para obter o laudo que libera a realização da blindagem. Para fazer o procedimento, o cidadão realiza a vistoria em uma empresa credenciada somente uma vez. Depois, vai à ITL uma vez por ano para obter o certificado e realizar o licenciamento anual obrigatório.

O proprietário então vai até uma blindadora, concluindo a proteção efetiva do respectivo veículo. Com os documentos em mãos, o dono do veículo deverá se dirigir até uma unidade de atendimento do Detran, que fará a mudança no documento do veículo, incluindo essa observação no campo de características.

“É importante destacar que aquele que não concluir o processo completo para alteração do documento não poderá circular com o veículo de maneira irregular, sujeito à multa grave e retenção do veículo, conforme o artigo 230, inciso VII, do CTB”, alerta Julyver Modesto de Araujo, assessor da presidência do Detran.SP e especialista em legislação de trânsito.


Pagamentos

Para dar início a todo procedimento é preciso pagar os débitos devidos. O solicitante não pode ter restrições de qualquer natureza. A alteração nas características originais do veículo resulta na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV). Caso o licenciamento do ano em curso tenha sido realizado, o valor é de R$ 246,17.

Caso seja necessária a troca de placas, é preciso consultar o procedimento de mudança de categoria. Os preços do CSV e do laudo de identificação veicular, devem ser verificados junto às respectivas empresas responsáveis.

 

Maturidade em contas públicas é fundamental

As finanças têm sua relevância na sociedade e no mundo corporativo e como tal exercem um papel valioso. Estar atento às nuances deste mercado exige maturidade, flexibilidade e agilidade para trabalhar de forma dinâmica e com resultados para todos os envolvidos nesse processo complexo.

Para atender às demandas de bancos públicos, por exemplo, há que se cumprir várias exigências e processos legais. No entanto, as etapas que antecedem a conquista dessas grandes contas exigem capacitação, preparação e trabalho de construção para esse atendimento. É um processo que deve entregar ainda mais valor ao extrair ao máximo sobre a real dor e necessidade da entidade que solicita o serviço. Nesse momento em que o olhar está voltado à análise do impacto da entrega para o público final, que são os cidadãos brasileiros, é fundamental entender como aquela tecnologia implantada vai beneficiar o consumidor.

Outra credencial importante para atuar junto à órgãos públicos é estar habilitado para esse atendimento. Não é qualquer empresa que pode vender para o governo; isso requer idoneidade e experiência comprovadas, além de ter executado projetos em grandes empresas que a atestem como uma provedora de competência.

Soma-se a esses pontos o melhor entendimento das diretrizes, contexto e propósito do que realmente são as necessidades de determinadas áreas públicas, o que cabe ou não à automatização de processos, sempre formatando os produtos ofertados de acordo com as exigências legais, porém com flexibilidade para atender ao negócio, com atuação forte de compliance e agregando atendimento com total cobertura da área jurídica.

Cumprir os ritos formais com profundidade para atuar no setor público é fator preponderante, além de ter uma equipe experiente que conheça o funcionamento desses ritos, saiba avaliar os riscos e garanta que o foi vendido foi entregue. Desta forma, é possível aumentar sua maturidade, fazendo isso com total segurança e com base no amplo conhecimento adquirido ao longo dos anos dedicados a esse importante atendimento por meio de sua estratégia bem-sucedida.

Outro ponto importante é entender que a digitalização tem avançado exponencialmente nos serviços privados e, hoje, as instituições públicas têm investido e se tornado cada vez mais digitais. É essencial trazer a tecnologia para o contexto do governo, para que ele entregue o valor disso para a sociedade, transformando os serviços essenciais e dando mais agilidade na jornada para atender aos cidadãos brasileiros. O grande desafio é inserir a inovação nesse cenário também.

Ao trabalhar com o objetivo de aperfeiçoar continuamente seus processos, é preciso buscar as melhores práticas de mercado, além de utilizar padrões reconhecidos mundialmente. Essa padronização ajuda a acelerar o processo e as auditorias periódicas independentes. Isso demonstra a seriedade e autoridade que conferem à sua forma de atuar, seja no segmento público ou privado. Para ganhar musculatura, também é de suma importância seguir regras de compliance e atualizá-las constantemente.

Estar com as certificações também no patamar mais alto a ser atingido é valioso para quaisquer empresas que queiram atuar nesse cenário público, sejam elas voltadas para a qualidade de seus produtos, meio ambiente, serviços de TI, segurança da informação, saúde e segurança do trabalho. Todos os serviços devem estar estruturados e documentados por meio de processos e instruções de trabalho, com treinamentos constantes de suas equipes, além de implementações de vários mecanismos para aferir a qualidade, entre eles a pesquisa de satisfação dos clientes.

Outra referência no Brasil, exigida e recomendada por grandes empresas do governo, é o uso forte e responsável com metodologia de compliance DSC 10000, para a implementação de mecanismos a fim de manter um ambiente ético e íntegro. A norma assegura que todas as leis de compliance, integridade e anticorrupção sejam atendidas e mecanismos sejam dimensionados para evitar e tratar eventuais desvios. Com a DSC 10000, é possível assegurar o seguimento de todas as leis de compliance, com a aplicação das melhores práticas de mercado.

 


Sérgio Parca - diretor executivo da Stefanini, com larga experiência no atendimento às contas públicas e responsável pela iniciativa de Governo Digital.

Flavio Gaspar
- diretor de Produtos da Topaz, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções financeiras. 


5 curiosidades sobre o que o Galaxy Tab S8 5G pode fazer por você


Novo tablet premium da Samsung oferece recursos para uma rotina mais 
produtiva e otimizada, além de maior imersão para o lazer e entretenimento


O Galaxy Tab S8 5G1 foi lançado recentemente pela Samsung e, além de vários recursos disponíveis para facilitar o dia a dia do usuário, o novo tablet chega ao Brasil com características mais sustentáveis e inovadoras. Se você procura um modelo que seja capaz de acompanhar a sua rotina, veja cinco coisas incríveis que o Galaxy Tab S8 5G pode fazer por você:

 

1.    Conectar os dispositivos de forma integrada

 

O Galaxy Tab S8 5G vem com a conectividade aprimorada ao Ecossistema Galaxy. Isso significa que o usuário pode parear os seus dispositivos, incluindo smartphones, notebooks e wearables para utilizá-los de uma maneira muito mais integrada, promovendo facilidades como abrir as fotos da galeria do smartphone direto no tablet e compartilhar arquivos em nuvem do tablet para um notebook. Isso sem falar na possibilidade de usar o tablet como um monitor sem fio.

 

2.    Elevar a produtividade no dia a dia

 

O novo modelo da família Galaxy Tab S foi desenvolvido para oferecer o máximo de agilidade e fluidez ao usuário. O dispositivo tem processador Snapdragon® 8 Gen 1 de 4 nanômetros e bateria 8,000 mAh2 de longa duração para quem precisa de um tablet capaz de acompanhar uma rotina intensa e cheia de tarefas ao longo do dia, com a liberdade de se deslocar sem se preocupar com recargas frequentes.

 

3.    Aproveitar conteúdos diversos com melhor experiência audiovisual

 

As telas maiores têm ganhado cada vez mais relevância entre os consumidores quando o assunto é tablet. No caso do Galaxy Tab S8 5G, além da tela de 11 polegadas3 com taxa de atualização de 120Hz4, o consumidor também pode usufruir de um sistema de som com alto-falantes quádruplos Dolby Atmos e assinatura AKG. Dessa forma, além da melhor qualidade de imagem no dia a dia, o usuário tem uma ótima experiência audiovisual para os momentos de lazer.

 

4.    Otimizar as tarefas de trabalho e estudo

 

Para garantir o máximo de produtividade em qualquer lugar que esteja, o novo tablet da Samsung oferece recursos para facilitar as práticas de trabalho do usuário. Alguns exemplos são a Janela Multi-Ativa5, que permite a abertura simultânea de até três aplicativos em layouts flexíveis; o Samsung Notes para fazer anotações de forma simples e não perder nenhum conteúdo importante; e o Samsung DeX6, que permite usar o tablet no modo desktop para oferecer uma experiência ainda mais diversificada.

 

O dispositivo ainda vem acompanhado da S Pen, que foi repaginada para a série Tab S8 e agora conta com emparelhamento automático via Bluetooth e recurso de Ação Aérea para tirar selfies, controlar apresentações e criar notas. A nova S Pen usa um algoritmo de predição para latência ultrabaixa, oferecendo uma experiência de escrita que imita uma caneta deslizando no papel.

 

5.    Contribuir para um menor impacto ambiental

 

Construído com componentes feitos a partir de redes de pesca que seriam descartadas no oceano, o Galaxy Tab S8 5G é uma forma de o consumidor dar preferência a um equipamento mais sustentável e ambientalmente responsável. Além de reutilizar esse resíduo, impedindo que ele coloque a vida marinha em risco, o modelo também chega ao consumidor em embalagens feitas em papel de origem sustentável, que foram certificadas pelo Conselho de Manejo Florestal.

 

O Galaxy Tab S8 5G está disponível na cor Grafite7 e pode ser adquirido nas lojas online e físicas da Samsung e varejistas pelo preço sugerido de R$7.699. Clique aqui para saber mais detalhes sobre o modelo, que vem acompanhado da S Pen e um carregador de 15W na caixa.

 

*Todas as funcionalidades, recursos, especificações e outras informações do produto, incluindo, mas não se limitando a, benefícios, design, preços, componentes, desempenho, disponibilidade e recursos do produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

1 Habilitado para rede 5G. A velocidade real pode variar, dependendo do país, da operadora e do ambiente do usuário. Verifique com sua operadora a disponibilidade para mais detalhes.

2 Valor típico testado em condições de laboratório terceirizado. O valor típico é o valor médio estimado considerando o desvio na capacidade da bateria entre as amostras de bateria testadas sob o padrão IEC 61960. A duração real da bateria pode variar dependendo do ambiente de rede, padrões de uso e outros fatores.

3 Tela medida diagonalmente como um retângulo, sem contar a área ocupada pela câmera e os cantos arredondados.

4 A taxa de atualização do display se ajusta com base no conteúdo que você está visualizando.

5 As aplicações suportadas pela Multi-Ativa são: Galeria, Calculadora, Mensagens, Samsung Notes e Vídeo. Alguns aplicativos de terceiros podem não suportar essa funcionalidade.

6 Samsung DeX com suporte em alguns smartphones e tablets Galaxy. Outros recursos disponíveis somente em dispositivos compatíveis incluindo Galaxy S22, Galaxy Tab S8 e dispositivos que rodam One UI 4.1 ou superior. Aplicativos compatíveis podem variar e nem todos podem ser redimensionáveis na Samsung DeX. Acessórios para conexão com tela externa vendidos separadamente.

7 A disponibilidade de cores do produto pode variar dependendo do mercado, região e operadora.

 

Samsung Newsroom

https://news.samsung.com/br

 


Conheça as modalidades de seguro para condomínios


Tanto a Lei nº 4.591/1964 quanto o Novo Código Civil estabelecem a obrigatoriedade da contratação de seguro para cobrir toda a edificação contra o risco de incêndio ou outros eventos quaisquer, que possam causar destruição total ou parcial das instalações.

 

De acordo com as leis vigentes, o síndico responde ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, por qualquer inadequação ou insuficiência constatada de seguro.

 

Já que a legislação não categoriza quais os outros eventos que devem ser segurados além de incêndio, deixando de lado a definição das coberturas obrigatórias, é preciso adquirir um seguro que garanta todas as ocorrências a que o condomínio esteja sujeito.

 

Entre eles, podem ser destacados: raios, explosão, queda de aeronaves, danos elétricos, vendaval, impacto de veículos, quebra de vidros, roubo, bem como os seguros de responsabilidade civil do condomínio, do síndico, dos portões e veículos.

 

Também é necessário lembrar que a responsabilidade pela renovação do seguro é do síndico. Além disso, não se justifica a insuficiência de coberturas em apólices vencidas. Portanto, é essencial a revisão de valores e de coberturas a cada renovação.

 

Qual a diferença entre cobertura ampla e simples?

Escolher o seguro que melhor se enquadre à realidade e às necessidades de cada condomínio é essencial para se manter o patrimônio totalmente protegido.

 

Pensando nisso, as seguradoras criaram produtos específicos. Os seguros de cobertura simples englobam apenas danos causados à edificação ou equipamentos de uso comum por incêndio, queda de raio, explosão e queda de aeronaves.

 

As demais coberturas – danos elétricos, vazamento de água de chuveiros automáticos (sprinklers), desmoronamento total ou parcial, impacto de veículos, roubo de bens, tumultos/greves/lockout, vazamento de tanques e tubulações, vendaval e granizo – são opcionais na cobertura simples. Ao passo que na cobertura ampla estão inclusas.

 

Existem ainda as coberturas especiais, que podem ser contratadas isoladamente para ambas as modalidades, devendo ser avaliadas de acordo com cada caso. São elas: danos morais, incêndio de bens do condomínio, perda de aluguel, RC (responsabilidade civil) veículos, RC Condomínios, RC síndico e valores no interior do condomínio, entre outras.

 

A modalidade ampla garante a indenização para danos totais da edificação. Por outro lado, mesmo que um condomínio com cobertura simples contrate um opcional, isso não significa adquirir a mesma cobertura garantida na ampla.

 

A maior vantagem do seguro de cobertura ampla é a segurança que o condomínio tem por estar totalmente coberto, caso ocorra um sinistro. Em contrapartida, o custo é a principal desvantagem, podendo representar até mais que o dobro da cobertura simples.

 

O bom é que o seguro de cobertura ampla não é obrigatório para condomínios. A resolução que estabeleceu esta modalidade de seguros (resolução CNSP 218/2010) determinou obrigações apenas às seguradoras, e não aos condomínios. Portanto, trata-se de uma modalidade opcional.

 

Quando a cobertura ampla é mais recomendada?

A contratação de seguro de cobertura ampla é recomendada para edifícios que possuem risco de desabamento por obras ou reformas já realizadas, alagamento e terremoto. Com isso, o imóvel passa a ter garantia de reconstrução por perda total em um número maior de ocorrências.

 

O seguro se aplica em toda e qualquer edificação, mas é indicada, principalmente, para os condomínios do litoral e para aqueles mais antigos, com maior número de intervenções e mudanças nas unidades autônomas.

 

Vale ressaltar que pode haver algumas pequenas variações entre as seguradoras nas modalidades de cobertura ampla, com a inclusão ou exclusão de alguns itens. Por esse motivo, é sempre crucial comparar as possibilidades. E existem algumas companhias tradicionais em seguros para condomínios que oferecem a modalidade ampla a preços mais competitivos. Basta pesquisar.

 

 

José Roberto Iampolsky - CEO da Paris Condomínios, empresa criada em 1945 para administrar condomínios e aluguéis. www.pariscondominios.com.br


Tráfego pago ou marketing de influência? Qual ferramenta usar para alavancar o seu negócio

A especialista em vendas nas redes sociais Camila Silveira afirma que a soma de ações planejadas dentro da internet será o resultado mais eficaz

 

A internet abre um mundo de possibilidades para o empreendedor. E quem quer vender, precisa fazer uso das melhores possibilidades. Duas delas são o tráfego pago e o marketing de influência. Mas, antes de tudo, é melhor entender um pouco de cada uma delas.  

De acordo com a especialista em vendas nas redes sociais Camila Silveira, podemos pensar que a todos os momentos, independente de quem somos, influenciamos pessoas ao nosso redor. Ela explica que o marketing de influência é uma estratégia que, por meio de plataformas digitais, realizam este mesmo papel, através das redes sociais: Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn.  

"O marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca", explica a profissional, que pontua que influenciar sem um planejamento pode ser o maior risco empresarial.  

"O direcionamento de como escolher as formas deste marketing será o segredo para o alcance do objetivo traçado pela organização".  

Camila explica também o que é tráfego pago.  

"O tráfego nas redes sociais, podemos imaginar de uma forma ilustrada como o trânsito em uma rua no meio físico, quando fazemos a divulgação de forma orgânica ( sem envolvimento de recursos financeiros para aumento de engajamento ) estamos nas ruas convencionais, e quando utilizamos a forma de tráfego Pago ( postagens feitas com direcionamento através de recursos pagos) seria como se nosso post tivesse direito de utilizar a via expressa das “avenidas do trânsito nas redes''', analisa.  

"Hoje o número diário de postagens é bastante grande, e para ganhar destaque nesta corrida e ganhar a posição necessária para obter lucros é preciso ter as redes sociais como um novo local onde sua empresa está instalada e deve ter uma verba destinada a isto como um PAGAMENTO DE ALUGUEL, e dentro disto o resultado será mais rápido e satisfatório", completa.   

Mas afinal o que dá mais resultado, tráfego pago ou marketing de influência para o empreendedor ? Camila explica que o planejamento é o único caminho para bons resultados. 

"Um tráfego pago mal feito pode ser muito pior que um tráfego orgânico. Apenas apertar aquele promover do Instagram que é um dos métodos mais caros de tráfego pago não irá trazer o resultado esperado, o que vai dar mais resultado será ter um planejamento e dentro de pequenos investimentos ir construindo o resultado e crescimento", disse.  

Associar tráfego pago com marketing de influência é a escolha certa para conseguir destacar o seu negócio, de acordo com Camila. 

"A soma de ações planejadas dentro da internet será o resultado mais eficaz dentro do objetivo. Determine, inicialmente, objetivos a curto prazo, com isso custos. A partir de 5 reais pode se ter muito resultado para o início de todos os tipos de negócios. Uma página com uma média de mil seguidores não necessita de mais de 15 reais para manter um crescimento que irá surpreender", conclui.


 

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A Advogada Dra. Lorrana Gomes explica o funcionamento e a importância das normas voltadas para o período da gravidez

 

Os direitos trabalhistas estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assim como na Constituição Federal, e visam garantir o bem-estar dos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável e bem estruturado. Assim, a legislação estabelece uma série de normas que devem ser seguidas pelas empresas e empregadores.  

O regulamento possui itens que dizem respeito aos direitos das gestantes no trabalho, ou seja, às garantias legais que ela tem em relação ao seu emprego durante o período de gravidez. "As gestantes possuem diversas proteções no âmbito do direito do trabalho, tendo em vista que estamos protegendo não só ela mas uma outra vida, porque a lei garante também os direitos do nascituro, ou seja, do feto", pontua a advogada Dra. Lorrana Gomes 

Esses direitos abrangem vários pontos relacionados ao momento da gestação, assim como ao período pós-parto, e vão muito além da licença-maternidade, pois esse é apenas um dos benefícios garantidos por lei às colaboradoras grávidas. Para que essas normas sejam cumpridas, é importante que tanto as empresas quanto as futuras mamães as conheçam, assim como seu funcionamento e importância. 

Abaixo, conheça os principais direitos trabalhistas das gestantes garantidos pela CLT:   

1. Não pode ser submetida ao exame de gravidez ao ser admitida: ao aplicar para uma vaga de emprego, nenhuma mulher pode ser submetida a um exame de gravidez no processo de admissão. "Isso é considerado preconceito, discriminação, porque eu não posso deixar de contratar uma mulher porque ela está grávida", afirma Lorrana Gomes. 

2. Realocação de função: a gestante deve ser afastada de qualquer trabalho insalubre ou periculoso. De acordo com o artigo 394-A da CLT, as mulheres que estiverem grávidas e exercerem atividades de risco podem ter suas funções realocadas para garantir uma maior segurança para ela e para o feto. 

3. Auxílio-maternidade: conhecido também como salário-maternidade, é a remuneração que a gestante recebe durante o seu período de licença. "Normalmente, quem faz o requerimento é a empresa junto ao INSS, paga para a gestante e depois o INSS reembolsará a empresa", explica a Advogada.

4. Período de estabilidade: Após o parto, a mulher tem direito de ficar em casa de repouso durante quatro meses. Após o fim desse período, ela ainda tem mais um mês de estabilidade, onde não pode ser mandada embora. Caso seja demitida sem justa causa grávida, ela tem direito a indenização ou a ser readmitida.  

5. Intervalos para amamentação: após a licença-maternidade, a mulher que estiver amamentando tem direito a dois descansos especiais de meia hora cada um até que seu filho complete seis meses de idade, de acordo com o artigo 396 da CLT. 

6. Pré-natal: a advogada ressalta que, de acordo com o artigo 392 da legislação, a gestante tem direito a fazer o pré-natal, e isso inclui se ausentar do trabalho para poder fazer os exames de acompanhamento da gestação. 

 

 Lorrana Gomes - Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188.162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full service). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduanda em Direito Previdenciário e Lei Geral de Proteção de Dados, além de ser autora de diversos artigos jurídicos.

 

Conheça algumas profissões do futuro em alta no mercado

Parceiros do Pravaler dão dicas sobre áreas como big data e infectologia que possibilitam diversas opções de graduação 

 

À medida que as companhias em todo o mundo retomam as atividades após dois anos de restrições impostas pela pandemia, uma questão parece estar em aberto: que tipo de trabalho e qual o profissional esperado pelo atual mercado? De acordo com uma série de relatórios apresentados no Fórum Econômico Mundial, as funções centrais da década para empresas e funcionários em todos os lugares são aquelas que, além de possibilitar o trabalho remoto, atuam com o uso de inteligência artificial, como a área de big data. 

Para quem está iniciando a carreira, a escolha da profissão pode ser um desafio em meio a tantas opções e informações. Pensando nisso, o Pravaler, principal plataforma de soluções para o ecossistema de educação do país, conversou com especialistas de instituições de ensino superior parceiras e com palestrantes do evento “Educação Transforma: Sala do Futuro”, que apontaram tendências e profissões em alta no mercado. 

Assim como os relatórios apresentados no Fórum Econômico Mundial, o diretor de Inovação do Centro Universitário Católica de Santa Catarina (Católica SC), Maurício Henning, destaca as profissões  relacionadas à área de big data como as mais promissoras.  “Vivemos a Era da Informação e essa é uma área em alta devido à característica da transformação digital. A área trabalha com grandes volumes de dados e tenta realizar a previsão de informações. É uma boa opção para quem gosta de números e planilhas e pretende atuar nesse universo, pois permeia entre o mundo digital e o da estatística”, pontua.

Para ingressar na área, além de gostar de números é necessário ter afinidade com atividades relacionadas à tecnologia da informação. Henning destaca ainda que os profissionais podem optar tanto pela graduação em cursos como engenharia de software, ciência da computação ou de dados, entre outros, ou os de curta duração específicos para a área

Com a pandemia, outro setor que recebeu atenção nos últimos anos foi a saúde, principalmente a infectologia. Assim como big data, a especialidade que se ocupa do estudo de doenças infecto-parasitárias pode ser exercida por diversos profissionais, permeando pelas áreas de biomedicina, enfermaria e medicina. 

“É uma área muito ampla e o novo coronavírus gerou uma grande procura pela área de infectologia. A Covid-19 chamou a atenção de como as doenças que ocorrem em outras espécies podem se espalhar para os humanos. Não sabíamos que poderia ser algo tão extenso e isso pode acontecer com outros vírus, por isso precisamos ser vigilantes”, destaca o professor Luís Bizzo, da Católica - SC.

Formado em ciências biológicas, ele ressalta ainda que a ocupação de infectologista envolve também profissionais de sua área e da farmacêutica. “Ela é indicada a quem tem vontade de entender as doenças e buscar algo novo para o diagnóstico, tratamento e a cura. Também é possível atuar com pesquisas, no desenvolvimento de novos produtos e processos”, completa Bizzo.

Além disso, o futurista e co-fundador da Aeorilito, Tiago Mattos, que participou do evento “Educação Transforma: Sala do Futuro”, promovido em novembro de 2021 pela fintech, dá dicas de como se destacar levando em consideração o avanço diário da tecnologia. “Trabalhar com o olhar humano aliado à tecnologia será a principal característica do profissional do futuro, independentemente da área de atuação”, destaca. 

Independentemente da área a ser escolhida, para o futurista, o trabalho do futuro é aquele que permitirá várias possibilidades. “Estamos vivendo uma era onde seremos menos unidimensionais - ou seja, saber fazer somente uma coisa muito bem - e vamos ser mais multidisciplinares”, diz. “Essa ideia de ‘eu tenho um emprego das 8 da manhã às 5 da tarde sempre na mesma empresa’ é algo que vai ficar cada vez mais datado, a gente vai trabalhar em vários lugares ao mesmo tempo”, completa.

No entanto, caso a opção seja por uma única paixão, a inovação tecnológica se mostrou algo indispensável para a maioria dos setores da economia. “Ela irá mudar completamente o entendimento que você tem hoje. Tudo vai mudar, e muito, quase ao ponto de dizermos que é uma nova profissão”, finaliza Mattos. 

 

Pravaler - principal plataforma de soluções para o ecossistema de educação do Brasil.


Bolsas de estudo em São Paulo: Ismart abre processo seletivo para programa de desenvolvimento pessoal

Seleção é 100% gratuita e destinada a alunos e alunas do 7º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas

 

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, abriu no dia 7 de março o processo seletivo para estudantes talentosos que estejam cursando atualmente o 7º ou 9º ano do ensino fundamental. São mais de 900 oportunidades para os três projetos da instituição: Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site.

 

Para participar do processo de bolsas, os pré-requisitos básicos são: ter idade entre 12 e 15 anos (até 13 anos para o projeto Alicerce e até 15 para o Bolsa Talento) e renda familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa. Os aprovados terão acesso a programas de desenvolvimento, que é um acompanhamento com psicólogos durante toda a sua jornada no Ismart; orientação profissional e a chance de acessarem uma plataforma de estudos online ou, até mesmo, conquistar uma bolsa de estudos integral em colégios parceiros do Ismart, localizados nas cidades de Belo Horizonte (MG), Cotia (SP), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP).

 

Há mais de 20 anos, o Ismart tem a missão de identificar jovens talentos com baixa renda e alto desempenho escolar, que tenham entre 12 e 15 anos, para oferecer acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Ao longo desse período, o programa já teve mais de 150 mil inscrições para o processo seletivo.

 

A diretora executiva do Ismart, Mariana Rego Monteiro, explica que com acesso à educação de qualidade, esses jovens podem sonhar mais alto, atingir o sucesso pessoal e profissional, alcançando posições de destaque e transformação social. “O Ismart tem hoje mais de 4 mil bolsistas, e ao longo de 23 anos, incentiva jovens talentosos a transformarem suas vidas por meio da educação, para que se tornem profissionais de sucesso. O Ismart provoca mudanças positivas e significativas em comunidades e famílias, oferecendo suporte e lutando para que oportunidades encontrem talentos de todas as classes sociais”, diz.

 

 

Os projetos do Ismart

 

O Ismart Online é destinado a candidatos que estejam no 7º ano e oferece acesso a uma plataforma de estudos online, com conteúdos exclusivos, atividades em equipe, reunindo, assim, conteúdo didático, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento. No Ismart Online, os alunos também exercitam autonomia, protagonismo e superação, além de participarem de workshops de formação. Aqueles que se destacam no projeto têm chance de conquistar oportunidades de excelência, como bolsas de estudos presenciais e aprovação em colégios públicos ou privados para cursar o ensino médio.

 

O Projeto Alicerce também se destina a estudantes cursando o 7º ano do ensino fundamental e que tenham, no máximo, 13 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo participam do programa de desenvolvimento, com acompanhamento de uma equipe de psicólogos do Ismart, além de participarem do cursinho preparatório durante dois anos (8º e 9º anos), no contraturno escolar, para que tenham a chance de ingressar em oportunidades de excelência no ensino médio. 

 

O Projeto Bolsa Talento é voltado aos candidatos do 9º ano do ensino fundamental, com até 15 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de desenvolvimento pessoal e orientação profissional.

 

O Processo seletivo

 

Todas as etapas são eliminatórias e o processo é dividido por:

  

1ª FASE: o candidato preenche um questionário com cadastro completo, e responde ao teste online, com questões de múltipla escolha de português e matemática no site.

 

2ª FASE: os classificados na primeira etapa realizam uma prova digital com questões de múltipla escolha de Português, Matemática e temas que avaliam o potencial de aprendizagem. Nesta etapa deverão apresentar um documento oficial com foto.

 

3ª FASE: os candidatos participam de uma avaliação socioeconômica para que sejam avaliados os critérios de renda solicitados pelo Ismart.

 

4ª FASE: a 4ª etapa consiste em um ideathon, uma dinâmica em grupo, com atividades para verificar características comportamentais, como habilidade de comunicação, criatividade e colaboração.

 

5ª FASE: os responsáveis serão entrevistados por um assistente social, com o objetivo de entender a dinâmica familiar. 

 

6ª FASE: o candidato fará uma entrevista individual com uma psicóloga, com o objetivo de reconhecer seu interesse em tornar-se bolsista. A entrevista também avalia a capacidade de superar desafios e as competências socioemocionais.

 

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart (www.ismart.org.br; fb.com/ismartoficial; instagram.com/ismart.oficial). O candidato poderá acompanhar o seu resultado utilizando login e senha cadastrados no momento da inscrição.

 

Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart - instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1999 com o objetivo de identificar jovens talentos de baixa renda e conceder bolsas de estudos presenciais e online, além de um programa de desenvolvimento pessoal que pode durar até o fim da graduação. Atualmente, o Ismart atua nas cidades de Belo Horizonte, Cotia, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.  A missão do Ismart é concretizar o potencial desses jovens para que, no futuro, possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho. Ao longo destes 23 anos, o Ismart segue inspirando e promovendo a cultura do esforço e do protagonismo entre jovens talentos de baixa renda e isso se traduz em números: mais de 7 mil bolsistas beneficiados, 90% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil e do mundo e 52% dos graduados que passaram pelo Ismart estão em posições de destaque no mercado de trabalho atualmente.

https://www.ismart.org.br/ 

https://www.instagram.com/ismart.oficial/ 

 

Zorro: Como este personagem de 1919 pode contribuir para o nosso crescimento?

Vanessa Wedekin, especialista em estratégia educacional da BiUP Educação, traz uma analogia entre o Zorro e a forma que ampliamos nosso horizonte em prol do nosso desenvolvimento pessoal e profissional

Basicamente "O Zorro" conta as aventuras do aristocrata Don Diego de La Vega, filho de Don Alejandro, que, ao voltar para a velha Califórnia, a encontra sob o controle de tiranos



O que os inimigos não sabem é que Diego também atende sob o codinome de Zorro, o homem da máscara, um mestre espadachim extremamente poderoso, sendo capaz de usar uma, duas ou três espadas em diferentes estilos de ataque e capaz de usar algumas técnicas de espada que utilizam o ar e envolvem atacar o inimigo à distância.

Na história de Zorro, durante seu treinamento com um mestre espadachim, o ancião faz um pequeno círculo ao redor de Zorro e faz com que ele treine dentro deste pequeno círculo por horas a fio e até que ele tenha o domínio do espaço ao seu redor. Quando Diego consegue dominar este pequeno espaço, o mestre demarca outro círculo um pouco maior e repete todo o processo. Assim se segue, sempre aumentando o tamanho dos círculos e apenas após Zorro obter o domínio daquele determinado espaço.



O círculo do Zorro em nossa realidade

O personagem Zorro e sua história podem até ser sido criados em 1919, mais de 100 anos atrás, porém os aprendizados e associações com a realidade podem ser mais atuais do que pensamos. O círculo de treinamento de Zorro pode ser usado em forma de metáfora para metas pessoais e profissionais, desde as menores até as mais ambiciosas.


Já ouviu dizer que na subida para o sucesso, é necessário subir um degrau após o outro? Ninguém sobe 5 degraus de uma vez em uma escada. Assim é com a analogia do círculo do Zorro. Precisamos primeiro dominar o círculo pequeno, para só então aumentar um pouco o círculo e dominá-lo, evitando assim dar um passo maior que a perna como já dizia o ditado popular.


Para qualquer conquista, qualquer tarefa, qualquer resultado que busquemos na vida pessoal e profissional, é preciso antes acumular recursos como conhecimento e confiança necessários para expandir nosso círculo. Afinal, de nada adianta colocarmos uma meta ambiciosa se não sabemos nem por onde começar ou como desdobrar as ações necessárias para traçar um planejamento.


Segundo Shawn Achor, autor americano e palestrante conhecido por sua defesa da psicologia positiva, nós somos movidos pela crença de que nosso comportamento faz a diferença e que temos controle sobre o nosso futuro. Sentir que somos capazes e que temos potencial é um dos maiores propulsores do bem-estar e do alto desempenho.

Muitas vezes quando colocamos uma meta ambiciosa e não sabemos por onde começar, podemos sentir a sensação da falta de controle da nossa vida e do futuro, consequentemente a falta de potencial para alcançar tal meta, e por isso não a completamos. Podemos colocar uma meta ambiciosa, mas é necessário depois desdobrá-la em pequenas metas para que assim, a cada meta cumprida, a sensação de missão cumprida servirá como incentivo para continuar firme até o final da meta ambiciosa.


Vanessa Wedekin - atualmente diretora de produto e desenvolvimento na BiUP Seja Mais. Possui mais de 26 anos de experiência em treinamentos e é especialista em estratégia educacional. Possui MBA em Gestão Estratégica pela INPG Business School, é Mestre em Educação pela MTSU - Middle Tennessee State University e Doutoranda em Educação e Negócios pela FCU - Florida Christian University. Vanessa é apaixonada em mudar a vida das pessoas e melhorá-la através da educação de qualidade. Como diretora da BiUP, Vanessa já ajudou a mudar a vida de mais de 3 mil pessoas em menos de 1 ano de atuação juntamente com a empresa.

 

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