As finanças têm sua relevância na sociedade e no mundo corporativo e como tal exercem um papel valioso. Estar atento às nuances deste mercado exige maturidade, flexibilidade e agilidade para trabalhar de forma dinâmica e com resultados para todos os envolvidos nesse processo complexo.
Para atender às demandas de bancos públicos, por exemplo, há que se cumprir
várias exigências e processos legais. No entanto, as etapas que antecedem a
conquista dessas grandes contas exigem capacitação, preparação e trabalho de
construção para esse atendimento. É um processo que deve entregar ainda mais
valor ao extrair ao máximo sobre a real dor e necessidade da entidade que
solicita o serviço. Nesse momento em que o olhar está voltado à análise do
impacto da entrega para o público final, que são os cidadãos brasileiros, é
fundamental entender como aquela tecnologia implantada vai beneficiar o
consumidor.
Outra credencial importante para atuar junto à órgãos públicos é estar
habilitado para esse atendimento. Não é qualquer empresa que pode vender para o
governo; isso requer idoneidade e experiência comprovadas, além de ter
executado projetos em grandes empresas que a atestem como uma provedora de
competência.
Soma-se a esses pontos o melhor entendimento das diretrizes, contexto e propósito
do que realmente são as necessidades de determinadas áreas públicas, o que cabe
ou não à automatização de processos, sempre formatando os produtos ofertados de
acordo com as exigências legais, porém com flexibilidade para atender ao
negócio, com atuação forte de compliance e agregando atendimento com total
cobertura da área jurídica.
Cumprir os ritos formais com profundidade para atuar no setor público é fator
preponderante, além de ter uma equipe experiente que conheça o funcionamento
desses ritos, saiba avaliar os riscos e garanta que o foi vendido foi entregue.
Desta forma, é possível aumentar sua maturidade, fazendo isso com total
segurança e com base no amplo conhecimento adquirido ao longo dos anos
dedicados a esse importante atendimento por meio de sua estratégia
bem-sucedida.
Outro ponto importante é entender que a digitalização tem avançado
exponencialmente nos serviços privados e, hoje, as instituições públicas têm
investido e se tornado cada vez mais digitais. É essencial trazer a tecnologia
para o contexto do governo, para que ele entregue o valor disso para a
sociedade, transformando os serviços essenciais e dando mais agilidade na
jornada para atender aos cidadãos brasileiros. O grande desafio é inserir a
inovação nesse cenário também.
Ao trabalhar com o objetivo de aperfeiçoar continuamente seus processos, é
preciso buscar as melhores práticas de mercado, além de utilizar padrões
reconhecidos mundialmente. Essa padronização ajuda a acelerar o processo e as
auditorias periódicas independentes. Isso demonstra a seriedade e autoridade
que conferem à sua forma de atuar, seja no segmento público ou privado. Para
ganhar musculatura, também é de suma importância seguir regras de compliance e
atualizá-las constantemente.
Estar com as certificações também no patamar mais alto a ser atingido é valioso
para quaisquer empresas que queiram atuar nesse cenário público, sejam elas
voltadas para a qualidade de seus produtos, meio ambiente, serviços de TI,
segurança da informação, saúde e segurança do trabalho. Todos os serviços devem
estar estruturados e documentados por meio de processos e instruções de
trabalho, com treinamentos constantes de suas equipes, além de implementações
de vários mecanismos para aferir a qualidade, entre eles a pesquisa de
satisfação dos clientes.
Outra referência no Brasil, exigida e recomendada por grandes empresas do
governo, é o uso forte e responsável com metodologia de compliance DSC 10000,
para a implementação de mecanismos a fim de manter um ambiente ético e íntegro.
A norma assegura que todas as leis de compliance, integridade e anticorrupção
sejam atendidas e mecanismos sejam dimensionados para evitar e tratar eventuais
desvios. Com a DSC 10000, é possível assegurar o seguimento de todas as leis de
compliance, com a aplicação das melhores práticas de mercado.
Sérgio Parca - diretor executivo da Stefanini, com larga
experiência no atendimento às contas públicas e responsável pela iniciativa de
Governo Digital.
Flavio
Gaspar -
diretor de Produtos da Topaz, empresa do Grupo Stefanini especializada em
soluções financeiras.
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