Relatório
de popularidade aponta o branco como a cor número 1 do mundo
Clinton Township, MI – A Axalta Coating Systems,
líder global em fornecimento de revestimentos líquidos e em pó, divulgou esta
semana seu 65º Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas, que
mostra o branco como a cor de preferência de carros do mundo em 2017 – seguida
pelo preto, com 16% de preferência, e o cinza e prata, empatados em terceiro
lugar pelo segundo ano consecutivo, com 11%.
O Relatório Global de Popularidade
de Cores 2017 da Axalta também registrou:
·
Globalmente:
seguindo a preferência total pelo branco, nota-se uma tendência por cores
peroladas e brilhantes para veículos de luxo. Tons de branco perolado registrou
um crescimento de 4% em 2017.
·
África: Crescendo três pontos
percentuais, o cinza chega a 11%.
·
Ásia: Branco domina e é a escolha de 52%
dos veículos vendidos na região. Na China, o branco está em 62% dos carros. E
no Japão, os tons de branco perolado já estão em 28%.
·
Europa: Com 20%, o cinza é a cor mais na
Europa do que em qualquer outra região.
·
América do Norte: Azul está ganhando
popularidade, especialmente em carros compactos e esportivos, crescendo 6% em
relação ao ano passado e chegando a 16% do total.
·
Rússia: A cor preferida, branco, cresceu
de 28 para 32%, e o prata também apresentou crescimento de três pontos percentuais.
·
América do Sul: Cinza é a nova estrela da
América do Sul, indo de 8 para 11%.
“Com seu apelo moderno, o branco
continua a ser o mais vendido do mundo”, disse Nancy Lockhart, Gerente Global
de Cores da Axalta. “Brancos perolados ganharam 4% em popularidade este ano, já
que essa cor é usada em todos os segmentos de veículos e é amplamente utilizado
no Japão. No geral, cores vivas e brilhantes continuam a ganhar força e vemos
cinza claro e tons de azul claros a médios atraindo mais atenção do mercado”.
Publicado anualmente desde 1953, o
relatório da Axalta é o mais antigo e abrangente documento da indústria a
tratar de cores automotivas. Ele é compilado e organizado pelos especialistas
em cores da Axalta do mundo todo para oferecer à indústria de pintura original
insights relevantes e fascinantes sobre as preferências dos consumidores.
“Cores de veículos evoluem com o
passar tempo”, afirma Elke Dirks, Designer de Cores para OEM da Axalta para
Europa, Oriente Médio e África. “Recentemente, o azul vem se destacando em tons
que variam de cintilantes fortes a metálicos claros, e o cinza está aparecendo
como a próxima cor neutra”, completa.
Para Annie You, Designer de Cores
para OEM da Axalta para a China, “o branco é de longe a cor número 1, mas a
história não termina aí. Nossos clientes gostam das tendências sutis que o
relatório revela. Por exemplo, consumidores na Índia preferem o prata mais do
que em qualquer outro lugar, com incríveis 30% de preferência. Na China, por
sua vez, é onde se produz mais carros brancos, sendo que 47% são em branco
sólido e 15% em branco perolado”.
“As iniciativas relacionadas a
cores que a Axalta executa, incluindo este Relatório de Popularidade de Cores,
a Coleção de Cores e a Cor do Ano, são benéficas para os fabricantes de carros
que estão interessados em usar estes insights para inovar”, disse Lockhart.
“Além disso, a Axalta tem mais de 150 anos de expertise com um time
internacional de designers e cientistas que estão exclusivamente focados na
fusão da tecnologia com design”.
Axalta Coating Systems
www.axalta.com.br, fan
page no Facebook (www.facebook.com/AxaltaBrasil)
e Instagram (@AxaltaBrasil).