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terça-feira, 21 de março de 2023

Odontologia do sono pode ser a resposta para noites mal dormidas

Ainda pouco conhecida, especialidade trata problemas orofaciais responsáveis por distúrbios do sono, como bruxismo, apneia e ronco


Mudanças nos padrões de sono podem afetar a saúde física e mental causando cansaço, falhas de memória, queda na imunidade, alterações hormonais, instabilidade emocional e até mesmo problemas cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada 10 pessoas não têm sono de boa qualidade e os motivos são muitos, entre eles a saúde bucal.


“Existem vários problemas relacionados ao sono que podem ser tratados na cadeira do dentista. Bruxismo, distúrbios respiratórios do sono e ronco são alguns exemplos”, explica o odontologista Milton Maluly Filho, Supervisor Técnico da Clínica Omint Odonto e Estética.


Segundo o profissional, o bruxismo, caracterizado por movimentos associados a contrações da musculatura mastigatória, pode ser uma ameaça à integridade do sistema estomatognático*. “Além de perturbar o sono, o bruxismo pode provocar diversos problemas, como lesões cervicais, desgastes e fraturas nos dentes, exacerbação de doença periodontal, disfunção temporomandibular (DTM) e hipertrofia do músculo masseter”, diz. Por isso, a condição precisa ser acompanhada de perto.


Já o ronco não é mais considerado uma alteração benigna que ocorre durante o sono ou apenas um motivo de chacota entre familiares e amigos. Atualmente é considerado um fator de alto risco para aterosclerose da artéria carótida, que é o acúmulo de gordura que gera a formação de placas nas paredes das artérias e, em casos mais graves, o espaço pode ser completamente obstruído, o que pode causar sérias doenças.


A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), um distúrbio respiratório crônico, progressivo, incapacitante e com graves repercussões sistêmicas, se agrava com o passar da idade e é bem mais comum do que se imagina. “Estudos indicam que a condição afeta de 33 a 35% da população brasileira, sendo que muita gente nem desconfia que sofre da doença”, diz. Porém, existem alguns sinais de alerta que podem ser facilmente identificados, como despertares frequentes durante o sono, sonolência e cansaço durante o dia, engasgos durante o sono, dor de cabeça ao acordar, problemas de memória ou concentração, arritmia cardíaca e hipertensão de difícil controle.


O cirurgião dentista tem um grande campo de trabalho respaldado pela literatura científica no tratamento dos distúrbios do sono. Na Clínica Omint Odonto e Estética existem profissionais especialmente habilitados para tratar casos como esses que, além de atacarem o distúrbio, também resolvem possíveis problemas bucais consequentes. “O profissional que se especializa em odontologia do sono conta com um amplo conhecimento em oclusão dental, tratamentos relacionados com a dor orofacial e disfunção da ATM”, finaliza Milton.

 

*Sistema estomatognático é um conjunto de estruturas bucais, formado pela maxila, mandíbula, arcadas dentárias, tecidos moles (glândulas salivares, suprimento nervoso e vascular), ATM (articulação temporomandibular) e músculos. Está intimamente ligado à função de outros sistemas, como o digestivo, respiratório, metabólico-endócrino e, inclusive, com a postura.

 


Primeira clínica do Brasil a conquistar a certificação de boas práticas e qualidade


Em funcionamento desde 1999, a Clínica Omint Odonto e Estética conta com atendimento clínico e disponibiliza diversos exames e procedimentos em seus dois endereços, a Vila Omint no Jardim Paulistano e a unidade na Berrini, ambos na cidade de São Paulo. Ao todo são 22 consultórios e Central de Radiologia, espaço exclusivo para a realização de exames de imagem, como tomografias, radiografias panorâmicas e scanner oral. 


“Temos disponíveis 38 profissionais para um atendimento multidisciplinar e integrado. Nossos pacientes podem realizar desde procedimentos a exames dentro da própria clínica, uma facilidade que promove, além da comodidade, rapidez nos resultados e controle na qualidade dos exames”, afirma o coordenador técnico da Clínica Odontológica Omint, Marcus Azevedo do Amaral.


A Clínica Omint dispõe de 10 especialidades, com serviços em Clínica Geral, Prótese, Estética Odontológica, Odontopediatria, Ortodontia, Endodontia, Cirurgia Oral Menor, Implantes, Radiologia e Tomografia, Periodontia, Harmonização Orofacial, Disfunção Temporomandibular (DTM) e Prevenção. 


“Fomos pioneiros na odontologia brasileira ao receber a certificação Joint Comission International (JCI), principal certificação mundial de empresas de saúde, concedido em 2014”, explica Amaral.


Com tecnologia de ponta, os espaços não poupam quando o assunto é a segurança do paciente: no Centro de Radiologia Digital, os aparelhos emitem 90% menos de radiação que os convencionais do mercado e fornecem imagens em alta definição. Ainda há o escaneamento digital que fornece imagens bidimensionais ou tridimensionais da cavidade bucal, o que promove conforto e mais precisão no resultado.

 

Clínica Omint Odonto e Estética - UNIDADE VILA OMINT - CRO: 5623.
Rua Franz Schubert, 33 - Jd. Paulistano - SP
Responsável Técnico: Maurício Bellonzi Abissamra - CRO: 40238

UNIDADE BERRINI - CRO: 10732
Rua James Joule, 92 - Berrini - SP
Responsável Técnico: Milton Maluly Filho - CRO: 38955

www.omint.com.br/clinica-odontologica


Rinoplastia pode curar sinusite e rinite?

Especialista explica quais os aspectos funcionais da cirurgia de nariz que vão além da estética

 

Já imaginou conseguir realizar dois desejos com apenas um procedimento médico? É exatamente isso que pacientes de sinusite crônica e rinite esperam quando procuram por uma rinoplastia estética: remodelar a aparência do nariz e ao mesmo tempo ficar livre dos incômodos das doenças respiratórias. Atualmente, apenas no Brasil cerca de 15% da população sofre com sinusite de acordo com os dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Mas, será mesmo que a cura é possível?

De acordo com o professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Dr. Eduardo Dolci, tratar a parte funcional do nariz, melhorando a qualidade de vida do paciente, sempre é o objetivo primordial do cirurgião quando realiza uma rinoplastia. Porém, cada caso tem suas particularidades únicas que precisam ser respeitadas.

“No caso de pacientes com quadro de sinusite crônica, quando o tratamento medicamentoso não é suficiente, a rinoplastia pode ser um bom recurso. A sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face devido a incapacidade de drenar o líquido excedente da região. Na cirurgia, além de realizar essa drenagem, é possível ampliar o calibre das vias naturais, facilitando o processo de escoamento e impedindo novas incidências”, enfatizou.

Quando o assunto é a rinite, a rinoplastia pode ajudar a diminuir os sintomas, mas não trará cura do quadro, já que os casos são de origem alérgica e não anatômica. Quando o organismo tem contato com o agente que causa a alergia, os cornetos aumentam de tamanho dificultando a passagem do ar. É a famosa carne esponjosa, que pode vir acompanhada de inflamação – a rinite.

“Quando a rinoplastia é realizada em pacientes com rinite, o objetivo é diminuir o tamanho dos cornetos que sofreram essa hipertrofia. Assim, conseguimos facilitar a passagem do ar, o que diminui a sensação de nariz entupido, a dificuldade de respirar para dormir e os outros sintomas, como secreção e roncos”.

Em ambos os casos, a verdade é que a intervenção cirúrgica pode ser uma boa alternativa para unir dois desejos: ter um nariz mais bonito e melhorar a qualidade respiratória. Mas, não existe a garantia de que ela possa curar a rinite e a sinusite. Afinal, muitas pessoas desenvolvem sensibilidades alérgicas ao longo da vida, o que pode evoluir para doenças crônicas.

A melhor conduta, então, é manter um acompanhamento com especialista mesmo depois de estar livre dos sintomas mais graves por conta do procedimento cirúrgico. Isso irá prevenir novas crises, outras doenças e garantir o bem-estar respiratório do paciente durante o ano inteiro.

 

Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci - sócio da Clínica Dolci Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo; Professor Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo; Membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial; Membro eleito da Comissão de Residência e Treinamento da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; Membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. www.facebook.com/clinicadolci

 

No Dia Internacional da síndrome de Down, entenda a importância da conscientização com Tathi Piancastelli

O Dia Internacional da síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março. Tathi Piancastelli traz alguns mitos e nos inspira a entendermos sobre as terminologias adequadas para textos e postagens

 

A atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista brasileira e pessoa com síndrome de Down, Tathi Piancastelli, se prepara para o Dia Internacional da síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, com uma agenda muito especial, que inclui entrevistas em programas de TV e Rádios de alcance nacional. Este dia é de extrema importância para Tathi, que usa o espaço de suas redes sociais em prol da conscientização de toda a sociedade sobre as pessoas com síndrome de Down. 

O Dia Internacional da síndrome de Down faz uma alusão à trissomia do 21 e é comemorada mundialmente, sendo reconhecido pelas Nações Unidas desde 2012. A intenção é que a data seja de conscientização global e celebração das pessoas com a síndrome, a fim de que tenham liberdades e oportunidades igualitárias a todo cidadão. 

Para este dia, Tathi Piancastelli se reafirma como uma inspiração para todas as pessoas, principalmente para jornalistas e profissionais de comunicação, que, através de seus textos, influenciam e ensinam os leitores a abrirem suas mentes para uma sociedade mais inclusiva. Pensando nisso, que tal conhecer as terminologias corretas para pessoas com deficiência?

 

Terminologias para textos inclusivos 

Segundo a Gadim Brasil (Aliança Global para Inclusão das Pessoas com Deficiência na Mídia e Entretenimento), a forma como a imprensa vem se referindo às pessoas com deficiência vem melhorando com o passar dos anos e isso se reflete em como a sociedade vê as pessoas com deficiência. Por isso, é de extrema importância se atentar aos textos. 

Eles explicam que não é correto usar o termo “portador de deficiência", já que ninguém porta uma deficiência. Essas palavras podem ser construtivas ou servir para perpetuar preconceitos. Já para o caso de pessoas com deficiência, usa-se “pessoa com deficiência" e, para síndrome de Down - com “s” minúsculo e “D” maiúsculo - também pode ser usado “pessoa com síndrome de Down”. 

Além das terminologias, é importante falar sobre o capacitismo: uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência, que leva a sociedade a acreditar que pessoas com deficiência valem menos que pessoas sem deficiência. Segundo a Gadim Brasil, assim como a cultura do machismo e do racismo, a cultura capacitista resulta em marginalização e discriminação. 

Mas você sabia que existe também o capacitismo linguístico? Seu uso, no dia a dia, reforça normas sociais que normalizam a ofensa, o abuso e a violência contra pessoas com deficiência. Os textos reduzem a pessoa a sentimentos de piedade, como se fossem inúteis ou um fardo para família e sociedade. É essencial o jornalista estudar e evitar que seus textos façam qualquer alusão ao capacitismo. 

Para isso, também há sugestões de como evitar a proliferação do capacitismo nos textos: use a grafia correta (pessoa com deficiência e não dificiente, especial, excepcional, portador de deficiência ou com necessidades especiais), não use xingamentos (“pessoa parece demente, autista”), evite usar rótulos negativos (padecer de, a vítima sofre de…), retire de seu vocabulário a palavra “portador” para se referir à pessoas com deficiência e, para fechar, sempre escute a pessoa com deficiência e não seus acompanhantes - sugestões retiradas do site Gadim Brasil. 

Para saber mais dicas e orientações de terminologias para pessoas com deficiência, acesse: https://www.gadimbrasil.org/saiba-usar-as-palavras.

 

Mitos sobre a Síndrome de Down e o casamento de Tathi Piancastelli 

Sabemos que a luta de pessoas com deficiência por maiores espaços e conscientização da população é diária. Sendo assim, Tathi Piancastelli usa suas redes sociais em prol dessa conscientização, através de vídeos e conteúdos informativos, entre eles, os mitos sobre a Síndrome de Down. São eles: 

  • Síndrome de Down não tem grau (leve, média ou grave)
  • Pessoas com síndrome de Down são, todas, carinhosas e fofas
  • Pessoas com síndrome de Down não podem se casar
  • Pessoas com síndrome de Down precisam morar com os pais

A maior prova de todos esses mitos é a própria Tathi, que mora sozinha, não se considera fofa, além de ter se casado, no último dia 11 de março, com o escritor, palestrante e pessoa com síndrome de Down, Vinicius Ergang Streda. O casamento aconteceu na Fazenda Marambaia, em Limeira, município de São Paulo e foi transmitido nas redes sociais, com cobertura nas principais revistas e mídias da imprensa brasileira. 

A história de amor de Tathi e Vinicius é um verdadeiro conto de fadas: ambos se conheceram através do Instituto Cromossomo 21, que gravou a história de cada um, separadamente, para a websérie “Geração 21”, um projeto que traz a história de 12 jovens com síndrome de Down alcançando a autonomia. 

Para esta dia 21 de março, Tathi Piancastelli deseja seguir sendo um verdadeiro exemplo, não somente para as pessoas com síndrome de Down e pessoas com deficiência, mas para todo o mundo. Ela, que é a primeira pessoa com síndrome de Down do mundo a escrever e a protagonizar uma peça de teatro profissional e a palestrar na ONU, seguirá com sua luta por um país mais inclusivo e justo para todos. 

Quero que minha história, meus conteúdos e minha vida sejam exemplos de que nós, pessoas com síndrome de Down, podemos ser quem quisermos e realizar sonhos, assim como realizei os sonhos de morar sozinha e me casar. A independência torna a vida de todo ser humano mais desafiadora e proporciona experiências únicas de vida, e ser um exemplo de pessoa com síndrome de Down, independente e completamente feliz e realizada, me traz esperanças de um mundo melhor. Espero poder inspirar cada vez mais, todos que conhecem minha história”, comenta Tathi Piancastelli.

 

Tathi Piancastelli - atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista e a primeira pessoa com síndrome de Down do mundo a escrever e a protagonizar uma peça de teatro profissional. Ao longo de sua vida, Tathi Piancastelli passou por diversos países, levando palavras de sabedoria, força e determinação por onde passa. Tathi é Coordenadora de Ativismo do Instituto Metasocial, responsável pelo slogan “Ser Diferente é Normal”. Faz parte do grupo de Autodefensoria da Federação das Associações de síndrome de Down ( FBASD) da região Sudeste. Seu espetáculo, "Menina dos Meus Olhos", foi apresentado em Nova York nos anos de 2013 e 2015 e no 30° Festival Internacional de Teatro Hispânico de Miami, em 2015. Em 2016, o espetáculo foi apresentado na UNICEF/ONU, em Nova York, além de conquistar o Brazilian International Press Award 2016, na categoria Melhor Teatro/Espetáculo nos EUA. Tathi Piancastelli também foi inspiração para Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. Em 2008, durante um evento de inclusão, o mesmo criou e batizou uma personagem com síndrome de Down com o nome de ‘Tati’ numa forma de homenagem à Tathi Piancastelli. Logo depois, a personagem “Tati” passou a integrar, oficialmente, a Turma da Mônica. Além disso, ela apresenta “Oi Eu Estou Aqui“ (Hi, I'm Here), um espetáculo solo escrito e atuado por Tathi Piancastelli e coescrito e dirigido por Fabio Costa Prado. Como o título sugere, esta obra coloca a artista desbravadora em primeiro plano, ecoando intensamente no palco e no mundo. Tathi Piancastelli explora suas inquietações em relação ao seu futuro e sua busca por independência e autonomia, passando por uma jornada que materializa seus desejos de morar sozinha, obter um diploma e se casar. Ela também se prepara para apresentar a exposição “De Dentro para Fora”, onde ela representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down.
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#AprenderTransforma: Genial Care cria campanha para ampliar o mês de conscientização sobre o autismo


Healthtech tem como objetivo levar à população informações de qualidade sobre o tema

 

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo acontece em 2 de abril, e o Brasil se movimenta anualmente em torno da data, falando sobre o tema durante todo o mês, buscando estimular debates sobre o assunto. Neste ano, o tema da campanha nacional de conscientização do autismo é “Mais informação, menos preconceito”, e a Genial Care, clínica multidisciplinar para cuidado e desenvolvimento de crianças com autismo e suas famílias, lança sua primeira campanha #AprenderTransforma, com o propósito de fomentar conversas e disseminar informações de qualidade.

“Estamos nesse movimento de popularizar ainda mais esse dia e ajudar a acabar com a falta de compreensão que ainda tem muito impacto em pessoas com TEA, suas famílias e as comunidades. Nosso foco esse ano é mostrar as verdades e inverdades do universo do autismo, fortalecendo o acesso à informação e reduzindo a discriminação, o preconceito e ampliando o debate desse tema” ressalta Juliana Biasi, líder de Marketing & Growth da Genial Care.

A campanha busca impactar a população na dissolução de fake news sobre o autismo que normalmente são espalhadas, utilizando frases elucidativas e informativas como “Autismo não tem cara”, “Autismo não tem gênero”, “Autismo tem intervenção e é uma neurodiversidade”.

A data surgiu em 2 de abril de 2008 criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de levar cada vez mais informação à população como forma de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas autistas e suas famílias, ampliando os espaços de comunicação, inclusão e representatividade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a população.

A Genial Care preparou um mês inteiro de atividades para colaborar e ampliar o mês da conscientização. A campanha contará com a participação da healthtech em diversos eventos ligados à campanha nacional do autismo, como a caminhada de São Paulo do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril na Avenida Paulista. Além disso, a própria Genial Care realizará o "1º Congresso Extraordinário", congresso online em parceria com a Revista Autismo em 6 de abril, online, com acesso gratuito. Inscrições podem ser feitas neste link.

“Conforme a conscientização sobre o TEA aumenta, e a população tem mais acesso a informações de qualidade sobre o tema, é possível expandir as conversas sobre acessibilidade, inclusão e diversidade”, aponta Juliana Biasi. 

A Genial Care, fundada no Brasil pelo norte-americano Kenny Laplante, trabalha de forma multidisciplinar no cuidado e desenvolvimento de crianças autistas e suas famílias, conectando tecnologia e embasamento científico às pessoas. A empresa tem o compromisso de criar ferramentas para ajudar no desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e capacitar e apoiar pessoas cuidadoras nessa jornada. A empresa também conta com uma frente de capacitação de profissionais, a Genial Care Academy. 

Saiba mais sobre a campanha acessando o site e o Instagram. Assista ao filme oficial da campanha.




Genial Care

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Especialista da Invillia traz 4 dicas para impulsionar o pilar Social nas empresas

Engajamento, cultura, identidade e dedicação são alguns pontos fundamentais no sucesso ao apoio de projetos sociais

 

Fatores como engajamento de colaboradores, cultura corporativa e a criação de áreas dedicadas podem ser desafiadores para as empresas que buscam ampliar seu apoio a projetos sociais. Ainda assim, o pilar Social é um dos que estão sendo mais desenvolvidos pelas companhias brasileiras. Segundo uma pesquisa publicada neste mês pela ManpowerGroup, consultoria global com especialização em recursos humanos, 42% das organizações nacionais estão priorizando a categoria. No mundo todo, o percentual é de 37%. 

Para ajudar as empresas a se fortalecerem nesse pilar, o diretor de Cultura Digital e Talentos da Invillia, Sérgio Caliani, indica alguns passos a serem tomados para fortalecer as ações de apoio aos projetos sociais e, com isso, facilitar a expansão de novas iniciativas. “Ter uma estratégia consolidada melhora não só a vida dos colaboradores, mas gera diversos impactos regionais - seja na área cultural, de educação ou de necessidades básicas para comunidades vulneráveis”, afirma.

 

  1. Cultura acessível para todos

O primeiro passo, na visão do especialista, é fazer com que a cultura de fazer o bem esteja presente em cada área da empresa, sendo parte dos valores essenciais da marca. Isso quer dizer que, o apoio aos projetos sociais não pode ser sentido como uma obrigação, mas, sim, como uma escolha que faz a diferença tanto no crescimento pessoal quanto profissional do colaborador. 

Um facilitador nesse quesito é fazer com que a cultura da empresa esteja presente desde o momento da contratação até no dia a dia do funcionário. “As pessoas devem entrar com a consciência de que esse é um pilar forte na empresa e, além disso, de que essas ações geram um impacto enorme na comunidade ao redor”, explica Caliani.

 

  1. Encontrar o que faz sentido

Tendo o pilar Social fortalecido na cultura corporativa, o próximo passo é o engajamento dos times. Neste caso, de acordo com o especialista, o ponto-chave está em buscar o que faz sentido para cada colaborador. “Ou seja, ouvir as demandas que vêm deles, o conhecimento regional e o que eles sentem falta de desenvolver ou ajudar em sua região”, esclarece. 

Para as empresas com operações em diversas cidades ou estados, esse ponto se torna ainda mais forte. O caminho ideal e ouvir as indicações dos funcionários locais que, na visão de Caliani, pode nortear as empresas a expandirem seu apoio geograficamente, principalmente, com projetos seguros e que vão fazer a diferença. 

 

  1. Construção de identidade

Outro ponto destacado por Caliani é que o pilar de Social precisa de uma identidade e, também, de uma governança própria. Isso permite que o apoio aos projetos sociais fiquem mais transparentes – tanto para quem dá o suporte quanto para quem recebe o benefício. Ao ter uma identidade (uma marca), todas as partes envolvidas sabem, por exemplo, a quem procurar em caso de dúvidas, quais projetos já aconteceram e quais elas podem se dedicar (seja por tempo ou investimento) em próximas oportunidades. 

Já sobre a questão de governança, isso colabora para que tudo se mantenha organizado e ético. “Isso ajuda a controlar o que pode ou não ser feito, principalmente, quando falamos dos recursos financeiros." 

 

  1. Equipes dedicadas

Na jornada de fortalecimento do pilar Social, outro fator importante é que as companhias tenham equipes que se dedicam total ou parcialmente para o desenvolvimento deste segmento. “Isso é relevante para que não seja algo improvisado, sem estrutura e dedicação para ir para frente. Ajuda, também, a fazer com que a área seja tão importante quanto as unidades de negócios da organização”, explica.

 

Fazer a diferença

Em seus mais de 20 anos de existência, a Invillia – multinacional brasileira que cria e desenvolve produtos e serviços digitais para empresas do mundo todo – já apoiou diversos projetos sociais, começando por Araraquara (SP), cidade em que nasceu, até regiões do Brasil inteiro ao expandir suas operações mundo afora. Uma das parcerias mais sólidas da companhia é com o instituto Fábrica de Vencedor, responsável por incentivar práticas culturais, esportivas e artísticas. 

Além de ajudá-los na migração do presencial – que antes atendia só a cidade de Araraquara – para o online, passando a impactar jovens de todo o País, a Invillia participa ativamente dos projetos desenvolvidos pela instituição. Nessa transição, no período de pandemia, a empresa forneceu equipamentos e doações mensais para que o Instituto ampliasse seu alcance por meio de aulas online. 

Com o processo de transformação digital finalizado, a Invillia continua desenvolvendo ações específicas com o Instituto para profissionais de tecnologia, por meio de programas de captação, retenção e preparação de talentos. Fomentando, além da capacitação de jovens, o segmento de tecnologia.

 Só em 2022, por exemplo, foram mais de 600 jovens impactados por meio da parceria da companhia com o Fábrica de Vencedor. Neste ano, somente até fevereiro, já contabilizam mais de 400 inscritos nas iniciativas promovidas. Além do apoio a esta instituição, a empresa conta com mais de 60 projetos que estão no radar para próximas parcerias – todos indicados por colaboradores do Brasil inteiro. Outras iniciativas sociais promovidas pela Invillia são a corrida Social Running, que conecta todos os seus colaboradores para reverter o total de quilômetros percorridos ao final da ação em doações para diferentes instituições do Brasil. 

Também, a Care Store, que é um e-commerce próprio voltado para seus funcionários com a possibilidade de adquirirem produtos em que o valor arrecadado é revertido para instituições cadastradas. Os produtos, por sua vez, podem ser físicos ou representar uma doação – por exemplo, um computador disponível para compra representa a arrecadação financeira para aquisição de computadores para organizações que precisam. 

Ainda, o projeto Cesta do Bem, uma ação mensal interna que seleciona uma instituição previamente indicada pelos funcionários para receber diferentes tipos de doação. Até 2022, essa ação havia disponibilizado, aproximadamente, 1.900 quilos de alimentos e mais de 3 mil litros de água potável para iniciativas cadastradas.


Conheça oito modelos de negócios para empreender e trabalhar sem funcionários

Franquias têm se mostrado uma alternativa viável e segura


Ser dono do próprio negócio e ter independência financeira hoje é um desejo e um desafio para muitas pessoas. As franquias, cada vez mais, vêm se mostrando uma opção segura e viável, pois além de ser um negócio já testado e consolidado no mercado, podem possibilitar também a condução do empreendimento com apenas um funcionário. 

Dados apresentados recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que o sistema de franquias no Brasil teve crescimento por oito trimestres consecutivos, faturando mais de R$ 211 bilhões no último trimestre de 2022, mostrando-se completamente recuperado do período pandêmico, sendo um cenário favorável para quem quer investir nesse setor. 

Hoje, um dos problemas enfrentados por quem quer ter o próprio negócio é a contratação de funcionários. Além dos altos custos da folha de pagamentos, é preciso considerar a rotatividade e o investimento em capacitar um profissional para sua equipe. A oportunidade de trabalhar sozinho é uma alternativa na qual o empreendedor que tem menos recursos financeiros, minimiza despesas na operação do seu negócio. 

Conheça agora oito opções de redes que oferecem oportunidade para trabalhar sozinho, conquistando espaço no bilionário mercado do franchising.

 

Marketing Bag - franquia especializada em publicidade em sacos de pão, que possui mais de 30 franqueados espalhados em todo o país. Com um modelo de negócio assertivo, a marca une o anunciante ao consumidor final, de maneira eficaz e contínua. Investimento R$ 5.500 mil, faturamento médio de R$ 7 mil por campanha e retorno entre 30 a 45 dias.

 

Espaço Make – atua na comercialização de maquiagens multimarcas como Fenzza, Playboy, Max Love, Ruby Rose, entre outras, a um preço fixo de R$ 10,00 e produtos na área VIP que variam entre R$ 15,00 e R$ 50,00. A marca traz o modelo home based com investimento de R$ 6.999 mil, faturamento médio de R$ 10 mil e prazo de retorno entre 12 e 24 meses.

 

Love Gifts - conquistando o mercado com seu mix de produtos diferentes e com estilo próprio, oferece itens que captam os mais variados públicos. Contando com 70 franquias espalhadas por todo o país e 3 modelos diferentes de negócio, a marca vem ganhando notoriedade, sendo uma ótima alternativa de investimento. No modelo Home Based o valor inicial é de R$ 25.500 mil, com faturamento médio mensal de R$ 15 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.

 

Sonhagro - uma rede de franquias especializada em consultoria de crédito rural para pequenos, médios e grandes produtores, dando suporte na documentação, entrando em contato com os bancos para realizar o financiamento de maneira rápida e mais prática para o cliente. A marca conta com 44 unidades e para quem deseja se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de R$23.690 mil na modalidade Home Based.  Com faturamento médio mensal de R$ 17.196,47, o prazo de retorno é 4 a 12 meses.

 

SuperGeeks - primeira e melhor escola de programação e robótica para todas as idades, ensina ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem. A rede conta com 47 unidades espalhadas por todo país, com investimento inicial a partir de R$ 9 mil, faturamento médio mensal de 35 à 55% e prazo de retorno de 12 a 24 meses.

 

Neo Delivery - uma plataforma especializada em entregas inteligentes, que possibilita ao entregador levar mais de um pedido do mesmo estabelecimento, otimizando tempo e custos. O seu modelo de negócio é 100% home based, com investimento inicial de R$ 10 mil, faturamento médio mensal por unidade R$30.000,00 e prazo de retorno de 10 a 11 meses.

 

Mary Help - primeira franquia no Brasil para seleção e intermediação de diaristas e mensalistas, que intermedia também profissionais e clientes em busca de serviços de manutenção doméstica diversos, possui a modalidade home based, que é indicada para cidades com até 50 mil habitantes. Com investimento inicial de R$ 30 mil, faturamento médio mensal (para cidades a partir de 70 mil habitantes) de R$60.000,00 e retorno de investimento de 12 a 14 meses, a marca promete alta rentabilidade para os seus franqueados. 

 

Seguralta – com mais de 54 anos de mercado, está presente em todo o país e possui mais de 1.700 unidades operando em três modelos de negócios – Home Office, Basic e Standard. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 9ª maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Na modalidade Home Office, a rede oferece a possibilidade do franqueado atuar com 1 (sozinho) a 2 funcionários. O investimento inicial é de R$ 36.500,00, faturamento bruto médio mensal de R$ 80 mil e retorno de investimento de 12 meses.

 

Para mais informações, acesse:

Marketing Bag: https://www.mktbag.com.br/

Espaço Make: https://espacomakefranquia.com.br/

Love Gifts: https://lovegifts.com.br/

Sonhagro: www.sonhagro.com

SuperGeeks: www.supergeeks.com.br

Neo Delivery: https://neodelivery.com.br/

Mary Help: https://www.maryhelp.com.br/

Seguralta: www.seguralta.com.br

 

Experimento: 80 profissões que podem desaparecer em até 5 anos com a Inteligência Artificial

André Cia destaca profissões ameaçadas de extinção em experimento no Chat GPT

 

Desde o avanço significativo no mercado de inteligência artificial com o lançamento do Chat GPT no final do ano passado, muitas discussões têm surgido a respeito do impacto dessa tecnologia nas profissões. Ainda que especialistas acreditem que a IA não vá substituir completamente o trabalho humano, algumas ocupações enfrentam o risco de serem suplantadas pela tecnologia.

A fim de entender melhor como a própria inteligência artificial prevê que essas mudanças ocorram, o especialista em IA, André Cia, conduziu um experimento utilizando o Chat GPT-4. O objetivo era coletar informações sobre quais profissões poderiam ser substituídas pela inteligência artificial e estimar o prazo para que isso aconteça.

 

Veja o que o Chat GPT diz sobre profissões que serão substituídas pela IA e em quanto tempo isso poderá acontecer:  

1. Tradutor: a capacidade de traduzir idiomas de forma eficiente e precisa - O meses

2. Redator: habilidade em criar conteúdo escrito de alta qualidade - 0 meses

3. Revisor de textos: capacidade de identificar e corrigir erros gramaticais e de estilo - O meses

4. Assistente virtual: habilidades em gerenciamento de tarefas e comunicação eficiente - O meses

5. Analista de dados: capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados - 6 meses

6. Tutor: habilidades em ensinar e esclarecer dúvidas sobre diversos temas - 12 meses

7. Atendente de telemarketing: habilidades em comunicação e solução de problemas - 6 meses

8. Suporte técnico: conhecimento e habilidades em solução de problemas técnicos - 6 meses

9. Pesquisador: habilidade em realizar pesquisas e análises complexas - 12 meses

10. Planejador de eventos: habilidades em organizar e coordenar eventos - 18 meses

11. Designer gráfico: habilidade em criar designs visuais atraentes - 24 meses

12. Social media manager: gerenciamento e criação de conteúdo para mídias sociais - 12 meses

13. Assistente jurídico: conhecimentos em leis e regulamentações, habilidades de pesquisa - 24 meses

14. Agente de viagens: habilidade em organizar e planejar viagens - 12 meses

15. Recrutador: habilidade em identificar e selecionar candidatos qualificados - 18 meses

16. Assistente financeiro: conhecimentos em finanças e habilidades em análise e planejamento - 24 meses

17. Consultor de negócios: habilidade em analisar e oferecer soluções para melhorar negócios - 24 meses

18. Jornalista: habilidades em investigação, redação e análise de notícias - 12 meses

19. Especialista em SEO: habilidade em otimizar conteúdo para mecanismos de busca - 12 meses

20. Terapeuta de chat: habilidade em oferecer apoio emocional e aconselhamento através de mensagens de texto - 24 meses

21. Editor de vídeo: habilidades de edição e montagem de vídeos - 24 meses

22. Médico de diagnóstico: habilidade em diagnosticar doenças e condições - 36 meses

23. Farmacêutico: conhecimento de medicamentos e prescrições - 36 meses

24. Bibliotecário: habilidades em gerenciamento e pesquisa de informações - 18 meses

25. Arquivista: habilidades em organizar e gerenciar documentos e registros - 18 meses

26. Operador de caixa: habilidades em processar pagamentos e atendimento ao cliente - 12 meses

27. Gerente de projetos: habilidade em coordenar e gerenciar projetos - 36 meses

28. Analista de crédito: habilidade em avaliar risco e solidez financeira - 24 meses

29. Corretor de imóveis: habilidade em avaliar e negociar propriedades - 36 meses

30. Desenvolvedor de software: habilidade em criar e manter programas e sistemas - 60 meses

31. Gerente de qualidade: habilidade em monitorar e melhorar a qualidade dos processos - 36 meses

32. Analista de segurança da informação: habilidade em proteger informações e sistemas - 36 meses

33. Especialista em marketing: habilidades em planejamento e execução de estratégias de marketing - 24 meses

34. Avaliador de imóveis: habilidade em estimar o valor de propriedades - 36 meses

35. Operador de atendimento ao cliente: habilidades em solução de problemas e suporte ao cliente - 12 meses

36. Auxiliar administrativo: habilidades em organização e gerenciamento de tarefas - 12 meses

37. Contador: habilidades em contabilidade e preparação de relatórios financeiros - 36 meses

38. Fotógrafo: habilidade em capturar e editar imagens de alta qualidade - 48 meses

39. Coordenador de logística: habilidades em gerenciar e otimizar processos logísticos - 24 meses

40. Analista de sistemas: habilidade em analisar e melhorar sistemas de TI - 48 meses

41. Comprador: habilidades em negociação e aquisição de produtos e serviços - 24 meses

42. Técnico de laboratório: habilidades em realizar testes e análises em laboratório - 36 meses

43. Planejador urbano: habilidade em projetar e desenvolver áreas urbanas - 48 meses

44. Corretor de seguros: habilidades em avaliação de risco e venda de seguros - 24 meses

45. Cientista de dados: habilidades em análise e modelagem de dados complexos - 48 meses

46. Gestor de recursos humanos: habilidades em gerenciamento de pessoal e resolução de conflitos - 36 meses

47. Controlador de tráfego aéreo: habilidades em coordenar e gerenciar o tráfego aéreo - 60 meses

48. Fisioterapeuta: habilidades em diagnóstico e tratamento de condições

musculoesqueléticas - 60 meses

49. Nutricionista: habilidades em aconselhamento e planejamento de dietas saudáveis - 48 meses

50. Técnico em eletrônica: habilidades em manutenção e reparo de equipamentos eletrônicos - 48 meses

51. Arquiteto de software: habilidades em projetar e desenvolver arquiteturas de sistemas - 60 meses

52. Engenheiro de automação: habilidades em projetar e implementar sistemas de automação - 60 meses

53. Gestor ambiental: habilidades em planejar e implementar práticas sustentáveis - 48 meses

54. Analista financeiro: habilidades em análise de investimentos e tomada de decisões financeiras - 36 meses

55. Técnico em manutenção: habilidades em reparo e manutenção de máquinas e equipamentos - 48 meses

56. Consultor de vendas: habilidades em negociação e fechamento de negócios - 24 meses

57. Engenheiro civil: habilidades em projetar e construir estruturas e infraestruturas - 60 meses

58. Engenheiro de produção: habilidades em otimizar processos e sistemas de produção - 60 meses

59. Psicólogo: habilidades em avaliar e tratar questões de saúde mental - 60 meses

60. Educador físico: habilidades em planejar e supervisionar atividades físicas - 48 meses

61. Técnico de enfermagem: habilidades em cuidar e monitorar pacientes - 60 meses

62. Especialista em relações públicas: habilidades em comunicação e gerenciamento de imagem - 24 meses

63. Analista de qualidade de software: habilidades em testar e garantir a qualidade de sistemas - 48 meses

64. Coordenador de produção: habilidades em gerenciar e supervisionar processos de produção - 36 meses

65. Engenheiro químico: habilidades em projetar e desenvolver processos químicos e produtos - 60 meses

66. Engenheiro mecânico: habilidades em projetar e desenvolver máquinas e dispositivos mecânicos - 60 meses

67. Gestor de energia: habilidades em planejar e implementar estratégias de economia de energia - 48 meses

68. Engenheiro agrônomo: habilidades em planejar e desenvolver práticas agrícolas sustentáveis - 60 meses

69. Engenheiro de telecomunicações: habilidades em projetar e manter sistemas de comunicação - 60 meses

70. Cientista ambiental: habilidades em investigar e desenvolver soluções para questões ambientais - 60 meses

71. Engenheiro biomédico: habilidades em projetar e desenvolver dispositivos médicos e sistemas de saúde - 60 meses

72. Especialista em e-commerce: habilidades em gerenciar e otimizar lojas virtuais - 24 meses

73. Meteorologista: habilidades em prever e analisar condições climáticas - 48 meses

74. Biólogo: habilidades em pesquisa e análise de organismos vivos e ecossistemas - 60 meses

75. Engenheiro de materiais: habilidades em desenvolver e testar novos materiais e aplicações - 60 meses

76. Auditor: habilidades em examinar e avaliar a precisão dos registros financeiros - 36 meses

77. Oceanógrafo: habilidades em estudar e analisar os oceanos e seus fenômenos - 60 meses

78. Engenheiro de petróleo: habilidades em projetar e desenvolver métodos de extração de petróleo e gás - 60 meses

79. Astrônomo: habilidades em estudar e analisar fenômenos celestes - 60 meses

80. Engenheiro de minas: habilidades em projetar e desenvolver técnicas de exploração e extração de minerais - 60 meses.

 

Post do André Cia sobre o experimento
https://www.instagram.com/p/CqArq2-O3rW/


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