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terça-feira, 21 de março de 2023

Especialista da Invillia traz 4 dicas para impulsionar o pilar Social nas empresas

Engajamento, cultura, identidade e dedicação são alguns pontos fundamentais no sucesso ao apoio de projetos sociais

 

Fatores como engajamento de colaboradores, cultura corporativa e a criação de áreas dedicadas podem ser desafiadores para as empresas que buscam ampliar seu apoio a projetos sociais. Ainda assim, o pilar Social é um dos que estão sendo mais desenvolvidos pelas companhias brasileiras. Segundo uma pesquisa publicada neste mês pela ManpowerGroup, consultoria global com especialização em recursos humanos, 42% das organizações nacionais estão priorizando a categoria. No mundo todo, o percentual é de 37%. 

Para ajudar as empresas a se fortalecerem nesse pilar, o diretor de Cultura Digital e Talentos da Invillia, Sérgio Caliani, indica alguns passos a serem tomados para fortalecer as ações de apoio aos projetos sociais e, com isso, facilitar a expansão de novas iniciativas. “Ter uma estratégia consolidada melhora não só a vida dos colaboradores, mas gera diversos impactos regionais - seja na área cultural, de educação ou de necessidades básicas para comunidades vulneráveis”, afirma.

 

  1. Cultura acessível para todos

O primeiro passo, na visão do especialista, é fazer com que a cultura de fazer o bem esteja presente em cada área da empresa, sendo parte dos valores essenciais da marca. Isso quer dizer que, o apoio aos projetos sociais não pode ser sentido como uma obrigação, mas, sim, como uma escolha que faz a diferença tanto no crescimento pessoal quanto profissional do colaborador. 

Um facilitador nesse quesito é fazer com que a cultura da empresa esteja presente desde o momento da contratação até no dia a dia do funcionário. “As pessoas devem entrar com a consciência de que esse é um pilar forte na empresa e, além disso, de que essas ações geram um impacto enorme na comunidade ao redor”, explica Caliani.

 

  1. Encontrar o que faz sentido

Tendo o pilar Social fortalecido na cultura corporativa, o próximo passo é o engajamento dos times. Neste caso, de acordo com o especialista, o ponto-chave está em buscar o que faz sentido para cada colaborador. “Ou seja, ouvir as demandas que vêm deles, o conhecimento regional e o que eles sentem falta de desenvolver ou ajudar em sua região”, esclarece. 

Para as empresas com operações em diversas cidades ou estados, esse ponto se torna ainda mais forte. O caminho ideal e ouvir as indicações dos funcionários locais que, na visão de Caliani, pode nortear as empresas a expandirem seu apoio geograficamente, principalmente, com projetos seguros e que vão fazer a diferença. 

 

  1. Construção de identidade

Outro ponto destacado por Caliani é que o pilar de Social precisa de uma identidade e, também, de uma governança própria. Isso permite que o apoio aos projetos sociais fiquem mais transparentes – tanto para quem dá o suporte quanto para quem recebe o benefício. Ao ter uma identidade (uma marca), todas as partes envolvidas sabem, por exemplo, a quem procurar em caso de dúvidas, quais projetos já aconteceram e quais elas podem se dedicar (seja por tempo ou investimento) em próximas oportunidades. 

Já sobre a questão de governança, isso colabora para que tudo se mantenha organizado e ético. “Isso ajuda a controlar o que pode ou não ser feito, principalmente, quando falamos dos recursos financeiros." 

 

  1. Equipes dedicadas

Na jornada de fortalecimento do pilar Social, outro fator importante é que as companhias tenham equipes que se dedicam total ou parcialmente para o desenvolvimento deste segmento. “Isso é relevante para que não seja algo improvisado, sem estrutura e dedicação para ir para frente. Ajuda, também, a fazer com que a área seja tão importante quanto as unidades de negócios da organização”, explica.

 

Fazer a diferença

Em seus mais de 20 anos de existência, a Invillia – multinacional brasileira que cria e desenvolve produtos e serviços digitais para empresas do mundo todo – já apoiou diversos projetos sociais, começando por Araraquara (SP), cidade em que nasceu, até regiões do Brasil inteiro ao expandir suas operações mundo afora. Uma das parcerias mais sólidas da companhia é com o instituto Fábrica de Vencedor, responsável por incentivar práticas culturais, esportivas e artísticas. 

Além de ajudá-los na migração do presencial – que antes atendia só a cidade de Araraquara – para o online, passando a impactar jovens de todo o País, a Invillia participa ativamente dos projetos desenvolvidos pela instituição. Nessa transição, no período de pandemia, a empresa forneceu equipamentos e doações mensais para que o Instituto ampliasse seu alcance por meio de aulas online. 

Com o processo de transformação digital finalizado, a Invillia continua desenvolvendo ações específicas com o Instituto para profissionais de tecnologia, por meio de programas de captação, retenção e preparação de talentos. Fomentando, além da capacitação de jovens, o segmento de tecnologia.

 Só em 2022, por exemplo, foram mais de 600 jovens impactados por meio da parceria da companhia com o Fábrica de Vencedor. Neste ano, somente até fevereiro, já contabilizam mais de 400 inscritos nas iniciativas promovidas. Além do apoio a esta instituição, a empresa conta com mais de 60 projetos que estão no radar para próximas parcerias – todos indicados por colaboradores do Brasil inteiro. Outras iniciativas sociais promovidas pela Invillia são a corrida Social Running, que conecta todos os seus colaboradores para reverter o total de quilômetros percorridos ao final da ação em doações para diferentes instituições do Brasil. 

Também, a Care Store, que é um e-commerce próprio voltado para seus funcionários com a possibilidade de adquirirem produtos em que o valor arrecadado é revertido para instituições cadastradas. Os produtos, por sua vez, podem ser físicos ou representar uma doação – por exemplo, um computador disponível para compra representa a arrecadação financeira para aquisição de computadores para organizações que precisam. 

Ainda, o projeto Cesta do Bem, uma ação mensal interna que seleciona uma instituição previamente indicada pelos funcionários para receber diferentes tipos de doação. Até 2022, essa ação havia disponibilizado, aproximadamente, 1.900 quilos de alimentos e mais de 3 mil litros de água potável para iniciativas cadastradas.


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