Não importa o caminho que você escolheu, comunicar
que você agora é Coach é muito importante. Se você optou por continuar em seu
antigo emprego ou decidiu jogar o chapéu para o outro lado do muro, se obrigando
a pular em nome das oportunidades, independente desses fatores é necessário
divulgar o que você quer fazer.
Vídeos são uma ótima maneira de contar casos e
explicar o seu trabalho, é certamente uma exposição positiva. A timidez não
pode ser algo prejudicial, pois seria um tiro no próprio pé. Tente explicar ao
seu público o que é coaching, crie provas sociais e se você ainda não tem,
busque em outros exemplos. Informe para as pessoas como o processo muda vidas
com aplicações reais e fale sobre situações que aconteceram em sessões, sem
citar nomes, e as resoluções que o processo levou.
Em um primeiro momento, comunique as pessoas com as
dores gerais, mas não se preocupe se vai ou não haver engajamento. Fale sobre
dores reais, seja sincero com o que você sente e o público que se identifica
com suas propostas vai parece de forma natural.
Peça depoimento para seus clientes: soa como uma
indicação quando alguém que passou pelo seu processo fala sobre você. Não
importa se for por escrito, áudio ou vídeo: use isso nas suas redes sociais
para aumentar ainda mais a sua visibilidade.
Inicialmente talvez não vá ter um videomaker para
ajudar na gravação e edição de vídeos, nem uma equipe de comunicadores te
ajudando com estratégias, roteiro e a melhor forma de se lançar, mas com as
ferramentas que você possui já pode começar. Use seu celular, procure um ponto
com uma boa iluminação, pouco ruído e não é necessário ser perfeito mas precisa
ser feito. Existem diversos canais na internet que ensinam a fazer vídeos caseiros
com melhor qualidade, programas de edição de imagem e criação de peças
publicitárias, não é o ideal, eu sei, mas é o que você pode fazer no momento.
Entender que em muitos momentos terá que colocar o
chapéu do publicitário, do videomaker, do financeiro, do estrategista, do
gestor e talvez até faxineira. Não se limite profissionalmente, faça exatamente
o contrário e busque aprender através destas posições alternativas.
Aumente a sua audiência participando de atividades
da sociedade em que você vive, faça parceria com instituições e entidades para
dar palestras, nem que seja de graça e não tenha vergonha de falar em público.
Palestras criam um engajamento que é essencial para o seu crescimento. Caso não
saiba sobre o que falar você pode procurar por assuntos na apostila da sua
formação ou ensinamentos de palestrantes que você gosta. Se você só sabe o
básico, se prepare da melhor forma que puder e sempre espere que alguém da
plateia veja sentido no que você diz. Lembre-se que o pouco que você sabe pode
ser muito para os outros.
Capte o máximo de informação sobre o seu público
para um lead detalhado: sempre que puder pegue os contatos, e-mails, região em
que vivem e especialmente as dores deles, pois o trabalho é justamente
ajuda-los.
Estipule quantos vídeos e post serão feitos
semanalmente, quantas prospecções de clientes e parcerias irá realizar e assim
você estará saindo de um estado inércia para um estado de ação muitíssimo
organizado e eficiente.
Gestão de conteúdo
Iniciar a comunicação de forma generalizada é o
primeiro passo para afunilar o seu público, encontrar massa crítica e obter
ganhos reais com isso. Inicialmente é complexo identificar quem são as pessoas
com que você deve se conectar, que tipo de persona você vai atrair, talvez até
mesmo identificar o seu tema favorito entre as às áreas inclusas do coaching.
Neste caminho você busca por respostas, mas
encontra ainda mais perguntas: precisa ser extremamente específico. Procure
conhecimento através de vídeos, livros, áudios, listas de transmissão, segue
profissionais que são referências na área de sua escolha e isso é essencial,
pois pode te proporcionar inúmeros benefícios. Mas o que você está fazendo com
as informações que consome?
Em conversas com outros coaches percebi que muitos
deles ficam mais inseguros ou travados ao adquirir novas competências,
apresentam auto cobrança exacerbada e até medos. Possivelmente algumas das
informações que eles obtiveram não entregaram ferramentas realmente aplicáveis
para os negócios. Por não conseguir extrair nada dos conhecimentos talvez
tenham virado estudantes profissionais e não coloquem em prática seus
aprendizados.
Como coach, gostaria de entregar tudo que eu sei,
eu quero entregar a prática. Se eu morrer amanhã todo esse conhecimento morre
comigo, por essa razão eu tomei a decisão de compartilhar as coisas que me
fizeram chegar onde estou hoje.
Durante a mentoria que fiz com Marschall Goldsmith
passei a entender o que eu vinha fazendo estava correto: no início não é
preciso ter um público alvo claro, uma persona ou um nicho específico para
tratar. Compreender isso tirou um peso das minhas costas. Eu tinha que ser
generalista na forma de comunicar para compreender qual público se conectava
comigo e, para minha surpresa, estava acertando aquilo que comecei pelo
feeling.
Nesse primeiro momento eu falava de dores de
família, de relacionamento, crenças limitantes, escassez financeira, negócios,
estratégias de negócio e, ao ver que o público se engajava e eu comecei a me
dedicar a isso. Minha dica é: permita-se iniciar com calma.
Estratégia de negócio
Após aplicar a minha mudança de carreira e gerar
conteúdo na web, consegui alguns – poucos – clientes pagantes. Eu mesma fazia a
captação: falava sobre o assunto aonde eu estava, em restaurantes, em roda de
amigos, na academia e foi no salão de beleza que fechei o meu primeiro cliente
pagante. No entanto o meu funil de venda era falho: para cada dez sessões
experimentais, apenas um cliente fechava negócio. Com o tempo aprendi que a
prática leva a perfeição.
Nunca tive vergonha de errar, então quando algum
cliente não fechava ou saia insatisfeito, avaliava os erros e trabalhava nos
tópicos que poderia melhorar. O 'não' não deve ser considerado fracasso, mas
sim como aprendizado. Dessa forma o funil do seu trabalho começa a melhorar
naturalmente.
A parte mais incrível é observar as mudanças nas
vidas das pessoas e saber que quanto mais o processo ajudava, mais portas
seriam abertas para o meu negócio. Com as indicações dessas pessoas os clientes
começaram a vir até mim.
Nesse estágio, analise o seu funil de venda.
Faça um cálculo simples de quantos clientes você
precisa para atingir a sua meta financeira. Quais são as metas dentro do seu
negócio? Você precisa ter métricas, saber quais são os seus custos fixos, os
custos do processo, o seu valor hora e como equilibrar essas quantias.
Muitos coachs não consideram
esses detalhes ao trabalhar, focam apenas em uma boa formação e por vezes
falham nesse mercado pensando que os clientes simplesmente vão aparecer. É
claro que estudos da área são fundamentais, mas esses procedimentos
burocráticos não podem ser ignorados.
Renata
Tolotti - A coach
ministra treinamentos, mentoria de negócios, cursos e também atua como
palestrante. Trabalha mostrando para as pessoas que elas são capazes de ter a
vida que elas merecem, com mais amor, sonhos, risos e realizações. Formada em
Coaching Integral Sistêmico, Coaching Business, Coaching For Money, Coaching
Executive, especialização em High Business Permanece e Perfil e Comportamento
Humano, pela Florida Christian University. Mais informações pelas redes socais http://facebook.com/coachrenatatolotti
Instagram: @coachrenatatolotti