A cultura da alta performance desequilibrada é o principal motivo pelo qual esses casos estão mais comuns no setor, afirma a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula
Neste dia 10 de outubro é comemorado o
dia internacional da saúde mental, uma data que reforça a importância de cuidar
do bem-estar mental assim como do físico. Atualmente diversos problemas do tipo
são comuns, como o burnout.
De acordo com um estudo feito pela International Stress Management Association (Isma), o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados de Burnout, ficando atrás apenas do Japão, onde 70% da população tem esse problema, que já foi classificada como doença ocupacional pela OMS - Organização Mundial da Saúde, em 2022.
Principais efeitos
do burnout na saúde:
1. Fadiga crônica;
2. Dificuldades de concentração;
3. Irritabilidade;
4. Dificuldade para dormir;
5. Problemas emocionais.
O burnout em
profissionais do Marketing
Em geral, as profissões mais citadas quando se trata de burnout são a medicina, polícia, assistentes sociais, entre outras, onde realmente há grande parte dos casos, mas um setor onde o problema também é comum dificilmente é lembrado: O Marketing.
De acordo com a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula, a cultura de alta performance desequilibrada é a principal causa disso.
“O marketing já é naturalmente suscetível ao burnout porque os profissionais lidam com muita pressão para alcançar resultados e cumprir prazos apertados, em geral cuidam de muitos clientes em paralelo e a carga de trabalho intensa e a competição podem aumentar o estresse, levando à exaustão física e mental”.
“A cultura de alta performance desequilibrada é uma das principais causas de burnout entre profissionais de marketing, ela prega uma produtividade sobre humana que se sobrepõe à vida pessoal, ao lazer, etc., isso causa exaustão”
“Um dos grandes
fatores que têm causado isso é a expansão do marketing digital, onde tudo é
rápido e os clientes cada vez mais cobram resultados e produção em busca do
viral acreditando que isso vai solucionar tudo, mas isso acaba gerando uma
demanda sobre humana para os profissionais”,
ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário