Pesquisar no Blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Dia das Crianças: como reconhecer um brinquedo seguro para compra

Testes realizados em brinquedos certificados vão desde toxicologia até inflamabilidade

 

Na semana do Dia das Crianças, comemorado anualmente em 12 de outubro, os responsáveis devem estar atentos aos brinquedos adquiridos para presentear os pequenos. Produtos infantis, destinados ao público de até 14 anos, devem passar por rigorosas avaliações antes de serem comercializados e conter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Organismo de Certificação do Produto (OCP). 

Um estudo da organização não governamental Aldeias Infantis SOS, com base em dados do DataSUS, aponta que, em 2023, foram registradas 119.245 internações por acidentes entre crianças de 0 a 14 anos, sendo a sufocação e a intoxicação algumas das causas mais frequentes. 

Entre os testes realizados por OCPs acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro estão os de impacto, queda, toxicidade, resistência a mordidas e perfurações, torção, tração, inflamabilidade e ruído. "Após a aprovação do brinquedo em todos os testes, é emitido o Certificado de Conformidade do produto e concedida a licença para sua comercialização. Assim, o consumidor pode ter a confiança de que o produto atende à Norma Mercosul nº 300/2002, que regula os procedimentos de certificação no Brasil", afirma o presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Synésio Batista da Costa.

 

Conheça os testes realizados em brinquedos 

Todos os brinquedos passam pelo teste de impacto e queda, que simula situações como quedas de berços ou mesas. Após o teste, o brinquedo não deve apresentar pontas afiadas, arestas cortantes ou peças pequenas que possam ser engolidas. 

No teste de toxicidade, verifica-se se a quantidade de substâncias prejudiciais à saúde, como chumbo e mercúrio, está dentro dos limites permitidos. Há também testes de torção e tração para avaliar a resistência de peças manipuláveis pela criança, que devem permanecer intactas. 

O teste de inflamabilidade verifica se o brinquedo entra em combustão facilmente e se o fogo pode se espalhar. Já o teste de ruído assegura que o nível sonoro esteja dentro dos limites legais. 

Brinquedos como mordedores passam pelo teste de mordidas, que avalia se podem ser engolidos ou causar desconforto. Eles devem possuir furos projetados para evitar prender os dedos da criança, e a embalagem deve recomendar fervura antes do uso. 

Além desses testes realizados por laboratórios acreditados, ao escolher um brinquedo, prefira produtos com selo do Inmetro, evite o comércio informal e verifique a idade recomendada. Em caso de acidente, informe ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo.

 


Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade - Abrac


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados