Graças ao avanço das novas tecnologias, transformar uma boa ideia em um
bom negócio tornou-se mais fácil agora do que era no passado. Apesar
dessa tendência crescente, a realidade nos mostra que é importante estar
atento para não cair em alguns erros comuns, que podem desviar a boa
ideia do caminho do sucesso, fazendo com que ela falhe ou seja adiada.
Anualmente, cerca de 1 milhão de novas empresas abrem as portas no
Brasil. Entre janeiro e agosto de 2017, de acordo com um estudo do
Serasa, foram abertas 1,5 milhão de novas empresas no país, número
10,5% superior ao registrado entre janeiro e agosto de 2016. Ao longo do
processo de planejamento, implantação e execução dos negócios, todo e qualquer
empresário vai encontrar obstáculos a superar. Antever as possíveis
dificuldades, contudo, vai tornar mais fácil superar
os problemas que surgirem.
Para ajudar novas empresa e empresários a superarem obstáculos e terem
mais sucesso, a TMF Group, especialista em serviços
de negócios, comenta sobre os cinco erros mais
comuns cometidos por novas empresas de todos os setores.
- Perder o foco do negócio
Muitas vezes, com a ânsia de abranger logo de cara todos os
aspectos que envolvem o funcionamento correto de uma empresa, pode-se
perder o foco do que é realmente importante e que tem a ver com atividade
central do negócio.
Questões administrativas, folhas de pagamento, constituições
legais, autorizações, licenças e até mesmo abrir uma conta em um
banco, entre outras questões, nos fazem perder um tempo crucial e se
afastar do que é realmente importante. Ter que parar e
voltar um pouco atrás para consertar essas coisas vai nos fazer perder
tempo e energia. Para evitar a dor de cabeça, estabelecer parcerias estratégicas
com experiência na área de backoffice pode ajudar a manter o foco no
que interessa.
- O plano de negócios não é tudo
O processo administrativo para abrir uma empresa no
Brasil pode levar cerca de 107 dias, segundo o Banco
Mundial. O planejamento é sempre fundamental antes de se
jogar na empreitada, mas também deve-se ter em mente que certas
questões podem não ser solucionadas no tempo que esperamos, e isso
também deve ser levado em consideração.
Esse é um cenário típico de países como o Brasil, onde o modelo
tributário e fiscal é bastante complexo – o país é o segundo mais complexo do
mundo para a realização de negócios, de acordo com o Índice de Complexidade
Financeira 2017, da TMF Group. A preparação da documentação
necessária e processos com bancos, assinatura de órgãos
especiais e as diferentes regulamentações vigentes nas diversas
esperas de governo dificultam o cumprimento
do cronograma estabelecido na fase de planejamento.
Para complicar um pouco mais, nem tudo está descrito nas
regras vigentes. Por isso, a experiência de especialistas pode
contribuir para encurtar alguns prazos e deixar o processo menos
desgastante.
- Os custos mais baixos podem sair caros
Muitas empresas decidem contratar parceiros estratégicos
baseados principalmente no fator preço, optando pelo
mais barato, o que nem sempre é o melhor indicador. Essa é uma
seara em que o barato, a longo prazo, pode custar caro.
Regulamentos de câmbio, empréstimos bancários, questões fiscais,
aspectos contábeis e corporativos, entre outros, fazem com que as empresas
necessitem de uma ampla gama de serviços para cobrir todas as áreas de forma
eficiente.
Para alcançar isso, além do preço, é importante avaliar
o conhecimento e a experiência dos profissionais contratados,
a expertise em lidar com a complexidade local relacionada ao sistema
tributário, entre outros aspectos.
- Fornecer informações incompletas
Fornecer informações parciais ou incompletas pode ter consequências
importantes, como atrasos nos processos até multas e prisões, o que,
por sua vez, gerará desperdício de tempo, dinheiro e ainda desgasta a imagem da
empresa. Para driblar esses transtornos, é preciso estar atento a todas as
obrigações legais, fiscais e tributárias vigentes na jurisdição em que a
empresa atua.
- Cair no labirinto da papelada
O
sucesso ou o fracasso das novas empresas estão em grande parte
relacionados aos regulamentos de cada país. No Brasil, os mais de 90
impostos, taxas e contribuições cobrados de acordo com as jurisdições
federal, estaduais e municipais, tornam o país um ambiente complexo e uma
armadilha fácil pa para uma nova empresa que não está familiarizada
com esses processos cair na armadilha da papelada.
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