Pesquisar no Blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Falta saúde mental nas estradas

Mais de 90% dos acidentes nas acontece por falha humana. Por outro lado, a depressão está entre as seis maiores causas de afastamentos dos caminhoneiros no INSS, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. Olhar para a saúde mental dos profissionais das estradas é urgente. E será assunto de uma live organizada por Tarsia Gonzalez neste dia 10/10, Dia Mundial da Saúde Mental.

 

 

A saúde mental talvez seja o principal pilar que precisa ser revisado quando falamos da profissão de caminhoneiro. Para os mais de 2 milhões de profissionais que rodam as estradas brasileiras, a falta de segurança, a pressão pela agilidade na entrega de cargas, a distância da família tornam o dia a dia desgastante e propenso a crises de depressão e ansiedade.

Mas essa é uma realidade que pode ser revertida. Para Tarsia Gonzalez, acionista da Transpes S/A, uma das maiores empresas de logística do país, escolhida por 3 vezes consecutivas como uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil, é preciso olhar para os caminhoneiros e fornecer soluções viáveis para que eles possam toanr seu dia a dia mais saudável.

Em uma live especial que será realizada nesta quinta-feira, Tarsia vai falar exatamente sobre esse assunto: saúde mental nas estradas. A ideia é propor algumas soluções simples de cuidados com o corpo, com a mente, com a emoção, ajudando a proporcionar uma rotina mais tranquila a esses profissionais.

Tarsia lembra, em seu projeto A Estrada Reflete a Vida, que “a negligência nas estradas passa por uma falta de cuidado com a vida em si, consequência da falta de autocuidado, em um âmbito mais profundo”. Com mais de 30 anos de carreira na Transpes, onde passou por várias áreas e se apaixonou pela gestão de pessoas e a implementação de processos, Tarsia construiu um legado de governança e de orientação de líderes que, agora, está sendo direcionado para os motoristas carreteiros.

As lives são o ponto forte do projeto, pois reunem caminhoneiros de todo o Brasil, que buscam informação e contribuem com suas opiniões e necessidades: “a contribuição deles é riquíssima, são pessoas extremamente engajadas e que vestem a camisa da empresa”. Profissionais de outras companhias também estão participando e a ideia é ampliar o projeto para todo o Brasil, ajudando a melhorar a vida e, consequentemente, as estradas de todo o país.  

 

Tarsia Gonzalez - Empresária, escritora e palestrante de sucesso, Tarsia Gonzalez tem mais de 30 anos de experiência em gente e gestão. É acionista do Grupo Transpes S/A, uma das pioneiras em logística do Brasil, na qual foi precursora do processo de Governança Corporativa. O trabalho de Tarsia está focado no tripé *Gestão da Emoção*, *Lideranças para o Futuro* e *Autocuidado para Alta Performance*. É, também, Conselheira, hoje, do InovaBh e do SaúdeBH, projetos pioneiros em forma de Parceria Público Privada (PPP) em Educação e Saúde do Brasil.
https://www.instagram.com/tarsiagonzalez/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados