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terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

O que não fazer na hora da entrevista?

Conheça as atitudes que tem o poder de te desclassificar na hora da contratação


A ansiedade é uma condição que muitas pessoas se encontram diariamente. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Brigas na família, problemas de relacionamento, momentos de tensão como dias de provas importantes ou problemas no trabalho, são alguns dos exemplos que podem levar as pessoas a se sentirem mais ansiosas.

Com relação ao trabalho, a ansiedade pode acontecer de diferentes formas. Uma delas, é na hora de fazer uma entrevista de emprego. Ser entrevistado pode ser um dia de muita tensão quando as pessoas não se sentem bem preparadas. O que fazer? O que não fazer? Na hora da reunião, até um chacoalhar de perna pode ser crucial na decisão da contratação. Segundo Madalena Feliciano, gestora de carreira e especialista em recolocação profissional, “É comum as pessoas ficarem nervosas e ansiosas na entrevista de emprego. Por isso, na hora de se preparar, também é importante saber o que não se deve fazer para evitar o ‘não’”.

Para se planejar adequadamente e saber como se portar perante o entrevistador, Madalena Feliciano reuniu algumas dicas do que não fazer na hora da entrevista de emprego.

Não cite o seu currículo: O seu entrevistador certamente já olhou a sua ficha curricular. Por isso, não é necessário lê-la novamente para ele. “Se você está sendo entrevistado, alguma de suas qualidades foram relevantes à vaga, qualidades essas que o responsável pela contratação já está ciente. Na hora de falar sobre si mesmo, por exemplo, cite coisas novas ou complementares às que estão já inseridas no currículo”, explica Madalena.


Não chegue sem saber nada sobre a empresa: Conhecer o seu empregador é de vital importância para ser um bom funcionário. Os valores, a Missão e a Visão são elementos importantes também na hora de se apresentar.


Não se atrase: Quando delimitado um horário para a entrevista de emprego, se organize contra imprevistos. “Mostrar pontualidade é uma boa qualidade que se deve levar sempre. Pontualidade, entretanto, também não significa chegar 1 hora adiantado, 20 minutos antes da entrevista é o ideal”, comenta a empresária.


Não minta no currículo: Parece óbvio, mas muitas pessoas mentem na hora de se apresentar pelo papel. Colocar cursos extras, idiomas fluentes que não são, é uma atividade mentirosa e falsa. Além da vergonha de não saber fazer algo que você disse que sabia, o ‘não’ é certo. Ninguém contrataria uma pessoa que mentiu já no primeiro contato.

Na entrevista de emprego, é importante ser 100% sincero e honesto. Mostre as suas verdadeiras qualidades na sua melhor versão. Ser você mesmo garante uma boa probabilidade de contratação.

 



Madalena Feliciano - Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

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Sucessão empresarial: sucesso do processo requer acompanhamento especializado

Situação cada vez mais presente nas empresas brasileiras, a sucessão empresarial ocorre comumente em dois cenários. O primeiro deles acontece quando uma empresa adquire bens ou operação de outra, onde ocorre a passagem de poder ou capital. Já a segunda, mais comum especialmente em negócios familiares, é a entrada de uma nova geração de líderes no comando da empresa. Negócios que passam de pai para filho, do filho ao neto, e se perpetuam ao longo dos anos.

Apesar de muito buscada, a sucessão empresarial dos negócios familiares requer cuidados e nem sempre ocorre em um processo bem-sucedido. Pesquisas apontam, inclusive, que apenas 5% destes negócios chegam à segunda geração. Mais do que preparar herdeiros ou uma equipe profissional para assumir o negócio, este processo requer detalhamento da operação para garantir segurança jurídica para a empresa e os envolvidos.

Importante salientar que, a despeito de todo o processo de formação dos novos líderes, há ainda uma série de decisões burocráticas a serem tomadas. E sem acompanhamento profissional, muitas delas podem resultar em danos financeiros à operação, comprometendo, inclusive, a continuidade do negócio.

Uma das características fundamentais da sucessão empresarial é compreender que a transferência de comando não isenta o novo gestor de dívidas trabalhistas ou tributárias adquiridas anteriormente. Para isso, uma nova sociedade deve ser estruturada e é necessário acompanhamento e aconselhamento jurídico em todo o processo, a fim de resguardar o novo gestor. Também é necessário, ao longo do processo de sucessão, agir com transparência para que a tomada de decisão seja segura, a fim de perpetuar o negócio.

Uma das iniciativas comuns ao longo da transferência de gestão é a criação de conselhos de administração, em que antigos gestores podem apoiar nas decisões para continuidade do negócio, mantendo voz ativa na empresa da qual fazem parte. A definição dessa estrutura, quando bem desenvolvida, pode ser uma saída segura e essencial para o sucesso na perpetuação da empresa e na transição das lideranças.

Mais do que preparar gestores do ponto de vista técnico, cuidar da estrutura do negócio para que haja segurança jurídica ao longo da tomada de decisão é fator crucial para que o negócio não faça parte das estatísticas ainda desanimadoras quando falamos da perpetuação dos negócios.

 


Flávio Pinheiro Neto

Flávio Pinheiro Neto Advogados


E-commerce: 10 mitos e verdades das compras on-line

Aplicativo VIPy, do Movimento Compre&Confie, revela fatos que demonstram que o ambiente digital é seguro para os consumidores realizarem seus pedidos


O comércio digital está em constante progresso e aperfeiçoamento em âmbito nacional e mundial. Porém, apesar de toda evolução conquistada pelo e-commerce até o momento, alguns consumidores ainda têm preocupações ao realizarem suas compras pela internet. Isso ocorre devido à falta de confiança ocasionada por alguns mitos existentes e que acabam fazendo com que muitas pessoas desistam de concluir seus pedidos.

Com o propósito de desmistificar algumas das principais questões que impedem os consumidores de comprar on-line, o VIPy, aplicativo de segurança digital desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie, elencou os 10 principais mitos e verdades sobre o tema, a fim de trazer cada vez mais confiabilidade e transparência ao e-commerce.

 

1) Há mais risco de comprar produtos falsificados

Mito: Não há risco ao adquirir produtos duvidosos se a loja for confiável. Já existem algumas ações para que os clientes possam optar por varejistas que garantem a autenticidade do item, dentre elas está uma das funcionalidades do aplicativo VIPy, na qual os usuários podem checar quais são as lojas virtuais certificadas com o selo de confiança Compre&Confie.

 

2) Os preços na internet são mais baixos

Verdade: Sim, comprar em lojas on-line é mais em conta do que em físicas, pois os custos da empresa são mais baixos, a entrega não é sempre imediata e não há vendedores para convencer os compradores, fazendo com que os preços se tornem o único chamariz do produto.

 

3) Não terei assessoria da loja após a compra

Mito: Muitas organizações buscam manter a relação com o consumidor até após a confirmação do pagamento. Disponibilizam acesso para acompanhamento da entrega, reforçam que há a possibilidade de trocar o item, contam com atendentes que auxiliam em qualquer questionamento dos compradores e oferecem canais digitais como suporte para que o cliente se sinta amparado.

 

4) Na internet tem mais variedade

Verdade: Sem dúvidas, um dos diferenciais de comprar on-line é a possibilidade de acessar lojas digitais do Brasil e do mundo. Isso faz com que as pessoas não estejam limitadas somente às lojas de sua região e possam obter um leque muito maior de produtos.

 

5) Terei meu cartão clonado

Mito: Lojas que são reconhecidas no ambiente digital, têm equipes responsáveis por cuidar exclusivamente dos dados dos compradores e mantê-los seguros. Diariamente as empresas buscam alternativas para garantir a proteção de seus clientes, fazendo com que dificulte ao máximo o processo de clonagem. Hoje é possível, também, contar com o apoio de aplicativo, como o VIPy que ajuda a checar a confiabilidade da loja.

 

6) Preciso checar o valor do frete

Verdade: É de extrema importância que os consumidores avaliem o valor do frete de cada loja virtual e façam um comparativo, pois muitas vezes você pode pagar muito mais caro do que se tivesse adquirido o produto em uma loja concorrente, que anuncia um preço mais justo.

 

7) Só posso comprar com cartão de crédito

Mito: Hoje, as lojas disponibilizam outras formas de pagamento para seus clientes, além do cartão de crédito. Boleto bancário e débito on-line são algumas das opções para que os consumidores se sintam mais confortáveis e possam realizar suas compras com mais comodidade.

 

8) É possível comprar roupas do tamanho certo

Verdade: Muitas lojas de vestimentas no ambiente digital apresentam uma tabela de medidas vinculada a cada roupa disponível e ao tamanho em questão. Além disso, algumas empresas também apresentam o tamanho utilizado pela modelo que está vestindo a peça, o que facilita o processo de comparação.

 

9) Não consigo trocar produtos comprados no e-commerce

Mito: Em qualquer compra realizada pela internet é possível fazer a troca do produto, sem precisar de justificativa, visto que o cliente não teve contato direto com o item antes de comprar e pode quebrar expectativas. Para isso, o Código de Defesa do Consumidor reforça que o prazo para troca ou devolução se limita a sete dias após seu recebimento e é essencial que o produto esteja perfeitamente conservado.

 

10) Comprar on-line traz mais comodidade

Verdade: Adquirir produtos pela internet traz muito mais conforto, facilidade e diversas outras vantagens aos clientes. Realizar uma compra e recebê-la no endereço desejado, com apenas um clique e sem sair de casa, faz com que muitos consumidores deixem de ir às lojas físicas e prefiram realizar virtualmente.


 

VIPy

https://www.vipy.com.br/


5G abre caminho para a inovação de aplicativos mobile

Saiba quais são as 6 principais tendências do 5G para o Brasil

Segundo a Digital Turbine, muitos jogos de RA e wearables chegarão ao mercado, e também inovações em telemedicina e aplicativos de teleconferência

 

Consumidores e desenvolvedores de aplicativos do mundo todo, incluindo Brasil estão aguardando ansiosamente a ampla disponibilidade da rede 5G. O desejo se tornou realidade em parte quando a Casa Branca anunciou que o DoD "abrirá mão do espectro de 100 MHz de 3,5 GHz para uso comercial, um processo que aumentará as redes 5G dos EUA nos próximos dois anos". Em 2021, podemos esperar que mais clientes móveis tenham acesso ao 5G, o que, por sua vez, significa que os desenvolvedores de aplicativos podem oferecer a eles aplicativos mais legais e rápidos e mais eficientes em seu processo.

Pensando nisso a Digital Turbine lista as seis tendências que você pode esperar do 5G no Brasil:


• Conteúdo progressivo l virtualização dos Smartphones e Apps

A virtualização progressiva de conteúdo, smartphones e aplicativos, habilitada por 5G, permitirá que as pessoas usem seus smartphones como sempre desejaram. Este é o conceito: em vez de carregar um aplicativo em um dispositivo de uma vez, o conteúdo progressivo carrega bits e bytes conforme necessário. O resultado é uma experiência que se parece mais com um desktop do que com um telefone móvel (leia-se: ultrarrápido!). A virtualização, por sua vez, armazena aplicativos e dados na nuvem, não no dispositivo. E, como acontece com todas as coisas na nuvem, o resultado é uma experiência mais integrada.


• Resultados mais fortes de campanhas de aquisição de usuários

Os desenvolvedores de aplicativos móveis vão se beneficiar bastante com o uso do 5G. Os anúncios que oferecem o melhor retorno para seu investimento - anúncios reproduzíveis, vídeos, gamificação - carregam muito rápido, então os usuários têm menos probabilidade de não clicar. Mais do que isso, o 5G vai encurtar o tempo de instalação de um aplicativo, diminuindo a chance de o usuário abandoná-lo por completo (o abandono da instalação, que pode chegar a 80%, é o gargalo do mercado mobile)


• Melhores oportunidades de monetização

A monetização bem-sucedida no mundo dos aplicativos é amplamente impulsionada pelo tempo gasto dentro de um aplicativo. Quanto mais páginas uma pessoa visualiza, mais anúncios podem ser exibidos. Quando os aplicativos demoram para carregar e usar, as pessoas ficam entediadas e seguem em frente, levando consigo a capacidade do desenvolvedor de aplicativos de ganhar dinheiro. Resumindo: velocidades mais rápidas significam mais tempo gasto no aplicativo, o que se traduz diretamente em mais receita.


• AR / ER / IoT

Assim que o 5G tornar os smartphones tão rápidos quanto a banda larga, os consumidores começarão a ver toda a realidade aumentada, realidade aprimorada e IoT que foram prometidos por tanto tempo. Como escreveu o TechRadar, "Esta sinergia entre AR e 5G também expandirá o potencial de drones de controle remoto e operação de robôs por meio de HUDs (Heads Up Displays) aprimorados e feedback tátil aprimorado. Na verdade, espera-se que este conceito elevado da chamada ‘Internet tátil’ dê o pontapé inicial na quarta revolução industrial. "


• Melhor qualidade de mídia social ao vivo

O Social Media Live salvou muitas vidas e responsabilizou muitas pessoas nos últimos anos. Mas os feeds de vídeo, armazenados em uma rede 3G ou 4G, são extremamente granulados. O 5G aumentará significativamente sua qualidade, e provavelmente podemos esperar ver muito mais pessoas usando-o.


• Mais aplicativos

O número de empresas e desenvolvedores que criam aplicativos tende a explodir quando o 5G aumentar a capacidade e eliminar os problemas de latência do 3G e 4G. Muitos jogos de RA e wearables chegarão ao mercado. Também veremos inovações em coisas como telemedicina e uma série de aplicativos de teleconferência se este ano de 2021 persistir com o isolamento induzido por pandemia.

Combinados, esses desenvolvimentos estabelecerão as bases para algumas experiências de aplicativos muito legais, bem como uma explosão de inovação para usuários, anunciantes e desenvolvedores de aplicativos.


Foi demitido? Conheça 5 dicas práticas para lidar melhor com este momento

Fernanda Medei, especialista em RH e fundadora da Medei, traz dicas para ajudar a superar o período e repaginar o futuro


Já são mais de 13 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, segundo pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia). O dado causa alarde e para quem faz parte da estatística a sensação é de pressão psicológica e financeira para voltar o mais rápido possível no mercado de trabalho, mas o que poucos brasileiros sabem é que o momento pós-demissão pode ser importante para traçar uma nova rota.

Um estudo da consultoria americana ghSMART com cerca de 3 mil líderes mostrou que 45% % deles havia sofrido com grandes obstáculos em sua carreira profissional, seja ser demitido, estragar o negócio importante ou por uma aquisição. Apesar disso, mais de 70% desses profissionais chegaram a cargos melhores, como o gerente ou CEO.

É para facilitar esse processo e ajudar os agora ex-funcionários a enxergarem o momento da demissão com uma oportunidade e principalmente sem pânico, Fernanda Medei, especialista em RH e fundadora da plataforma de pós-desligamentos que torna as demissões mais transparentes, humanas e simples Medei , dá 5 dicas fundamentais para administrar a rotina após alguém perder seu emprego. Confira a seguir:


1 - Faça uma pausa

Ao sair do emprego, é possível fazer uma pausa no dia a dia para esfriar a cabeça e repensar suas metas profissionais. É isso mesmo que quero ou apenas estou seguindo por inércia? Quero continuar fazendo o que faço ou quero algo novo? Faça uma pausa, se dê alguns dias para pensar nas suas vontades e como isso se coloca em sua vida profissional.


2 - Organize suas finanças

Uma demissão pode desestabilizar a sua saúde financeira. Por isso, coloque na ponta do lápis todos os gastos, ver o que está sendo pago à prazo e como estão as suas reservas, incluindo as rescisões se tiver. Com isso bem claro, é possível estabelecer uma escala de importância, eliminar supérfluos e evitar endividamentos.


3 - Redesenhe a carreira

Mesmo de prontidão para o mercado é importante ter as metas à vista. Estabeleça onde quer chegar e trace metas, de aprendizado, de contatos profissionais da sua área ou da nova, com recrutadores ou envio de currículos. Tudo isso irá ajudá-lo a se manter motivado.


4 - Faça nerworking

Não tenha vergonha de falar para todos conhecidos que está buscando uma colocação. Aproveite para deixar claro quais são as suas intenções, mesmo que tenha um salário aquém do que recebia as finanças organizadas ajudam nesse momento. Entre em contato com colegas e outras pessoas que possam vir a ser diferenciais para a sua vida profissional, vá a reuniões e se abra para novas oportunidades.


5 - Atualize seu currículo

Durante a vida profissional, nós acumulamos novas experiências, sem contar os softwares e soft skills - habilidades que podem ser transferidas independentemente da sua ocupação. Liste tudo de novo que aprendeu e desenvolveu ao longo dos anos, especialmente nos dois últimos. Atualize seu currículo com novas informações, procure os novos formatos de CV no mercado e adeque seu perfil no LinkedIN.


Como o setor contábil está reagindo à LGPD

 Freepik 
Profissional da área conta como foram os primeiros seis meses de vigência da lei


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor no Brasil, instituída pela Lei 13.709/2018, mas muitas empresas ainda têm dúvidas sobre os impactos da legislação e sobre como proceder em suas rotinas diárias. Uma das áreas sensíveis à nova legislação é o setor contábil. Conforme explica a contadora e sócia da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, Mara Denise Poffo Wilhelm, ainda existem pontos a serem melhor compreendidos, mas com alguns ajustes nos processos é possível ter mais segurança e estar em conformidade com a lei.
 
De acordo com a especialista, o primordial nestes seis primeiros meses foi absorver por completo dentro das empresas o objetivo principal da lei, que é o de preservar o sigilo dos dados pessoais da população brasileira. Dessa forma, é preciso rever todos os processos e contratos, inclusive de parceiros comerciais e fornecedores, visando estabelecer uma metodologia que proporcione segurança para as informações armazenadas.
 
“O contador lida com dados pessoais diariamente e isso não irá mudar. O que precisamos é adequar a forma que tratamos e armazenamos esses dados, visando à segurança dos mesmos”, analisa Mara.
 
Importante lembrar que conforme a LGPD, dado pessoal é toda informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável. Isso envolve dados como nome, RG, CPF, endereço, data de nascimento, entre outros. “Com o crescente uso da tecnologia, também são considerados dados pessoais o e-mail, endereço de IP, dados de localização, e que segundo a Lei, esses dados são classificados em três categorias: dados pessoais, sensíveis e anonimizados. Portanto, a cada um deles deve ser dado o respectivo tratamento para a proteção”, explica.
 
Os contadores e escritórios de contabilidade processam diariamente todos esses dados dos colaboradores e também dos clientes. “O que percebemos nestes primeiros seis meses é que o principal é readequar os processos e conscientizar a equipe sobre a importância dos preceitos da LGPD. Outro ponto importante é analisar como os dados do setor contábil são armazenados, física e digitalmente. E adequar todo processo ou sistema que apresente vulnerabilidade. É preciso muita atenção neste ponto para que não haja vazamentos”, conta Mara.
 
A especialista também orienta para que sejam revistos contratos com colaboradores, clientes e fornecedores e que se deixe claro os dados que estão sendo obtidos, como serão tratados e armazenados. Mara lembra, ainda, que é preciso que o titular dos dados dê o consentimento para a coleta e o armazenamento destes dados. 
 
Mara informa que é imprescindível que tenha a transparência entre os escritórios contábeis e seus clientes, fornecedores e empregados, adequando seus contratos e principalmente fazendo menção expressa sobre a responsabilidade do armazenamento dos dados, sigilo e principalmente autorização para divulgação dos mesmos aos órgãos públicos, pois diariamente a contabilidade repassa esses dados a esses órgãos por meio da entrega de declarações acessórias, pois é se sua incumbência fazê-lo.
 
“A LGPD tem muitas nuances e cada empresa precisa avaliar internamente seus processos, se precisa mesmo de todos os dados que coleta, como lida e armazena essas informações. Percebemos que não há uma receita pronta que vale para todos, razão pela qual, a contratação de profissionais especializados para essa análise é o que se orienta. Os escritórios de contabilidade lidam com os dados de diferentes empresas diariamente e a LGPD impõe um desafio permanente sobre isso. Por isso, a atenção deve ser redobrada, mas acreditamos que com informação, processos claros e investimentos na segurança dos sistemas utilizados de coleta, armazenamento e tratamento de dados, é possível estar em conformidade”, conclui Mara.

 


Contax Contabilidade e Planejamento Tributário


IRPF 2021 - Entregar antes ou deixar para a última hora?

Esse ano ainda não se tem muita informação sobre o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF 2021 e nem mesmo se ocorrerão grandes mudanças, lembrando que o prazo normalmente se inicia em 1º de março, mas no ano passado, em função da pandemia esse foi adiado.

Contudo, uma coisa já pode afirmar, serão muitos os brasileiros de deixar para a última hora a entrega desse documento, e o Governo Federal sempre afirma que é interessante entregar nos primeiros dias. Contudo, será que sempre será benéfico ser um dos primeiros a entregar esse documento?

Segundo o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil Richard Domingos, a recomendação é preparar a declaração com bastante antecedência, já a entrega dependerá de cada caso. A partir da declaração pronta chega um momento de análise da melhor data de entrega.

"Os contribuintes confundem elaborar a declaração de IRPF 2021 com a entrega do documento. É importante que se saiba que pode estar com o documento totalmente preparado e mesmo assim planejar a melhor data de entrega, que dependerá de variáveis como: situação financeira do contribuinte, se vai ter restituição ou se terá que pagar impostos ao governo, dentro outras questões".

Contudo, Richard Domingos reforça um alerta: "pode ser interessante planejar o prazo de entrega e não a elaboração do documento. O ideal é já ter a declaração preparada o quanto antes, caso o contrário poderá enfrentar diversos problemas, como falta de documentos ou falta de tempo de análise de opções"

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a possibilidade de congestionamento no sistema nas últimas horas de entrega. Por mais que a Receita Federal veja se aprimorando, não se deve confiar totalmente, assim, mesmo que deixe para os últimos dias, não deixe para o limite do prazo.

O diretor da Confirp detalhou quando é vantajoso entregar rapidamente a declaração de IRPF 2021 e quando é interessante deixar para a última hora:

Vantagens de entregar antes:

• Contribuintes que possuem Imposto a Restituir e estão necessitando de recursos financeiros receberão logo nos primeiros lotes;

• Se livra do compromisso e do risco de perda do prazo;

• Possuir mais tempo para ajustes da declaração e para buscar documentos perdidos ou extraviados;

• Possuir mais tempo para conferir a declaração para entrega dos documentos sem omissões ou erros.

Vantagem em entregar nos últimos dias:

• Contribuintes que possuem Imposto a Restituir e não estão necessitando de recursos financeiros, poderão restituir nos últimos lotes gerando uma correção monetária muito maior que a maioria das aplicações financeiras pagariam (Juros Selic), e detalhe, sem incidência de imposto de renda sobre o rendimento obtido;

• Quem tem que pagar novos valores de impostos terá como melhor planejar o caixa para esse pagamento, pois postergará o prazo.


JOVENS REVELAM O QUE TORNA UMA EMPRESA MAIS ATRAENTE

Estudo aponta visão dos jovens sobre tópicos capazes de destacar uma organização entre a mais ideal para se atuar profissionalmente


Cada vez mais, no contexto corporativo, os profissionais assumem um papel de protagonismo nos processos seletivos. Se antes a análise partia apenas das contratantes, atualmente, cada candidato também considera a compatibilidade de seus desejos e características para participar de entrevistas. Justamente por isso, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um estudo com jovens entre 15 e 29 anos com a seguinte pergunta: “o que torna uma empresa mais atraente?”. Realizada entre 11 e 22 de janeiro com a participação de 33.385 brasileiros, a pesquisa mostra uma preocupação com o futuro.  

Para a grande maioria, 75,6% (ou 25.255) dos participantes, a companhia quando oferece oportunidades para o desenvolvimento da carreira é a mais bem avaliada. De acordo com o analista de treinamento do Nube, Everton Santos, apostar em um ambiente com zelo pela evolução dos times é investir em um colaborador mais ativo e satisfeito. “Gerações mais novas buscam a identificação com a contratante, então a cultura organizacional é um fator determinante para a satisfação do indivíduo”, comenta.  

Para 8,2% (2.742), os horários de trabalho flexíveis obtêm destaque na hora de encontrar a corporação ideal. De acordo com o especialista, a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus pode influenciar ainda mais nessa valorização, utilizando como exemplo o teletrabalho. “Mesmo a experiência com o home office em massa tendo sido de origem trágica, existem alguns ensinamentos para o mercado se apropriar. Atuar de forma remota, teve vantagens como a economia de tempo com o deslocamento e isso permitiu às equipes mais horas livre”, afirma. 

Praticamente empatados em terceiro lugar com 6,81% e 6,80% (2.281 e 2.271 votos), estão, respectivamente, salário ou bolsa-auxílio competitivos e benefícios concedidos. Nesse contexto, Santos faz um alerta: “remuneração e outras compensações não são os aspectos mais importantes, mas exigem atenção por parte de quem contrata. Em um momento quando há uma diversidade de talentos disponíveis no mercado, apenas proporcionar um local acolhedor não é garantia de retenção”.  

Por fim, 2,5% (ou 836) dos respondentes destacaram a reputação do empregador como o critério mais analisado. “A imagem profissional está intimamente ligada ao lugar onde se atua e pode interferir na marca pessoal. Buscar instituições com valores alinhados aos pessoais e estudar a imagem da entidade diminui os riscos de um possível desentendimento cultural. Conciliar os interesses, verificar afinidades e entender a dinâmica organizacional como um todo é estratégico para melhores possibilidades de entregas e compreensão de valores”, diz.  

Além disso, o analista destaca outros pontos a serem levados em conta ao se candidatar a vagas, tanto de estágio, quanto aprendizagem ou CLT. Nesse momento, qualidade de vida é um tema em voga. Cuidar da saúde emocional impacta diretamente na performance e na sensação de bem estar. Por conta disso, buscar por colocações de acordo com os princípios individuais possibilita uma experiência positiva para ambas as partes. Para ajudar na escolha, é necessário entender como o empreendimento lida com o desenvolvimento de talentos, se existem programas ou ações efetivas para a carreira. Para além da questão financeira, autonomia, recursos para trabalhar, aproximação com os gestores e membros da equipe são aspectos determinantes de sucesso”, conclui. 

 


Fonte: Everton Santos - analista de treinamento do Nube

www.nube.com.br


Até quando seguiremos nos reinventando? Sempre!

A palavra que regeu 2020 e que ainda irá prevalecer em 2021 é a reinvenção. Quem não ouviu, seja em casa, no trabalho, na televisão ou no grupo de amigos, que determinada pessoa precisou se reinventar na pandemia, que os comerciantes reinventaram seus negócios ou que o próprio mercado precisou reinventar suas atividades?

Porém, para se reinventar é necessário seguir valores e esses, independente do desafio ou pandemia, mantêm-se os mesmos. Para quem busca o sucesso, os pilares e caminhos já são conhecidos: são a criação de oportunidade, paixão, agilidade, humildade, disciplina e colaboração. Basta saber aplicar cada um deles na sua área, serviço e rotina e a excelência será uma consequência. 

E eu, em uma breve palestra do multicampeão Bernardinho, pude compreender ainda mais a importância dos princípios. Com muita didática e exemplos de uma carreira brilhante, ele mostrou que, com valores básicos, o sucesso se torna parte da jornada. Seja no esporte, como o voleibol, ou em qualquer setor do mercado, a relevância de mantermos a mente aberta ao aprendizado e sermos guiados pela paixão pelo trabalho é a mesma. 

E, nesse processo, a cobrança está diretamente ligada ao resultado. Me surpreendeu quando Bernardinho contou que grandes líderes podem ser comparados aos pais rígidos, que cobram e, ao mesmo tempo, cuidam. A cobrança só vem para aqueles que são capazes, mas talvez ainda não saibam disso. Para quem sabe a importância da disciplina, que nada mais é do que saber dizer não. Dizer não para aquilo que é fácil e cômodo e buscar superar-se a cada dia.

Dentro de uma empresa não há medalha de ouro, prata ou bronze, mas sim retorno e resultados que levam a equipe a excelência, assim como em um pódio olímpico. Uma venda, um novo produto, uma tecnologia desenvolvida ou meta batida podem trazer para o ambiente corporativo a mesma emoção de um atleta em quadra, que após muitos desafios, erros, acertos, aprendizados e, principalmente, perseverança, chegou ao topo.

E quando chegamos lá? Esse sim é o grande desafio da trajetória. Para explicar esse cenário, Bernardinho usou o exemplo de uma montanha: em sua base há espaço para muita gente, mas no topo não. Lá o ar é rarefeito, é frio e tem muita gente abaixo querendo alcançar o mesmo posto. Como lá em cima os desafios se multiplicam então, é sim preciso voltar ao reinventar.   

Reinventar a forma de fazer, principalmente. Mas foi feito sempre assim! Pois é, mas o que nos trouxe até aqui, não será o que nos levará para o futuro. E, novamente, os valores e o propósito não podem mudar. O que muda são os formatos, ideias, atitudes, ações e, consequentemente, os resultados. A necessidade move uma ação. Quando necessário, todos sabem que é hora de buscar o novo e o diferente, de reinventar. 

E 2021 é sim uma oportunidade de reinventar. Mas nunca será momento de esquecer aquilo que sustenta os grandes negócios, as grandes ideias. Uma equipe motivada, disposta a aprender sempre, com líderes atentos e cuidadosos, um time unido e muita sede por fazer acontecer, por criar o novo e manter a excelência, será sempre medalha de ouro no jogo da vida real. 

 


Matthias Schupp - CEO da Neodent e EVP do Grupo Straumann da América Latina


As fraudes que ocorrem perante instituições financeiras com os aposentado

Criminosos se passam por aposentados para conseguir empréstimos em bancos


Atualmente vivemos em um mundo digital. O que antes era realizado presencialmente, com documentos físicos e assinatura em papel e caneta, hoje já pode ser feito através de uma ligação, um documento em PDF e uma assinatura digital. Todas as tecnologias que temos a nosso dispor, sem dúvidas nos trouxeram diversas facilidades. Não precisar mais enfrentar filas enormes para resolver algum problema no banco, fazer transações online, comprar produtos por sites e aplicativos, pedir comida com um clique. Essas novas comodidades que foram adicionadas ao nosso dia a dia se tornaram tão comuns que a maioria das pessoas tampouco usam dinheiro vivo.

Entretanto, como não se pode prever os problemas que surgirão com alguma tecnologia, esse novo modo de se viver, com dinheiro digital que dispensa a presença física da pessoa para realizar compras e outros negócios, nos trouxe uma enorme vulnerabilidade quanto a nossa segurança financeira. As fraudes se tornaram mais recorrentes e os golpes também. Nos escritórios de advocacia começou a ser comum o aparecimento de clientes buscando auxílio jurídico sobre algum caso de fraude que sofrera.

Uma das fraudes que começaram a se tornar muito frequentes é a direcionada aos aposentados. Para entender melhor sobre o assunto, a Dra. Sabrina Rui, advogada especialista em direito tributário explica como ocorre essa situação: “Um terceiro (fraudador), se passa por determinada pessoa (vítima) e realiza alguma operação financeira no nome desta última, que geralmente é um aposentado. Para conseguir oficializar a transação, que geralmente é um empréstimo, o fraudador se apropria de documentos falsos”.

Com os aposentados do INSS, esse lamentável cenário tem se repetido com bastante habitualidade. O aposentado, ao consultar o extrato de seu benefício de aposentadoria, detecta o lançamento de um empréstimo consignado que nunca fez e tampouco autorizou que na maior parte dos casos são concedidos por instituições financeiras que a vítima nunca teve vínculos.

Segundo Sabrina, “O Superior Tribunal de Justiça tem até uma súmula específica para tratar destas situações, que é a Súmula 479. Vejamos:

‘Súmula 479. As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias’. Ou seja, o responsável por indenizar é o próprio banco”.

Para garantir a sua segurança nesses casos, o regime jurídico a ser utilizado é o do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estatui, em seu artigo 14.

Diante desse cenário, podemos chegar à seguinte conclusão: “A instituição financeira responde objetivamente (ou seja, independentemente de comprovação de culpa) por essas fraudes perpetuadas por terceiros, haja vista que configura uma falha na prestação de seu serviço”, afirma a advogada.

Vale ressaltar ainda que essa fraude, mesmo se tratando de um evento imprevisível e inevitável por parte da instituição financeira, esta última deve responder pelos danos causados, pois se enquadra nos riscos de sua atividade.

E como conseguir provas de que a contratação foi fraudulenta?

Para as vítimas, por terem seus dados utilizados e terem sido passadas por outra pessoa, é muito difícil, por parte dele, conseguir alguma prova concreta da fraude, como contratos, extrato da conta-fraude, documentos utilizados pelo fraudador, etc., até mesmo porque o banco, em sua grande maioria das vezes, não apresenta absolutamente nada à vítima. Desse modo, a saída mais pertinente ao consumidor é reunir os indícios de que foi vítima da fraude. Para a especialista, esses indícios incluem:

  1. Boletim de ocorrência;
  2. Contato da vítima com o banco, seja por ligação telefônica (registros das chamadas, protocolos das ligações e gravações), por e-mail e/ou Whatsapp.
  3. Contestação do débito frente ao banco;
  4. Registro de reclamação frente aos órgãos de defesa do consumidor (Procon, por exemplo) e/ou na plataforma Consumidor.gov;
  5. Se possível, algum documento relacionado diretamente à fraude (Ex.: extrato da conta-fraude).

A regra é a seguinte: quanto mais indícios a vítima conseguir, melhor será!

Quando se é vítima de um caso desses, a primeira atitude a ser tomada deve ser entrar em contato com o banco ou instituição financeira. Caso o contato seja invalidado e desmerecido de atenção, é importante, a partir daí, entrar com uma ação judicial.

Para finalizar, a advogada Sabrina Rui ainda explica que “Com relação à indenização por danos morais, esses casos de fraude costumam ensejar a condenação da instituição financeira, sendo que vários julgados entendem inclusive, que se trata de um dano moral presumido.

 


Dra. Sabrina Marcolli Rui - Advogada em direito tributário e imobiliário
www.sr.adv.br
SR Advogados Associados
@sradvogadosassociados
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Rua Dr. Alexandre Gutierrez, Água Verde. N° 990, 6° andar, Edifício Tokyo, salas 601 e 602


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Seis dicas para maximizar o descanso durante o sono

Especialista da Duoflex explica como alguns cuidados ajudam a melhorar a qualidade do repouso


Dormir afeta diretamente o bem-estar físico e mental de qualquer pessoa. Uma boa noite de sono é tão importante para a manutenção da saúde quanto fazer atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada. Mas, para algumas pessoas o merecido descanso parece ser um objetivo impossível de alcançar, o que é preocupante já que a curto prazo a privação do sono pode causar falta de energia, queda de produtividade, problemas emocionais e atrapalhar o processo de regulação de hormônios que acontecem durante o repouso.

Já a longo prazo, pode aumentar o risco de doenças como obesidade, diabetes, colesterol alto, hipertensão e, até mesmo, perda crônica da memória. Porém, ficar as 8 horas recomendadas na cama não garante que o descanso terá um impacto positivo no seu dia. A qualidade do descanso depende de outros fatores, como hábitos e opções de estilo de vida.

Segundo a consultora do sono da Duoflex , Renata Federighi, para manter a saúde em dia e acordar com disposição é necessário que o corpo descanse o suficiente e, principalmente, que o repouso da noite seja de qualidade. "Mais importante que a quantidade de horas dormidas é a qualidade do sono, que precisa passar por todos os estágios necessários para a recuperação das energias", explica.

A especialista dá algumas dicas para manter o sono em dia e maximizar a qualidade das horas dormidas.


Sincronize o seu relógio interno

De acordo com a consultora, todos nós possuímos um relógio biológico interno que sofre influência de acordo com a variação da luz. Mais precisamente, pelo nascer e o pôr do sol. É por isso que dormimos à noite. Mas os "relógios" de algumas pessoas são mais atrasados do que outros. "Entrar em sincronia com o ritmo circadiano é uma excelente estratégia para otimizar o sono. Manter um horário regular para dormir, vai trazer um repouso revigorante, mais do que dormir a mesma quantidade de horas em momentos diferentes do dia", explica Renata.

Para sincronizar esse "relógio" o ideal é sempre dormir e acordar no mesmo horário, mesmo nos finais de semana, estabeleça uma rotina para o seu sono e nada de cochilar mais do que 20 minutos durante o dia.


Fique atento com os hábitos alimentares

Também é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos e bebidas estimulantes, principalmente nas horas que antecedem a repouso. "Durante o dia se atente ao consumo de cafeína. Ela é uma substância estimulante do sistema nervoso central. Em doses moderadas produz ótimo rendimento físico e intelectual, com aumento da capacidade de concentração e agilidade nos estímulos sensoriais. Por outro lado, doses elevadas podem causar ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia, zumbido e aumento do estado de vigília, comprometendo o sono. Além disso, o café age no organismo até oito horas depois do consumo", alerta.

Comer muito durante a noite também atrapalha a qualidade do sono. "Tente fazer a hora do jantar mais cedo e evite uma alimentação pesada em até duas horas antes de dormir. Alimentos condimentados ou ácidos podem causar problemas estomacais e azia" completa a especialista.


Faça exercícios diários, mas no horário certo

As pessoas que se exercitam regularmente dormem melhor a noite e se sentem menos sonolentas durante o dia. A atividade física ajuda a melhorar os sintomas de insônia e aumenta a quantidade de tempo nas fases profundas e restauradoras do sono.

Para aproveitar todos os benefícios do exercício e dormir melhor, o ideal é programa-los. "Atividades físicas aceleram o metabolismo, elevam a temperatura corporal e estimulam hormônios como o cortisol. Por esses motivos tente terminar os treinamentos pelo menos três horas antes de dormir", explica a consultora.


Prepare o quarto para dormir

Deixar o ambiente silencioso e bem escuro é uma estratégia perfeita para que seu corpo consiga entrar em um sono profundo e restaurador. Portanto, luzes baixas e nada de eletrônicos nos minutos que antecedem a hora de dormir. O excesso de iluminação passa a mensagem de que cérebro precisa permanecer alerta, comprometendo a qualidade do descanso e o despertar no dia seguinte.


Controle sua exposição a luz

A luz influência diretamente na produção da melatonina, um hormônio que ajuda a regular o ciclo sono-vigília. A luz durante o dia, vai ajudar o despertar, fazendo o corpo entender que é hora de acordar. "O ser humano está programado para se sentir revigorado na presença de uma iluminação clara, particularmente na luz natural, portanto, abra as cortinas e deixe a luz do sol invadir o quarto assim que você sair da cama", comenta.

Durante a noite a luz deve ser evitada. "O indicado é reduzir a intensidade da luz por um período de, no mínimo, 30 minutos ante de dormir, e se possível evitar levar o aparelho para próximo da cama", finaliza.


Preste atenção na postura durante o sono

Uma dica valiosa para garantir noites confortáveis e bem dormidas é escolher um travesseiro que se adeque a você. "Confira o conforto e veja se está de acordo com o seu biótipo, para garantir o preenchimento completo do espaço existente entre a cabeça e o colchão e o consequente alinhamento postural. Escolher um bom colchão também é essencial para que você durma bem e acorde com mais facilidade e disposição pela manhã", finaliza a consultora do sono.

 


Duoflex

http://www.duoflex.com.br

 

Só o amor não basta

 

Divulgação
A frase pode ser um tapa na cara, especialmente para quem está apaixonado e vivendo o que chamamos de um grande amor. Mas, para a Orientadora Emocional Camilla Couto, a realidade é que aquilo que chamamos de amor não basta para uma relação ser saudável e seguir adiante. Ela explica por quê.


Segundo Camilla Couto, Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em relacionamentos, só o amor não basta para manter uma relação. “Eu sei que, na nossa fantasia, entendemos que nos apaixonar e “amar” o outro seja suficiente, mas, na verdade, não é. A questão é que temos uma visão distorcida do amor. Muitas vezes, sem nos darmos conta, acabamos confundido amor com carência, apego, medo de não encontrar alguém “para chamar de nosso”, explica Camilla.

“Pense comigo... quantas vezes dizemos que amamos, mas fazemos de tudo para mudar a pessoa? Quantas vezes dizemos que amamos, mas não damos o nosso melhor para que a relação dê certo? Ou, quantas vezes dizemos que amamos, mas nossas atitudes se mostram egoístas e autocentradas? Relacionamento de casal é dia a dia, é ter sonhos e projetos em comum, é ser leal, mais do que ser fiel, até. Amar de verdade é aceitar o outro como ele é, é ser parceiro, mesmo, até debaixo de chuva. É respeitar o timing do outro e saber que vai demandar alguma dedicação”, enfatiza ela.

Camilla segue: “por isso, eu digo que, para que uma relação dê certo, seja saudável e dure no tempo, ela precisa ser reconstruída constantemente. É preciso uma dose de entrega a mais do que simplesmente física, é preciso uma entrega profunda e pessoal, sendo quem realmente somos (sem bloqueios ou disfarces) e reconhecendo no outro quem ele é verdadeiramente”.

E olhar para o outro significa olhar para nós mesmos – quando nos vemos, reconhecemos e aceitamos, com nossas virtudes e nossos erros, fica mais fácil fazer o mesmo com o outro. “Seu parceiro ou parceira, provavelmente, não é exatamente do jeitinho que você sonhou. E jamais será uma pessoa perfeita. Aliás, você provavelmente já me viu repetindo aos quatro cantos que relações perfeitas não existem, certo?”, lembra a especialista.

Camilla lembra que, como diz o clichê, errar é humano. “E como querer que nossos relacionamentos sejam perfeitos, se cometemos erros o tempo todo? É através dos nossos erros e deslizes que aprendemos, eles são nosso mecanismo de evolução, inclusive nas relações. Entender isso evita um bocado de dor de cabeça, pode ter certeza”, revela.

É fácil? Para Camilla, definitivamente não: “se temos barreiras para reconhecer a nós mesmos, para entender que somos humanos e que, por isso mesmo, somos imperfeitos, imagine para aceitar isso no outro”. No entanto, ela enfatiza: “não estou dizendo que temos que aceitar qualquer tipo de comportamento fora do padrão, viver relações tóxicas ou abusivas simplesmente porque o erro faz parte da vida. É aqui que entram os limites. Temos que ter clareza dos nossos limites – daquilo que é (ou não) aceitável para nós, em uma relação e no outro. Então, é responsabilidade nossa expô-los, de forma amorosa, para que não haja abusos ou situações que nos provoquem sofrimento desnecessário”, explica.

Camilla finaliza dizendo que o aprendizado não precisa vir da dor: “ele pode, e deve, vir do amor. Mas o amor idealizado, esse que a gente fala da boca para fora o tempo todo, certamente não basta para construir uma relação. É preciso estar inteiro, é preciso olhar para ambos para enxergar o que está em sincronicidade e o que precisa ser mudado. É preciso ser honesto, primeiro consigo, e exigir honestidade, também”.

Só assim é possível se entregar verdadeiramente, só assim é possível confiar, é possível construir algo juntos de verdade. Mas exige algo mais do que amar, simplesmente. Só o amor não basta. É necessário inteireza, sincronicidade, transparência, honestidade, dedicação, paciência. Segundo Camilla, é preciso entender que as relações são palco de aprendizados, que vêm e vão, e nos tornam seres humanos melhores e mais preparados para a vida.

 


Camilla Couto - Orientadora Emocional para Mulheres, com foco em Relacionamentos. Criadora/ autora do Blog das Amarildas e fundadora do PAR - Programa Amarildas de Relacionamentos. Orientadora emocional, Terapeuta Floral (TF-153-17/SP) e Contoterapeuta, viveu durante 8 anos no exterior conhecendo diferentes culturas e comportamentos. No blog amarildas.com.br, compartilha seus estudos sobre amor, relacionamentos e dependência emocional - com o propósito de promover mais entendimento sobre esses temas e de incentivar as mulheres a se amarem e valorizarem cada vez mais.

 

Fonte: Blog das Amarildas 

www.amarildas.com.br

amarildasblog@gmail.com


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