Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Pesquisa revela os 8 vilões da produtividade nas empresas

iStock
Prazos realistas, reuniões objetivas, menos interrupções: profissionais revelam como as empresas podem aumentar a produtividade no trabalho  

Levantamento é da Conquer, que traçou um panorama sobre a gestão do tempo nas organizações — dos “vilões” às possíveis melhorias  

 

Mais foco, menos interrupções. Quando o assunto é produtividade no trabalho, os profissionais brasileiros têm um recado claro para as empresas: pequenas mudanças na rotina corporativa podem fazer uma grande diferença no desempenho das equipes. 

Segundo um levantamento da Conquer Business School, o principal pedido dos colaboradores é por um ambiente de trabalho com menos distrações (58,4%), seguido de prazos realistas (34,2%), reuniões objetivas (26,8%) e mais treinamentos sobre gestão do tempo (25,6%) — ajustes que, além de melhorar a produtividade, também prometem mais satisfação no dia a dia.  

Os dados acabam de ser divulgados pela escola de negócios, que, nas últimas semanas, desvendou a relação de trabalhadores de todas as regiões com o tempo, dos métodos e ferramentas mais funcionais aos obstáculos compartilhados pelos respondentes. Confira abaixo: 

 

Redes sociais, o vilão número um da produtividade  


Reuniões extensas e excessivas, interrupções frequentes, ambiente corporativo desorganizado… em meio a tantos desafios a serem driblados profissionalmente, algo que o estudo da Conquer evidencia é o quão comuns são certas dificuldades para gerir o próprio tempo nas empresas — problemas que, hoje, tendem a se refletir em quedas nos índices de produtividade dentro dos mais diversos setores.  

Ao serem questionados sobre sua relação com as atividades de trabalho, por exemplo, 35% dos entrevistados pela escola de negócios foram enfáticos, ressaltando dois desafios específicos ao priorizar e executar tarefas: a sobrecarga e a dificuldade de cumpri-las dentro do prazo, questões que os fazem encerrar constantemente o expediente com a sensação de cansaço (50,8%), ansiedade e preocupação (10%) ou estresse (8,2%).  


No dia a dia profissional, contribuem para a falta de organização problemas internos e externos, que impedem os colaboradores de alcançarem os resultados de forma eficaz. 

 

Quando o assunto é manter uma rotina de trabalho produtiva, segundo os respondentes, o principal impeditivo tem sido a prática de conferir a internet e redes sociais (36,2%), muitas vezes ligadas à busca por prazer imediato, bem como a sensação de recompensa sem esforço, por meio de cliques, curtidas e rolagens contínuas pelo feed — o que os especialistas chamam de "dopamina barata", com efeitos prejudiciais à saúde física e mental. 

Não só ela, aliás. Entre fatores como interrupções frequentes por parte do líder e colegas, excesso de demandas e o desânimo, o que não faltam, atualmente, são “vilões” para um trabalho mais produtivo, culminando em um hábito natural para a maioria dos respondentes: o de fazer as famosas horas extras quando poderiam estar descansando. 

 



Do ChatGPT ao Trello: ferramentas para driblar a improdutividade 

 

Para vencer os dias improdutivos no trabalho, há quem encontre na tecnologia uma aliada no processo de auto-organização, algo que os profissionais brasileiros já vêm colocando em prática… e certamente colhendo bons resultados. 

 

Em 2025, ao que tudo indica, são poucos os colaboradores que não têm, em maior ou menor grau, recorrido a ferramentas digitais para melhorar a produtividade: entre os entrevistados pela Conquer, somente 17% compartilharam não fazer uso de tais soluções, seja por tentativas mal-sucedidas no passado ou falta de interesse e necessidade.

Mas, afinal, quais seriam os softwares, programas e extensões mais populares entre os brasileiros hoje, que tornariam o dia a dia corporativo muito mais ágil? Se consideradas as respostas dos entrevistados, ao menos três: o gerenciador de projetos Trello, citado por 12% deles, o Notion, que se adequa às mais diferentes necessidades (5%), e, ainda, o “faz-tudo” ChatGPT — cujos inúmeros benefícios o tornam a ferramenta para produtividade mais comum nas empresas (12%). 

 


De toda forma, tais auxiliadores estariam longe de substituir certos ajustes e investimentos por parte das organizações, o que, na visão dos colaboradores, ajudaria a ter mais êxito na batalha contra a improdutividade.

 

Prazos realistas e bem definidos (34,2%), reuniões objetivas (26,8%) e, ainda, treinamentos e cursos sobre gestão do tempo (25,6%) são apenas algumas das mudanças desejadas pelos brasileiros, para os quais, hoje, ter uma rotina sem interrupções ou distrações (58,4%) é o que garantiria mais resultados — e, possivelmente, muito mais satisfação. 

 

Metodologia 


Para compreender como os brasileiros avaliam a própria gestão do tempo e produtividade profissional, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

  



Conquer Business School
https://blog.escolaconquer.com.br/pos-graduacoes-mais-buscadas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados