Sinch apresenta
alternativa digital contra fraudes em viagens; 52% dos entrevistados afirmam
ter recebido mensagens suspeitas de empresas
Planejar
uma viagem de férias é umas das coisas mais empolgantes para todos, mas os
riscos de cair em golpes crescem a cada dia. Nos conhecidos como
“malvertising”, criminosos se passam por agências de viagem renomadas, criam
sites falsos e divulgam ofertas irresistíveis em redes sociais ou aplicativos
de mensagens para enganar os consumidores.
Uma
pesquisa realizada pela Norton em 2024 mostra que quatro em cada cinco (83%)
brasileiros foram alvo de golpe ao reservar uma viagem nas férias, com 90% das
vítimas relatando ter perdido o dinheiro investido, com valores estimados entre
R$ 2.375,98 e R$ 25.000,00. Um fator comum nesses casos: os consumidores não
conseguiram distinguir entre uma agência legítima e uma fraudulenta.
Nesse
cenário, segundo a pesquisa State of Consumer Communication da Sinch, empresa
líder em comunicação na nuvem, 52% dos entrevistados afirmam ter recebido
mensagens suspeitas de empresas, enquanto 21% não têm certeza se saberiam
reconhecê-las. Além disso, 42% dos consumidores se sentem mais seguros quando a
mensagem exibe um logotipo ou um selo de verificação que confirma a identidade
do remetente.
Diante
desse panorama, especialistas em identidade digital alertam para a necessidade
urgente de que as marcas — especialmente no setor de turismo — adotem canais de
comunicação que permitam a verificação da identidade de forma visível e em
tempo real.
Tecnologia contra fraudes: RCS e WhatsApp Business
Duas das
soluções mais eficazes para reduzir a falsificação de identidade são o Rich
Communication Services (RCS) e o WhatsApp Business — canais desenvolvidos para
proporcionar mais segurança e transparência na comunicação com os consumidores.
O RCS é a
evolução do SMS que permite que empresas exibam seu nome, logotipo, links
verificados, botões de ação e conteúdo multimídia diretamente na caixa de
mensagens do usuário. Dados da Sinch indicam que 65% dos viajantes afirmam
confiar mais em uma agência de turismo quando recebem mensagens personalizadas,
e 50% preferem se comunicar via RCS em vez de canais tradicionais. Por conta
dessa visibilidade e da verificação do remetente, o RCS tem se consolidado como
uma ferramenta eficaz contra fraudes nos setores bancário, varejista e
turístico na América Latina.
Já o
WhatsApp Business permite que marcas tenham um perfil oficial verificado (com o
selo azul), além de exibir nome e informações comerciais diretamente no chat,
oferecendo um canal criptografado e seguro para interação com o cliente. Esse
nível de autenticação visual reforça a confiança do consumidor ao garantir que
ele sabe com quem está falando — e reduz significativamente o risco de clicar
em links fraudulentos ou fazer pagamentos para contas falsas.
“O problema
não é apenas que a fraude exista, mas o fato de ainda ser fácil se passar por
uma marca em canais não verificados. Tanto o RCS quanto o WhatsApp Business
permitem que, ao receber uma mensagem, o usuário saiba, com certeza, quem está
por trás daquele conteúdo. Essa visibilidade, que parece simples, hoje é um
escudo fundamental contra o golpe digital”, afirma Mario Marchetti, diretor da
Sinch para a América Latina.
Em que o consumidor deve ficar atento
Enquanto a
tecnologia avança, o risco permanece se não forem adotados cuidados básicos. As
principais recomendações para este período de férias são:
- Desconfiar de promoções
enviadas apenas por mensagens de texto, sem elementos visuais ou
verificação, com erros de ortografia ou enviadas de números desconhecidos.
Os números oficiais de empresas via SMS costumam ter nomes identificáveis
ou remetentes com 4 a 6 dígitos, em vez dos tradicionais 10 dígitos. Tanto
o RCS quanto o WhatsApp Business oferecem formas claras de identificar
contas oficiais e links legítimos.
- Evitar compartilhar dados
bancários ou realizar pagamentos se a agência não puder confirmar sua
identidade por meio de canais verificados.
- Sempre procurar o selo azul
de verificação no WhatsApp Business ou o remetente com logotipo e nome
oficial no RCS.
Em um cenário
no qual a confiança pode ser facilmente manipulada, verificar quem está falando
com você se tornou uma medida básica de proteção. Neste verão, isso pode fazer
a diferença entre uma viagem inesquecível e uma dor de cabeça terrível.
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