Maria Clara Alves, coordenadora dos segmentos Infantil e Fundamental da Rede Alante, ressalta o papel fundamental da escola no processo de aprendizagem infantil
O aprendizado na
infância é o início de uma longa jornada de conhecimento, no qual cada criança
apresenta ritmos e necessidades diferentes. Sendo assim, é importante ter a
presença de boas referências durante o crescimento dos jovens.
Para que esse
processo seja eficaz, é necessário que as crianças tenham o suporte adequado
para explorar seu potencial de maneira saudável e criativa. É fundamental
reconhecer que a infância é um período de descobertas e experimentações. As
crianças aprendem conhecendo, interagindo e vivenciando novas
experiências.
De acordo com
Maria Clara Rodrigues Alves, coordenadora dos segmentos Infantil e Fundamental da Rede
Alante, a infância é uma fase repleta de desafios. Ela destaca
que, ao mesmo tempo em que cada criança possui um ritmo próprio de
desenvolvimento, o ambiente escolar precisa ser sensível a essas
individualidades. "A adaptação à rotina escolar, a construção da autonomia
e a relação interpessoal com os colegas são aspectos fundamentais, mas podem
representar desafios para algumas crianças."
A coordenadora
complementa que a aprendizagem na infância também depende do bem-estar
emocional das crianças, já que, quando enfrentam inseguranças ou dificuldades
emocionais, podem ter mais obstáculos para aprender. "O ambiente familiar
e a qualidade dos estímulos recebidos também influenciam diretamente no
desenvolvimento", aponta Maria Clara.
Ainda vale
ressaltar a importância de uma escola acolhedora, onde a criança possa
desenvolver não apenas competências cognitivas, mas também habilidades
essenciais para a vida. "A escola na primeira infância vai muito além do
ensino de conteúdos. É nela que a criança começa a desenvolver habilidades
essenciais para a vida, como autonomia, comunicação, empatia e resolução de
problemas", explica a educadora.
Quando esse
ambiente é positivo, cria-se uma base sólida para o desenvolvimento escolar e
pessoal nos anos seguintes, resultando em uma criança mais confiante e motivada
para aprender.
Além disso, Maria Clara enfatiza a relevância da maneira como os conteúdos são introduzidos na escola, especialmente no processo de alfabetização. "O aprendizado precisa fazer sentido para a criança! No caso da alfabetização, o ideal é que o processo seja leve, lúdico e respeite o ritmo de cada aluno." Ela sugere que o uso de histórias, músicas e brincadeiras pode tornar esse processo mais prazeroso e natural. A especialista ainda reforça o papel do professor, que deve ser uma figura encorajadora e reconhecedora do esforço da criança, para garantir que ela se sinta capaz e segura para continuar avançando.
Por fim, a especialista aponta que a equipe pedagógica desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente seguro e estimulante para a aprendizagem. "Apostar em metodologias ativas, que envolvam os alunos de forma participativa e despertem o interesse deles pelo conhecimento, é uma das formas de facilitar esse processo", destaca. A colaboração estreita entre escola, família e equipe pedagógica cria um espaço no qual a criança aprende de forma significativa e feliz, sempre respeitando seu tempo e suas necessidades.
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