Pesquisar no Blog

sábado, 12 de abril de 2025

Aromaterapia e espiritualidade: óleos essenciais favorecem a meditação e a conexão interior neste período de Páscoa

Aromaterapeuta Maria Aparecida das Neves indica cinco óleos essenciais para usar na oração, na meditação e em momentos de recolhimento pessoal

 

A Páscoa é tradicionalmente um tempo de renovação, silêncio interior e reconexão com valores profundos. Mais do que uma celebração religiosa, o período convida ao recolhimento, à escuta e à meditação. Para quem busca aprofundar essa vivência, a aromaterapia pode ser uma grande aliada.

 

“Com a ajuda dos óleos essenciais, conseguimos acessar emoções, silenciar a mente e nos abrir a experiências mais sutis de presença e interioridade”, explica a aromaterapeuta Maria Aparecida das Neves, co-autora do livro “Diário Aromático Com Óleos Essenciais Das Escrituras Sagradas”, publicado pela editora Laszlo. “O aroma desperta, acolhe e conduz. É um convite ao silêncio e à escuta interior”. 

 

Segundo Aparecida, alguns óleos essenciais são especialmente indicados para momentos de oração, meditação ou práticas contemplativas. “Eles atuam no sistema límbico, ajudando a acalmar, centrar e ampliar a percepção do momento presente”, afirma.

 

A seguir, a especialista sugere cinco óleos essenciais bastante indicados para este período de preparação para a Páscoa. Eles favorecem a espiritualidade e a conexão com o sagrado — seja em uma prática religiosa ou em um ritual pessoal de autocuidado.

 

Olíbano (Frankincense)

Tradicionalmente usado em rituais sagrados, o olíbano promove calma profunda e facilita estados meditativos. Seu aroma resinoso ajuda a desacelerar os pensamentos e aprofundar a respiração.

Como usar: 2 gotas no difusor de ambiente ou diluído em óleo vegetal para aplicação nas têmporas.

 

Sândalo

De aroma quente e amadeirado, é excelente para concentração e foco. Ideal para quem tem dificuldade em acalmar a mente durante a meditação.

Como usar: 1 gota em colar aromático ou no pulso, diluído em óleo carreador.

 

Lavanda

Clássica da aromaterapia, a lavanda ajuda a equilibrar as emoções e criar um ambiente de serenidade.

Como usar: 3 gotas no difusor ou no travesseiro antes de dormir.

 

Mirra

Associada à espiritualidade desde os tempos bíblicos, a mirra é conhecida por trazer sensação de proteção e fortalecer a interioridade. Foi um dos presentes dados ao Menino Jesus na ocasião de seu nascimento.

Como usar: 1 gota diluída para aplicar nos pés ou sobre o coração, antes de uma prática contemplativa.

 

Cedro Atlas

Ajuda a estabilizar emoções e criar uma sensação de enraizamento e segurança.

Como usar: 2 gotas no difusor ou 1 gota no colar aromático durante leituras reflexivas.

 

O livro “Diário Aromático Com Óleos Essenciais Das Escrituras Sagradas” pode ser adquirido no link https://grupoessence.com.br/produto/livro-diario-aromatico-com-oleos-essencias-das-escrituras-sagradas-maria-aparecida-das-neves-e-katia-verginia-cantao-veloso/ 

 

 

Maria Aparecida das Neves - Com formação em Psicologia, incorporou as Práticas Integrativas e Complementares à sua atuação profissional há mais de 30 anos. Em 1989, recebeu formação direta da Fundação Dr. Edward Bach da Inglaterra, tornando-se uma das primeiras educadoras em Florais de Bach do Brasil. No que tange à Aromaterapia, estudou, pesquisou e buscou conhecimento sobre esta prática milenar recorrendo a profissionais renomados mundialmente, como David Stewart, Kurt Schnaubelt, Daniel Pénöel, Robbi Zeck, Rhiannon Harris Lewis, Gabriel Mojay e o próprio Robert Tisserand. Atualmente, além de atendimento em consultório e dedicar-se a cursos e outros eventos de formação, coordena a área de Terapias Botânicas no Núcleo de Cuidados Complementares e Integrativos (NUCCI) no Centro de Reabilitação Hospital Dia Adulto (CRHD) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP). Lá, utiliza a Aromaterapia em pacientes com transtornos mentais graves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados