Em um mercado altamente digitalizado, pode soar estranho uma empresa investir em estratégias de marketing fora deste contexto. Mas, apesar de estarmos constantemente conectados, estas ações offline, conhecidas como Mídia OOH (Out of Home), podem trazer inúmeros benefícios às marcas em termos de custo-benefício e alcance. Isso, desde que sejam devidamente planejadas, a fim de que atinjam o público esperado com êxito.
Um dos pontos mais favoráveis do marketing digital
defendido pelos profissionais do ramo é a possibilidade de segmentar as ações
estabelecidas, visando uma maior assertividade em atingir o público desejado.
Isso, junto a outros benefícios em termos de agilidade, alcance e praticidade,
contribuem para que, segundo dados da plataforma Statista, estes investimentos
devam chegar ao valor de US$ 910 bilhões até 2027, globalmente.
As mídias offline, contudo, também podem oferecer a
mesma assertividade em termos de alcance. Estas estratégias são capazes de
delimitar o público a ser atingido, uma vez que cada tipo de mídia irá
conversar com pessoas específicas e que possuem um comportamento similar devido
à sua localização e hábitos regionais. Isso faz com que, através do meio
escolhido e seu local de disposição, seja possível delimitar um grupo a ser
conversado, mesmo que esse “filtro” seja menos eficaz que o digital.
Na prática, alguns dos aparatos que podem ser
utilizados dentro desta Mídia OOH estão os outdoors, painéis LED, adesivos,
telas interativas, panfletos, cartazes, projeções, publicidade alternativa (street art),
totens etc. A partir de um único meio, é viável e possível aplicá-lo em
diferentes tipos de locais, sendo bem prático e eficaz na mensagem a ser
passada. Caso o objetivo seja impactar indivíduos sobre um evento que ocorrerá
em um shopping, como exemplo, trabalhar com adesivos, intervenções e painéis de
LED no espaço físico interno, externo e nas proximidades, pode trazer
resultados excelentes à marca.
Deve ser lembrado, também, que a Mídia OOH
participa do processo de compra, sendo mais uma das etapas com as quais as
pessoas podem ter contato e serem impactadas em sua jornada até a conversão.
Até mesmo, para pessoas mais idosas que, ao contrário do que muitos imaginam,
não estão mais completamente desconectadas. Afinal, segundo dados do IBGE, como
prova disso, em 2024, 86,5% dessas pessoas informaram usar a internet todos os
dias.
Ao estabelecer estratégias voltadas a esse público,
contudo, é importante ressaltar a necessidade de planejamento de ações a serem
tomadas conforme suas demandas e histórico. É dever das empresas analisarem o
comportamento destas pessoas no ambiente virtual, quais plataformas costumam
utilizar, e se faz sentido atingi-los nestes meios. Afinal, muitos ainda podem
preferir mídias offline, os quais precisam ser levados em consideração nesta
escolha.
Não há dúvidas acerca dos benefícios que o
marketing digital pode trazer para as marcas. Porém, até hoje, a Mídia OOH
também se mostra altamente vantajosa para atingir, impactar e converter uma
série de públicos-alvo, devendo, da mesma forma, ser considerada no planejamento
estratégico deste setor a favor de uma comunicação mais integrada para seus
clientes. Quando unidas, essas ações terão maior chance de elevar a retenção de
compradores e expandir, cada vez mais, o alcance da empresa em canais diversos
e complementares
Renan Cardarello - CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
iOBEE
https://iobee.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário