Digitalização, saúde mental dos times, programas de
desenvolvimento, formação de lideranças. Esses foram apenas alguns dos grandes
temas que cercaram o RH em 2024, tendo sido amplamente investidos por diversas
empresas ao redor do mundo. Com a chegada de um ano novo já batendo em nossas
portas, é hora de refletir: qual foi o grau de impacto e relevância dessas
tendências no seu negócio ao longo deste ano, e quais aprendizados trouxeram
para o planejamento estratégico deste departamento em 2025?
É normal que, nessa época marcada por datas
celebrativas, novas tendências de mercado sejam apontadas como as que mais
podem se sobressair e serem relevantes no mercado. Segundo um estudo da
Gartner, como exemplo disso, 87% dos líderes deste departamento concordam que,
para que as empresas se mantenham atualizadas e à frente da concorrência, a
transformação do RH é algo necessário para suportar o planejamento que será
estabelecido.
Para 2025, a pesquisa também apontou certos temas
que devem permanecer em alta, com destaque para:
#1 Desenvolvimento de
lideranças: 70% acreditam que a atual gerência não está
adequadamente equipada para desenvolver, efetivamente, líderes de nível médio.
Sem estes visionários, como sua empresa conseguirá ter times unidos, preparados
e inspirados para trabalhar juntos, perante a conquista de resultados cada vez
melhores?
#2 Cultura organizacional: 57% dos líderes de RH defendem que a gerência falha em se fazer cumprir
a visão desejada do negócio na cultura organizacional. Alinhar este mindset vem
sendo uma luta enorme no mercado, o que prejudica no desempenho individual, retenção
de talentos e no aumento dos lucros.
#3 Planejamento estratégico: 61% concordam que esses esforços possuem uma data de validade de um
ano. Isso faz com que seja necessário reavaliá-lo dentro deste período,
conferindo o que está sendo demandado pelos seus clientes e de que forma atingir
tais necessidades.
Certamente, estes tópicos abordados acima são de
extrema relevância para o mercado como um todo. Porém, a forma pela qual cada
negócio irá conduzi-lo internamente é completamente diferente. Não há uma única
receita de bolo a ser seguida por toda empresa, mas sim ingredientes básicos
que podem ser misturados e unidos conforme cada demanda e objetivos.
Para que sua marca atinja resultados ainda melhores
em 2025, aplique uma análise profunda de quais foram as maiores dores e
aprendizados tidos em 2024, assim como até onde a agenda proposta em 2023 foi
conquistada este ano. Os planos saíram do papel? Quais decisões foram tomadas
para atingi-los? O que ainda ficou longe de ter êxito?
Levante essas respostas e as use como base para
clarear a mente sobre o que é esperado para o próximo ano. Se questione: quais
tendências fazem sentido para seu modelo de negócios? Os times trabalhão 100% à
distância, híbrido ou presencial? De que forma todas as equipes podem se
preparar e capacitar melhor, a fim de lidar de maneira efetiva com efeituais
imprevistos?
São muitas perguntas, mas a resposta de cada uma delas reforçará as ações necessárias para que seu RH desempenhe da melhor forma possível e suporte os outros departamentos rumo a um 2025 brilhante.
Thiago Xavier - headhunter e sócio da Wide Executive Search, boutique de recrutamento de executivos.
Wide
https://wide.works/
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