Iniciativa integra
Semana de Mobilização Nacional para conscientizar e ampliar o número de
voluntários
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoverá uma ação significativa em prol da saúde e da solidariedade. No dia 12 de dezembro, a sede da entidade, em Porto Alegre, receberá o ônibus do Hemocentro do Rio Grande do Sul (HEMORGS), que estará disponível para realizar o registro de doadores voluntários de medula óssea.
A iniciativa foi proposta pelo Instituto Pietro – IPIETRO e acolhida pela Secretaria Estadual da Saúde. A organização do evento está sendo feita pelo Governo do Estado, tem a colaboração do HEMORGS e o apoio da AMRIGS. Ela integra as ações da "Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea" e será realizada durante o Encontro Gaúcho da Rede de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), que ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro.
O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), administrado pelo Ministério da Saúde, reúne informações de possíveis doadores. Este cadastro é fundamental para auxiliar pacientes que necessitam de transplantes, um procedimento capaz de salvar vidas em casos de doenças graves, como leucemias e linfomas. O cadastro poderá ser realizado pelos participantes do evento e pelos visitantes que forem até o ônibus do HEMORGS no dia 12. Se você tem de 18 a 35 anos, é possível realizar o cadastro para doação.
Além da oportunidade de inscrição como doador, o
Encontro Gaúcho contará com uma programação focada no fortalecimento do sistema
de ouvidorias do SUS no Rio Grande do Sul, incluindo palestras, mesas de debate
e atividades práticas.
Marcelo Matusiak
Nenhum comentário:
Postar um comentário