Datatech dá dicas para empresas e consumidores se protegerem neste momento, um dos principais para o comércio e que atrai a atenção de golpistas
Segundo projeção da Serasa Experian,
primeira e maior datatech do Brasil, mais de 89 mil tentativas de fraude podem
ser evitadas durante o final de semana da Black Friday no Brasil, que este ano
acontece em 29 de novembro. Se efetivadas, essas fraudes poderiam gerar R$ 500
milhões em perdas financeiras para empresas e consumidores. Considerando
somente o dia da ação, seriam 29.777 tentativas de fraudes evitadas que
poderiam causar R$ 166,6 milhões em prejuízos.
“Este é um período do ano em que
muitos fraudadores tentam se aproveitar do volume e da velocidade dessas
transações para aplicar golpes, utilizando links falsos com promoções atraentes
para os consumidores, por exemplo, que devem redobrar a atenção. As empresas
que oferecem os descontos, também devem se preparar e ampliar suas barreiras de
proteção para evitar perdas financeiras nesta que é uma das datas mais
importantes para o comércio”, declara o Diretor de Autenticação e Prevenção a
Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha.
Segundo o Indicador de Tentativas de
Fraude, produzido mensalmente pela datatech, só nos primeiros seis
meses deste ano, ocorreu uma tentativa de fraude a cada 3 segundos no país,
totalizando 5,3 milhões no período, evitadas por meio das suas tecnologias de
autenticação e prevenção a fraudes.
Prevenção em
primeiro lugar: dicas para se proteger
Além de implementar sistemas
antifraude tecnológicos e avançados, a conscientização dos consumidores é
fundamental para a prevenção de fraudes.
As dicas da Serasa Experian para os
consumidores evitarem cair em golpes no período são:
Para consumidores:
·
Escolher sites e lojas confiáveis e com boa reputação;
·
Desconfiar de ofertas muito atrativas;
·
Ler avaliações e opiniões sobre o produto;
·
Cuidado com o golpe do brinde e não faça pagamentos para
entregas não solicitadas;
·
Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de
redes sociais ou SMS;
·
Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos,
como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
·
Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco
ou do aplicativo;
·
Não emprestar ou vender seus dados;
·
Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar
por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois,
o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
·
Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se
tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
·
Manter os devices atualizados;
·
Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam
seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
·
Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
·
Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi
vítima de qualquer fraude do Pix.
Para
as empresas:
·
Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a
integridade e a segurança das operações da sua empresa.
·
Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e
interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à
fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade
estratégica;
·
Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de
prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante
das mudanças e ameaças das fraudes;
·
Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque
constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo
uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
·
Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar
receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a
segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e
confiável para o cliente.
Metodologia
A Serasa
Experian estimou o risco das fraudes na Black Friday de 2024 a partir dos dados
do mesmo período de 2023, quando ocorreu uma tentativa de fraude a cada 3,1
segundos.
Experian
experianplc.com
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