Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Nutricionista dá dicas de alimentos que fazem bem para a saúde dos olhos

De forma simplificada, frutas e vegetais alaranjados e verdes-escuros são ricos em vitamina A, fundamental para a saúde da retina

 

Com o aumento do uso de telas e a constante exposição à luz azul, manter a saúde dos olhos se tornou essencial. Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e antioxidantes, pode ser uma grande aliada para proteger a visão e prevenir doenças oculares. 

De acordo com Nadya Caroline Mambelli Magri, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera Taboão da Serra, frutas e vegetais alaranjados e verdes-escuros contêm vitaminas e antioxidantes essenciais para o bem-estar dos olhos. “A cenoura e a batata-doce, por exemplo, são ricas em beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A, fundamental para a saúde da retina e a visão noturna”, explica. Ela ainda ressalta que o espinafre e couve, contêm luteína e zeaxantina, antioxidantes que ajudam a prevenir doenças como degeneração macular e catarata. 

Além disso, alimentos como ovos e peixes gordurosos, como salmão e sardinha, são importantes para a saúde ocular. “Ovos são ricos em zinco e vitamina A, enquanto peixes são fontes de ômega-3, que ajudam a evitar a síndrome do olho seco e a proteger a retina”, diz Nadya. Frutas cítricas como laranja, limão e morango também entram na lista, pois oferecem vitamina C, que combate os radicais livres. Sementes de girassol e nozes, ricas em vitamina E, atuam como antioxidantes poderosos para proteger as células dos olhos.

Nadya alerta, porém, para algumas contraindicações: “Pessoas com alergia a frutos do mar devem evitar peixes e consumir produtos de procedência confiável. Já quem tem alergia a oleaginosas deve evitar sementes e nozes”. Além disso, ostras, que são ricas em zinco, devem ser consumidas com moderação devido ao risco de contaminação por metais pesados, como mercúrio.

A nutricionista ainda reforça a importância de outros cuidados, como o uso de óculos de sol para proteção contra raios UV, prática regular de exercícios físicos e realização de exames oftalmológicos periódicos. Segundo Nadya, controlar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, é essencial para manter a saúde ocular a longo prazo.

Para garantir uma alimentação que beneficie os olhos, Nadya recomenda incluir regularmente alimentos como cenoura, espinafre, peixes gordurosos, frutas cítricas, nozes e ostras na dieta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados