55%
dos entrevistados se informam sobre o tema em redes sociaisiStock
Ter responsabilidade ambiental é, cada
vez mais, uma tarefa de todos. Mas, para que o compromisso com o meio ambiente
seja uma realidade, é preciso que a educação ambiental esteja presente no
cotidiano da população. Neste cenário, em que o acesso à informação se dá por
diferentes meios, nota-se que algumas gerações se mostram mais interessadas nos
assuntos relacionados ao meio ambiente.
Levar um estilo de vida mais
equilibrado e consumir de marcas que estejam antenadas e comprometidas com a
sustentabilidade: essas são algumas das características da Geração Z, faixa
etária que, para 30% dos brasileiros, é a mais atuante quando o assunto é
comprometimento ambiental. Atrás da Geração Z, aparecem os millennials, com
24% das respostas e a Geração X, com 14%. Os dados são de um estudo realizado
pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em soluções de energia limpa.
A relação da Geração Z com as pautas ambientais
tem como um de seus principais impulsionadores a proximidade com a internet. A
primeira geração a nascer e a crescer com a presença já estabelecida no espaço
virtual apresenta os efeitos de ter a exposição constante, desde sempre, às
tecnologias e informações.
Isso porque, para 65% dos
participantes do estudo, os sites de notícias da internet são a principal fonte
de conhecimento sobre questões ambientais atualmente. Em segunda
colocação, aparecem as redes sociais, com 55% das respostas. Fica claro que
a internet vem desbancando os meios de comunicação tradicionais, mas a forma
como a informação está sendo consumida não é, necessariamente, a melhor. Prova
disso é o fato de as redes sociais, espaços em que tudo é publicado sem
critérios de checagem e veracidade dos dados, terem se tornado uma das
principais fontes de informação.
Das mídias tradicionais, as notícias
de rádio e TV aparecem em terceira posição como fonte de informação sobre
questões ambientais, com 53% das respostas. Com números também
significativos, filmes e documentários são meios de conhecimento no assunto
para 35% dos entrevistados.
Neste contexto, de forma geral, o
brasileiro avalia o seu nível de conhecimento acerca das pautas ambientais
como intermediário, conforme 59% das respostas do estudo. Uma faixa
considerável de 25% dos respondentes entende que possui pouco conhecimento na
área, e apenas 16% avalia que possui muito conhecimento em temas do meio
ambiente.
Mesmo que boa parte dos respondentes
considere que têm certo domínio de assuntos sobre meio ambiente e
sustentabilidade, algumas dúvidas ainda perduram. Entre elas, as principais
incertezas estão relacionadas ao aquecimento global (33%); mudanças climáticas
(32%); consumo sustentável (31%), e gestão de resíduos e reciclagem (31%).
Diante desse cenário, cabe a cada
geração refletir sobre como tem contribuído para um futuro mais sustentável e
como suas escolhas de consumo e informação impactam o meio ambiente. Buscar
fontes de notícias confiáveis e sanar algumas das principais dúvidas é um um
dos caminhos essenciais para que se construa um futuro mais consciente de forma
coletiva.
Metodologia
Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do
país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as
classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de
pesquisas online.
Data
de coleta: entre os dias 26 e 30 de setembro de
2024.
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